Avaliando a Gestão para Resultados nas Áreas Fiscais dos Estados Setembro 2013.

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Transcrição da apresentação:

Avaliando a Gestão para Resultados nas Áreas Fiscais dos Estados Setembro 2013

2 ANTECEDENTES Objetivo: aperfeiçoamento da metodologia e instrumentos de apoio à Gestão para Resultados, por meio da avaliação das práticas estaduais e da identificação de oportunidades de aperfeiçoamento e desenvolvimento da gestão para resultados. Grupo de Trabalho: Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (Programa de Implementação da Sustentabilidade Externa do Plano de Ação de Médio Prazo para a Eficácia no Desenvolvimento – PRODEV). Instituto Publix. Comissão de Gestão Fazendária – COGEF, grupo técnico vinculado ao Conselho de Política Fazendária – CONFAZ, do Ministério da Fazenda.

3 CONTEXTUALIZAÇÃO Experiência piloto: Uso do ambiente criado pela Comissão para a implantação de novas tecnologias de apoio ao ciclo da gestão, principalmente para ampliação das capacidades para monitoramento e avaliação de resultados, em decorrência da modernização das áreas de planejamento, orçamento, administração financeira, auditoria interna e externa e gestão de programas e projetos.

4 CONTEXTUALIZAÇÃO - ETAPAS Diagnóstico (questionário de análise da gestão por resultados para os governos estaduais – SEP/PRODEV) que teve por objetivo elaborar um mapa da capacidade dos estados brasileiros para o monitoramento e a avaliação dos programas e projetos de investimento público, determinando seus principais desafios e propondo um plano de ação para a efetividade do desenvolvimento no âmbito estadual.

5 CONTEXTUALIZAÇÃO - ETAPAS OFICINAS DE TRABALHO 1ª Oficina: promover o nivelamento conceitual sobre a gestão para resultados, destacando seus elementos e significados; e realizar a avaliação do grau de implantação e qualidade dos modelos de gestão para resultados, à luz das práticas gerenciais correntes na área fiscal, permitindo a identificação de lacunas a fim de oferecer oportunidades para melhorias. 2ª Oficina: consolidar e finalizar o plano de implementação/melhoria do modelo de gestão para resultados das Secretarias da Área Fazendária e elaborar os marcos conceituais para elaboração de termos de referências para a contratação de serviços que auxiliem a execução dos planos. 3ª Oficina: elaborar o planejamento estratégico da COGEF, a partir dos planos de implementação/melhoria da gestão para resultados das SEAFAZ. Também foi construída a proposta do modelo de monitoramento e avaliação dos planos de melhorias das secretarias.

6 CONTEXTUALIZAÇÃO - OBJETIVO A aplicação do instrumento no âmbito da COGEF teve como objetivo identificar o grau de implementação da gestão para resultados nas Secretarias, propondo metodologia para sua aplicação nos diferentes estágios que se possam encontrar por meio de consenso das ações prioritárias e abordagem a ser seguida para sua implementação. Como resultado obteve-se a identificação dos atributos essenciais para um bom modelo de gestão para resultados. Gerir para resultados significa defini-los (a partir de um planejamento abrangente), buscar alcançá-los (mediante processos claros de implementação), monitorá-los e avaliá- los (a partir de controles, acompanhamento e ajustes decorrentes) de forma integrada.

7 CONTEXTUALIZAÇÃO - ETAPAS Atributos essenciais para a Gestão por Resultados: A construção da agenda estratégica - definições sobre o propósito, resultados e como alcançá-los. O alinhamento das estruturas implementadoras - são unidades operacionais e intermediárias, inclusive parceiros, que executam a estratégia. Esta abordagem chama a atenção para a necessidade de se elucidar a matriz de contribuição das diversas unidades para execução da estratégia, derivando resultados em atividades e, ao mesmo tempo, integrando as unidades na sua execução. Os arranjos de monitoramento e avaliação (M&A) - informações geradas tempestivamente sobre o desempenho da organização.

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9 Modelo de Gestão para Resultados Estágios de maturidade organizacional segundo a Gestão para Resultados: 1: Primitivo estacionário - baixa eficiência operacional e ausência de perspectiva estratégica. 2: Expansão fragmentária - existem iniciativas, porém sem estratégia alguma deliberada, ou seja, ausente de perspectiva integradora. 3: Gestão orientada para a eficiência operacional - possuem estratégias localizadas (unidades), mas ainda sem uma perspectiva integradora, no entanto, promovendo a eficiência operacional. 4: Gestão orientada para a estratégia - iniciativas, obedecem a uma lógica integradora com orientação estratégica, acarretando elevação da eficiência operacional, mas também promove o alinhamento de todos os esforços em direção dos objetivos pretendidos.

10 Modelo de Gestão para Resultados Estratégias para implementação: Estratégia Emergencial - problemas pontuais, devido à falta de iniciativas na organização que se encontram no estágio primitivo estacionário. Estratégia de Aperfeiçoamento – preenche lacunas e promove a perspectiva integradora, inexistente tanto nas organizações que se encontram no estágio de expansão fragmentária e de gestão orientada para a eficiência operacional. Estratégia Transformadora - produzir uma mudança estrutural na gestão estratégica da organização (por exemplo, do plano estratégico organizacional da secretaria estadual para um plano de qualidade fiscal para o estado.

