Macro Função Auditoria Governamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Padrão Técnico de Controle Interno – PTCISP - Função Corregedoria 1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009 PE – DF e PR Grupo de Trabalho CONACI.
1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009
Controladoria, Auditoria Governamental, Corregedoria e Ouvidoria 1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009 MT – SC – RJ – PE – PI – SE – DF Grupos de Trabalho.
Administração Financeira III
UNIDADE III - A AUDITORIA PÚBLICA
Seminário Regional da Cooperação Brasil-Itália sobre Desenvolvimento Local e Regional PROJETOS ORIENTADOS PARA RESULTADOS Araraquara-SP
Como o Governo formula sua Estratégia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Referencial Rumo à Excelência
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Projeto: Capacitação em GP
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Estrutura Funcional da Rede Goiás
COORDENAÇÃO GERAL DE ACOMPANHAMENTO OPERACIONAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO Processo de Capacitação Brasília, Janeiro de 2010.
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Relatório da Ação Governamental RAG
José Alberto Ribeiro Carvalho
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática
5. Abordagem como um sistema de gestão
O Papel da Auditoria Interna no Setor Público
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Planejamento Estratégico
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
Planejamento e Responsabilidade Social
Auditoria e Acompanhamento.
COMPLIANCE 30/03/2010.
CONTABILIDADE GERENCIAL
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL 2008
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Controles Internos Primários
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
AUDITORIA GOVERNAMENTAL
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Mapeamento de Processos
Elizabeth (Libby) MacRae
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
MODALIDADES DE AUDITORIA
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Níveis de Gestão Empresa Uma entidade social conscientemente coordenada. Função da Gestão Funciona como um conjunto de funções que visam conduzir a um.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Controladoria.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Mudança na Direção Superior Direcionamento Estratégico Agenda.
Administração Conceito:
VOCÊ ESTÁ PREPARADO?? SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Macro Função Auditoria Governamental Grupo de Trabalho CONACI Macro Função Auditoria Governamental MT – SC – RJ – PE 1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009

COMPONENTES MATO GROSSO - Arleide Lucialdo Peixoto Lima Elba V. de Moraes Pinheiro PERNAMBUCO - Leonildo Sales Débora Mayrinck RIO DE JANEIRO -Teresa F. do Nascimento SANTA CATARINA - Herta Machado Capaverde ACADEMIA-UFPE- Márcia Tavares Relatora: Elba Vicentina de Moraes Pinheiro (MT) Coordenadora: Débora Mayrinck (PE)

Orientações Preliminares Padrões Técnicos de Controle Interno do Setor Público - PTCISP Macro Função- Auditoria Governamental

Estrutura da Apresentação Conceito de Auditoria Governamental; Estrutura e Componentes da Auditoria Governamental: Plano Planejamento Execução Informação e Comunicação Monitoramento e Autoavaliação

Conceito de Auditoria Governamental Função de controle interno que objetiva ser instrumento de avaliação da gestão pública, com ênfase na aferição dos resultados dos programas governamentais, subsidiando o gestor na tomada de decisão, com vistas ao fortalecimento da governança no setor público, na perspectiva do alcance do bem estar social.

Estrutura e Componentes A Função de Controle Interno Auditoria Governamental deverá ser estruturada sob enfoque técnico, operacional e legal com abordagem sistemática e disciplinada, constituída pelos componentes: plano, planejamento, execução, informação e comunicação, monitoramento e autoavaliação, na perspectiva de inovação e aprendizado.

Plano É um componente da Função Auditoria Governamental, direciona o Planejamento identificando os órgãos, entidades, programas e ações a serem auditados, considerando as políticas estratégicas de governo, materialidade, risco e relevância.

Planejamento Componente de Auditoria Governamental que define o objetivo e a estratégia de execução dos trabalhos com o propósito de prever a natureza, a extensão e a profundidade dos procedimentos, bem como a oportunidade de sua aplicação.

Planejamento O planejamento deverá ser contínuo e ajustado na medida em que os trabalhos estão sendo executados. Pressupõe, primordialmente, adequado nível de conhecimento do ambiente de controle interno definido pelo modelo de gestão da organização, priorizando sua atuação com base na avaliação de riscos interno e externo à organização.

Execução É o componente de Auditoria Governamental em que o auditor desenvolve as atividades estabelecidas na fase de planejamento, subsidiado pelos programas de auditoria, com vistas a obter analisar, interpretar e documentar as informações físicas, contábeis, financeiras, patrimoniais e operacionais que darão suporte aos resultados de seu trabalho.

Informação e Comunicação A Informação e Comunicação é um componente da auditoria governamental que identifica, coleta e divulga informações em formato e periodicidade adequados, assegurando a transparência dos resultados alcançados pela gestão, para os usuários internos nos diversos níveis hierárquicos e usuários externos.

Informação e Comunicação A qualidade da informação perpassa pelos seguintes atributos: concisão, acessibilidade, clareza, linguagem inteligível, integridade, apropriada e oportuna.

Monitoramento Componente da auditoria governamental, visa assegurar que as deficiências identificadas sejam oportunamente solucionadas, resultando em uma avaliação permanente da qualidade do desempenho da gestão, sendo operacionalizado por meio de análises de implementações de recomendações.

Autoavaliação É um componente de acompanhamento da atividade de auditoria governamental, desde a fase de planejamento até a de monitoramento, almejando uma melhoria contínua para o alcance de processos ordenados, éticos, econômicos, eficientes e eficazes nas operações.