Professor Ulisses Mauro Lima

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Advertisements

Ciência que estuda a origem e o desenvolvimento
DIREITO E PODER: Força, Sanção, Coerção e Relações Jurídicas
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Estado e Sociedade Civil – Definições e papeis
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
O QUE É SOCIOLOGIA?.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Teorias do Conhecimento
Prof. Everton da Silva Correa
O ENSINO DE GEOGRAFIA ENCONTRO DE PROFESSORES ESCOLA PÓLO – REGISTRO 08/02/2008.
Ideologia Profs. Fernando Gondim e Webster Pinheiro.
Linguagem e ideologia Baseado nos textos de:
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CIÊNCIA POLÍTICA/TEORIA
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Colégio Adventista da Cohab
Educação na Sociedade Informática
O materialismo histórico
Emile Durkheim e o fato social
Então vamos para a prova final!
Ideologia um conceito complexo
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
Introdução a Questão Social
Para uma visão marxista das relações internacionais
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
Profª. Taís Linassi Ruwer
GRUPO 01 – O LIBERALISMO Contexto: - O desenvolvimento da linguagem e o aperfeiçoamento da comunicação; - Necessidade de regras e valores; Thomas Hobbes:
O PROBLEMA DA VERDADE REALIDADE IDEOLOGIA ALIENAÇÃO
A INVERSÃO DA REALIDADE
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Karl Marx (1818 – 1883).
IDEOLOGIA.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Max Weber e as ações sociais
Aula de Sociologia – Karl Marx
Estudos sobre sociologia
Sociedades Humanas por que tantas ?
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
Sociologia Por quê?.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Sociologia Clássica e Educação II
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e as modos de produção social
Karl Marx e a Sociologia
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
IDEOLOGIA Conteúdo Estruturante: Teoria do Conhecimento
Sociologia Clássica e Educação
(Luna Galano Mochcovitch)
SOCIOLOGIA “A certeza absoluta é um privilegio das mentes não educadas dos fanáticos. Para as mentes científicas, a certeza é um ideal inatingível” (CJ.
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
História do Brasil republicano
CAMINHANDO UMA PROPOSTA DE RECICLAGEM DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO SOCIAL Terceira Parte: Locus da origem da Questão Social Questão Social A.S. Eronides.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro
Karl Marx e o materialismo histórico
Max Weber.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Transcrição da apresentação:

Professor Ulisses Mauro Lima A questão ideológica... historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima

Professor Ulisses Mauro Lima O que é ideologia? Sistema de idéias peculiar a determinado grupo social, condicionado quase sempre pela experiência e interesses desse grupo. Professor Ulisses Mauro Lima

Qual a função da ideologia na sociedade humana? Consiste na conquista ou conservação de determinado status social no grupo. historiaula.wordpress.com

Quais as formas utilizadas para o desempenhos das ideologias? As atitudes ou doutrinas políticas, econômicas, religiosas, filosóficas, culturais, difundidas a partir do conjunto de crenças, idéias, doutrinas próprias a uma sociedade ou a uma classe. Professor Ulisses Mauro Lima

É possível a convivência entre concepções ideológicas diferentes? No contexto das sociedades democráticas, a ideologia pode estar em harmonia com valores que prevalecem na própria sociedade, ou opor-se a eles. Não deixa, entretanto, de ficar afetada pela experiência dentro dessa sociedade. Professor Ulisses Mauro Lima

Professor Ulisses Mauro Lima Dessa forma, as concepções ideológicas do socialismo em oposição as concepções ideológicas capitalista estarão marcadas pelas variáveis dos momentos históricos que percorrem. Professor Ulisses Mauro Lima

Exercícios 1. UERJ 2015 A escolha de nomes de logradouros e de edificações pode representar uma homenagem em determinada época, assim como a mudança desses nomes pode indicar transformações históricas, simbolizando novas demandas da sociedade.