11 RESULTADOS - COGEF Grau de implantação e a qualidade dos modelos de gestão para resultados.

12 RESULTADOS - COGEF OBS: Ausência do alinhamento das unidades que compõem a estrutura implementadora e sistemática de monitoramento e avaliação.

13 RESULTADOS - COGEF Agenda estratégica - as Secretarias possuem seus propósitos bem definidos, mas precisam avançar mais na análise do ambiente institucional, especificamente no que se refere à análise e gestão de stakeholders, bem como no quesito concernente à pesquisa de opinião aos usuários. No que concerne a resultados, a programação estratégica (objetivo, projetos e programas) é alinhada com a visão da organização, mas de forma geral as metas precisam ser mais desafiadoras.

14 RESULTADOS - COGEF Alinhamento da estrutura implementadora - as Secretarias possuem um cruzamento da estratégia com a estrutura implementadora e estabelecem pactuação de resultados entre a liderança e as unidades executoras, mas não possuem uma forma razoável de incentivos meritórios e financeiros para o alcance das metas pactuadas. Apesar das Secretarias promoverem o alinhamento dos processos de trabalho, insumo básico para um bom dimensionamento da força de trabalho, são poucas aquelas que buscam dimensionar a força de trabalho em termos qualitativo e quantitativo. Também não é comum a realização de diagnósticos sobre a estrutura organizacional e a realização de iniciativas de alinhamento e otimização da estrutura para eliminar redundância, paralelismos, sobreposições e excessos.

15 RESULTADOS - COGEF Monitoramento e avaliação - as Secretarias possuem uma unidade responsável por monitorar e avaliar o cumprimento dos resultados, mas carecem de um processo de comunicação com painéis de controle para disponibilizar o conjunto de informações relevantes sobre o desempenho às partes interessadas. Existem sistemáticas de seguimento, mas o proveito do monitoramento e avaliação para a melhoria da gestão (da estratégia e o aprendizado organizacional em geral) e prestação de contas está em segundo plano. De forma primária, as informações de monitoramento e avaliação dos objetivos e metas estão à disposição dos cidadãos na internet e em outros meios.

16 RESULTADOS - COGEF Conjunto de marcos conceituais que facilitarão a preparação dos Termos de Referências – TRs para as Secretarias que quiserem implementar a gestão para resultados, seja com recursos próprios seja com auxílio externo. Os marcos conceituais possuem 4 estratégias de implementação: As estratégias 1, 2 e 3 são emergenciais e pontuais, pois visam suprir lacunas existentes nas Secretarias que se encontram em estágio inicial na adoção da gestão para resultados. Possuem poucas iniciativas e sem nenhuma perspectiva de integração. A estratégia 4 é de aperfeiçoamento, pois visa promover uma integração nas Secretarias que possuem muitas iniciativas fragmentárias, mas sem uma perspectiva alinhada aos objetivos desejados.

17 Quadro 1. Estratégia 1 de implementação da gestão para resultados Iniciativa s Breve descrição da iniciativaAções Iniciativa 1 Realizar oficinas para análise do ambiente institucional de forma a subsidiar direcionamentos estratégicos: análise SWOT, análise de cenários, análise de stakeholders e satisfação dos usuários. Estabelecer/revisar o propósito da organização (missão, visão e valores). 1.1Oficina de Problematização. 1.2Oficina de Construção do Perfil Organizacional. Iniciativa 2 Definir um Programa de comunicação disseminando os conteúdos produzidos nas oficinas. 2.1 Realizar campanha de Comunicação apropriada a cada produto das iniciativas. Iniciativa 3 Definir/revisar os resultados estratégicos desejados a partir da formulação de objetivos, sob a forma de um mapa estratégico. 3.1 Capacitar os colaboradores em Planejamento Estratégico e na metodologia do BSC. 3.2 Definir/revisar a Missão, Visão e Valores da SEFAZ e construir o Mapa Estratégico (utilizando o Balanced Scorecard - BSC) em encontros com as equipes com as unidades da Secretaria. 3.3Consolidar os primeiros consensos. 3.4 Encontros com a alta administração para colher contribuições sobre a primeira versão do mapa estratégico. 3.5 Validação final do propósito da organização (missão, visão e valores) e do mapa estratégico pelo Secretário estadual da Fazenda. 3.6 Apresentação para toda secretaria do Mapa Estratégico definitivo.

18 Iniciativa 4 Desdobrar os objetivos em indicadores de desempenho e metas. 4.1 Realizar reuniões internas com as unidades para desdobramento dos objetivos em indicadores e metas. 4.2Consolidar os indicadores e metas. 4.3 Promover encontros com a alta administração para validação dos indicadores e metas. 4.4 Validar os indicadores e metas pelo Secretário Estadual da Fazenda. 4.5 Apresentar para toda secretaria o Mapa Estratégico com os indicadores e metas definidos.

Ana Lúcia Dezolt Especialista Sênior em Gestão Fiscal e Municipal Telefone:(61) /4256 – - Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID S.E.N. Quadra 802 Conjunto F lote 39 CEP: Brasil - Brasília – DF Home Page