Elaboração de Projetos para Captação de Recursos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Prof° Christian Valério
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
Captação de Recursos Para Projetos Sociais.
Como organizar um, sem esquecer nada
O Estado e o BNDES no apoio à
Projeto Político Pedagógico
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS
TÓPICOS MÍNIMOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis.
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
Elaboração de Projetos Culturais
“Guião para Elaboração de Projectos”
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
AÇÕES, CAMPANHAS E PROJETOS, DE ROTARACT
Critérios para avaliação de projetos Perguntas de controle
REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
Modelo Estruturado do CNPq
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
Instruções de trabalho para a fase de Projetos Estratégicos Ministério Público do Estado do Paraná setembro/2009.
Orientações para Elaboração de Projetos
ROTARACT DE ITAÚNA CIDADE UNIVERSITÁRIA ANO ROTÁRIO: 2010/2011 PRESIDENTE: JULIANA ASSIS VICE: ROBSON DAMASCENO.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Segundo definição da ONU: “Um projeto é um empreendimento planejando que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Definição e estruturação de objectivos O que é um objectivo? - Segundo Ander-Egg representam aquilo que queremos alcançar com a nossa acção - procuram.
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
EDITAL PROEX 2016 Indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
E LABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIAS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO : PARÂMETROS E CRITÉRIOS José Antonio Machado do Nascimento.
Elaboração de Projetos
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GABINETE DO SECRETÁRIO ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Curso de Capacitação Tema: Elaboração de Projetos Palestrantes:
Instrutor: Objetivos:.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
É um Concurso que proporciona aos alunos da Educação Superior do SENAC em Minas a integração dos saberes, o trabalho em equipe, a aprendizagem partilhada.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
<< Título do Projeto >>
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Célia Cruz | Renata Brunetti
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Departamento.
INSCRIÇÕES INSCRIÇÕES Até 11 de abril de 2009; Até 11 de abril de 2009; Prazo para execução do Projeto: Abril a Novembro de Abril a Novembro de.
Professor(es) Apresentador(es):
Guia explicativo – termos de referência Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência.
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
O que é PROJETO EXECUTIVO
Captação de Recursos Para Projetos Sociais Profa. Dra. Miryam Schuckar Abril de 2005 Universidade do Sagrado Coração/Bauru.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
INGREDIENTES BÁSICOS DE UM PROJETO:
Projetos em Química I “O objetivo principal de relatórios e artigos é o de informar” 2 “O objetivo principal das propostas é persuadir. O objetivo.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. ESTRUTURA DO PROJETO Etapas Básicas: Resumo; Apresentação (Introdução); (O QUE FARÁ?) Justificativa; (POR QUE FARÁ?) Objetivos;
Metodologias para a Elaboração de Projetos Elementos pré-textuais Segundo Chizzotti (2001) - Pesquisa de intervenção é uma ação deliberativa visando uma.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
RESOLUÇÃO N o 017/2011-CONSAD, de 19 de maio de Dispõe sobre a cobrança de valores para custeio das ações de extensão oferecidas pela Universidade.
Transcrição da apresentação:

Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Marco Antonio da Rocha

UM BOM PROJETO DEVE: Ser o registro escrito de uma boa idéia Ser resultado de um trabalho coletivo de planejamento Ter começo, meio e fim, mas resultados duradouros Ser claro, objetivo e conciso; Ter objetivos quantificáveis; Ter orçamento real.

Estrutura do Projeto Dados de identificação da instituição e do projeto; Justificativa; Objetivos (geral e específicos); Público beneficiado Descrição da Ação ou Metodologia Parcerias e interfaces Recursos (orçamento) Cronograma de execução; Formas de Avaliação (com indicadores);

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DO PROJETO 1.1 Nome da entidade: 1.2. Título do projeto: 1.3 Coordenador do projeto: 1.4 Fone: ( ) __________ Fax ( ) _______ 1.5 E-mail

2. JUSTIFICATIVA Este item deverá responder o quê será desenvolvido e por quê existe a necessidade do projeto na entidade e na comunidade. Deve explicar a relevância do projeto, para os usuários, instituição e políticas públicas para qual sua atuação está voltada. Seja objetivo: até 50 linhas. Faça em forma de tópicos. Ex: “As ações previstas neste projeto justificam-se porque: motivo a; motivo b; motivo c...

3. OBJETIVO(S) Este item deve responder para que vai ser realizado o projeto. Poder conter apenas o objetivo geral, ou objetivo geral e objetivos específicos, sempre, relacionados com os resultados que se pretende alcançar com o projeto. Descrever com clareza e concisão, em até 20 linhas.

4. PÚBLICO BENEFICIADO: Este item refere-se a quantas pessoas, para quem e quais as características do público a ser beneficiado pelo projeto. Sugestão: até 10 linhas

5. DESCRIÇÃO DA AÇÃO OU METODOLOGIA: Descrever com clareza e concisão (cerca de 20 linhas) as etapas necessárias, quais e como serão desenvolvidas as atividades para atingir os objetivos propostos, incluindo a alocação de recursos humanos necessários para a efetivação da proposta, possibilitando o entendimento da execução do projeto. Por exemplo, em caso de uma oficina de informática, para qual pretende-se a

5. DESCRIÇÃO DA AÇÃO OU METODOLOGIA destinação de recursos para a aquisição de equipamentos de informática, as etapas devem prever: compra, instalação de equipamentos, adequação de espaço físico, contratação de instrutor, início das oficinas, duração do curso, etc.

6. PARCERIAS E INTERFACES: Este item deve identificar os apoios externos com os quais o projeto conta ou poderá contar. Por interfaces entende-se órgãos da esfera pública (federal, estadual ou municipal) que poderão estar cedendo suas estruturas técnicas, humanas, administrativas, financeiras e de materiais, ao projeto. Por parceria entende-se empresas e /ou entidades e/ou organizações da comunidades que possam apoiar o projeto.

7. RECURSOS: 7.1 Materiais Na descrição dos recursos deve constar todo e qualquer material necessário para a execução do projeto. (Por ex.: em caso de reforma, descrever os materiais que serão utilizados, tais como: canos, fios, argamassa, tinta, etc.), se necessário acrescentar mais linhas. O valor constante deverá estar de acordo com o orçamento de menor valor, dentre os três orçamentos anexados ao projeto.

7. RECURSOS 7.2 Financeiros: Neste item deve constar o valor total do projeto e quanto será financiado pela entidade, parcerias/interfaces e pela entidade para a qual se está solicitando os recursos 7.3 Humanos: Neste item deve constar o valor total que será investido na contratação dos profissionais que atuarão no projeto

8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO Este item deve informar o tempo previsto para a execução de cada uma das etapas e atividades descritas na metodologia. Por exemplo, em caso de aquisição de equipamentos de informática: compra, instalação de equipamentos, adequação de espaço físico, contratação de instrutor, oficina, curso, etc. Identificando em cada uma destas etapas/atividades o tempo previsto para seu início e término.

9. AVALIAÇÃO Prever a metodologia de acompanhamento e avaliação do alcance dos objetivos e dos resultados esperados (impacto).

A captação de recursos é captação de pessoas para pessoas.