A situação apresentada na reportagem exemplifica, para a sociedade brasileira atual, um contexto político associado a: (A) crítica da opinião pública às heranças autoritárias (B) revalorização da memória dos governos ditatoriais (C) reforço da gestão democrática de empresas estatais (D) renovação de critérios de escolha de heróis nacionais Resp: (A)

2. UERJ 2015 O romance 1984, de George Orwell, publicado em 1948, apresenta um mundo de impérios em conflito e uma sociedade em que todos são observados pelo poder central − o Big Brother. No contexto internacional da época dessa publicação, o escritor britânico direcionou uma crítica ao seguinte sistema: (A) socialismo (B) capitalismo (C) anarquismo (D) totalitarismo Resp: (D)

3. (Interbits 2012) Observe a charge a seguir: Esta charge serve como ilustração para qual dos conceitos sociológicos e/ou filosóficos a seguir? Justifique sua resposta. (A) Para o conceito de incesto; (B) Para o conceito de consciência coletiva; (C) Para o conceito de ideologia; (D) Para o conceito de luta de classes. Resp: (D) - A charge faz referência ao conceito de “ideologia” na abordagem marxista. Corresponde a uma falsa percepção da realidade e tem como função legitimar a dominação de um grupo sobre outro. Sua força está no momento em que se torna uma convicção para o sujeito, que está alienado da sua própria forma de pensar. É exatamente isso que está expresso nas ilustrações, na figura de uma boca que fala por outra pessoa.

4. (Interbits 2012) Na tirinha acima, Manolito (personagem da última fala) incorpora a ideologia de uma classe social determinada. Que classe social é essa? (A) O proletariado. (B)A classe média. (C) A burguesia. (D) A classe operária. (E) A classe militar. Resp: (C)

I. “Todo homem tem seu preço”. II. “Antes tarde do que nunca”. 5. (Interbits 2012) “A ideologia, como consciência invertida, teria o papel de amparar o domínio de uma classe ou grupo social sobre as demais. Por meio da ideologia, essa classe ou grupo social se faria hegemônica, como que convencendo as outras de que seus interesses e valores seriam universais”. RICUPERO, Bernardo. Sete lições sobre as interpretações do Brasil. São Paulo: Alameda, 2008, p. 32-33. A partir da definição acima e dos seus conhecimentos sobre classe social no sentido pensado por Karl Marx, quais das frases abaixo podem ser consideradas de cunho ideológico? I. “Todo homem tem seu preço”. II. “Antes tarde do que nunca”. III. “Quem não trabalha também não deve comer”. IV. “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”. V. “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. (A) Somente I e II. (B) Somente I e III. (C) Somente III e IV. (D) Somente IV e V. Resp: (B) - Somente as frases I e III são ideológicas no sentido marxista. Isso porque elas carregam uma “ética” burguesa de valorização do trabalho e de transformação das relações sociais em relações mercantis. Todas as outras dizem somente a frases do senso comum, que possuem outros tipos de origem.

6. (Uem 2011) Assinale o que for correto sobre o conceito de ideologia. 01) Expressa a visão social de mundo de um grupo ou classe social que se impõe ou busca a imposição sobre outro. 02) Define as escolhas dos indivíduos e age sobre eles como um corpo sistemático de representações e de normas. 04) Gera processos de identificação e aceitação de comportamentos, condenando as condutas desviantes. 08) Pretende reproduzir a sociedade e a estrutura de classes que nela se estabelece. 16) Mantém independência dos processos cotidianos da vida social, tendo suporte nas relações estabelecidas no mundo do trabalho. Resp: 01 + 02 + 04 + 08 = 15. As afirmativas corretas ensinam-nos que podemos entender a ideologia como um sistema de crenças de uma classe ou um grupo social, que pode ser entendida muita vezes como “ilusória” e como processo geral de produção e significação de ideias, sempre visando obscurecer a verdade e a realidade.

Fim Professor Ulisses Mauro Lima Até a próxima...