Secretaria de Estado da Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
PLANO DE GESTÃO.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DIRETORIA DE VIGILÂNCIA.
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina de Santa Catarina.
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Estabelece a nova Estrutura Administrativa de SC
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde
5° ENCONTRO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE MODELO DE GESTÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SANTA CATARINA Santa Catarina ,2 km hab.
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
ORGANOGRAMA GERAL PREFEITO MUNICIPAL CONSELHOS MUNICIPAIS
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
Fórum de Secretários Executivos
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS - DENASUS
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
MAIO 2010.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Brasília - 16 de outubro de 2013 PACTO FEDERATIVO Descentralização, Experiência de Santa Catarina. TULIO TAVARES SANTOS Secretario Adjunto do Planejamento.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 1º TRIMESTRE de 2008.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina

18 Coordenadorias Regionais de Saúde Extintas pela Lei Complementar nº 243/03 JOAÇABA CONCÓRDIA XANXERÊ LAGES FLORIANÓPOLIS ARARANGUÁ SÃO M. OESTE CHAPECÓ VIDEIRA CANOINHAS RIO DO SUL BLUMENAU ITAJAÍ JARAGUÁ DO SUL MAFRA JOINVILLE TUBARÃO CRICIÚMA

29 Gerências Regionais de Saúde Incluídas pela LC nº 243/03 e vinculadas às Secretarias de Desenvolvimento Regional

Apoio SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL SECRETÁRIO DE ESTADO Coordena Apoio Órgãos locais de governo: Epagri, Celesc, Casan, etc. Secretário Adjunto do Desenvolvimento Regional GERAD GEPOG GERDS GOROL GEREI GERSA GARAP GERIE Apoio Oficial de gabinete Consultoria Jurídica Assessor p/juventude Assessor de informação 1. Gerência da Administração 2. Gerência do Planejamento, Orçamento e Gestão 3. Gerência do Desenvolvimento. Social, Urbano e Meio Ambiente 4. Gerência da Organização do lazer 5. Gerência da Educação e Inovação 6. Gerência da Saúde 7. Gerência da Agricultura e Pesca 8. Gerência da Infra-Estrutura

COMPETÊNCIAS DAS SECRETARIAS CENTRAIS (Art. 45, LC 243/03) Às Secretarias de Estado Centrais, órgãos sistêmicos e normativos, formuladores de políticas em suas áreas de atuação, coordenadoras das atividades, ações, programas e projetos inter-regionais, compete: I - apoiar as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional na execução de atividades, ações, programas e projetos nas suas respectivas competências; II - formular, elaborar, coordenar, acompanhar, avaliar e controlar a execução das políticas e dos planos de desenvolvimento global e regional, nas suas respectivas competências; III - coordenar e articular o apoio do Governo do Estado aos Municípios, de forma articulada com as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional; e IV - elaborar programa voltado à desconcentração gradativa das atividades de planejamento de políticas e planos de desenvolvimento global e regional.

COMPETÊNCIAS DAS SECRETARIAS REGIONAIS (Art. 54, LC 243/03) Parágrafo único. As Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional atuarão como: I - motivadoras do desenvolvimento econômico e social, com ênfase para o planejamento, fomento e indução à geração de emprego e renda na região; II - executoras de atividades, ações, programas e projetos das Secretarias de Estado Centrais; III - apoiadoras dos municípios na execução de atividades, ações, programas e projetos; IV - apoiadoras da comunidade organizada, por intermédio de convênio ou de acordo; V - gerenciadoras, avaliadoras e controladoras das ações governamentais na região; e VI - articuladoras da integração com os demais organismos governamentais.

COMPETÊNCIAS DAS SECRETARIAS REGIONAIS (Art. 55, LC 243/03) Art. 55. Às Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional, observado o âmbito da respectiva região, compete: I - representar o Governo do Estado no âmbito da respectiva região, bem como articular as suas ações, promovendo a integração regional dos diversos setores da administração pública; II - promover a compatibilização do planejamento regional com as metas do Governo do Estado e com as necessidades da região; III - implementar as prioridades da região, conforme definidas no Congresso Estadual de Planejamento Participativo e nas reuniões do Orçamento Regionalizado; IV - realizar a execução das atribuições finalísticas das Secretarias de Estado Centrais, mediante a coordenação destas, nos termos de decreto do Chefe do Poder Executivo; V - participar da elaboração de projetos e programas a cargo de órgãos estaduais e que se relacionem especificamente com o desenvolvimento da região;

O que ? Como ? Quando ? FAZER ? CENTRALIZAR DESCONCENTRAR DESCENTRALIZAR DESCONCENTRAR

Ações prioritárias (TRANSIÇÃO) Formação de grupo de trabalho para discussão dos problemas relacionados ao processo de descentralização administrativa no âmbito da SES e encaminhamento das soluções. Representantes: DIRP DIAH DIRH DIAD COJUR

Ações prioritárias (TRANSIÇÃO) Encaminhamento de Comunicação Interna a todas as Diretorias da SES orientando que o processo de comunicação e tramitação de documentos deve ser realizado através do Secretário de Estado da Saúde e Secretários de Desenvolvimento Regional. Manutenção do suporte técnico e administrativo pela SES para as antigas Regionais de Saúde (18) até que todas SDR’s (29) estejam estruturadas. Pactuação formal com as regionais já estruturadas (18) de forma a manter cobertura aos 293 municípios até que as novas regionais (11) estejam estabelecidas.

Ações prioritárias (TRANSIÇÃO) Elaboração de inventário sobre o material permanente da SES alocado nas Regionais de Saúde. Adequação da legislação estadual, considerando a transferência de responsabilidades SES -> SDR’s. Legalização das despesas com a manutenção das regionais pela SES no período de transição. Adequação do orçamento do Estado para cumprimento da Emenda Constitucional n° 29

Ações prioritárias (TRANSIÇÃO) Realização de Oficina de trabalho: Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional 10 e 11/06/03 com as Diretorias da SES Recursos Humanos Infra-estrutura Estrutura organizacional Financiamento Novo papel da SES x SDR’s

Ações prioritárias (TRANSIÇÃO) I Seminário para Gerentes de Saúde das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional 24 e 25/06/03 Dia 24/06/03 (terça-feira) Capacitação técnica dos 29 Gerentes de Saúde Planejamento do Sistema de Saúde - DIRP Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação do Sistema de Saúde - DIRE Regionalização da Assistência de Média e Alta Complexidade, Programas Assistenciais e Saúde da Família - DISA

Ações prioritárias (TRANSIÇÃO) I Seminário para Gerentes de Saúde das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional 24 e 25/06/03 Dia 24/06/03 (terça-feira) Capacitação técnica dos 29 Gerentes de Saúde Vigilância Epidemiológica - DIVE Vigilância Sanitária - DIVS Laboratórios de Saúde Pública - LACEN Assistência Farmacêutica - DIAF Gestão da Rede Assistencial da SES - DIAH Recursos Humanos no âmbito do SUS - DIRH Administração de Recursos Materiais e Financeiros na Saúde - DIFI

Estrutura organizacional Novo papel da SES x SDR’s Ações prioritárias (TRANSIÇÃO) I Seminário para Gerentes de Saúde das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional 24 e 25/06/03 Dia 25/06/03 (quarta-feira) Apresentação e discussão das propostas da Oficina de Trabalho dos dias 10 e 11/06/03. Recursos Humanos Infra-estrutura Estrutura organizacional Financiamento Novo papel da SES x SDR’s