Sistema de Controle Interno - SCI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Principais erros em auditorias
Advertisements

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Avaliação do Plano Plurianual
PROJETO DE ALTERAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS
Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Aplicação das Normas e Procedimentos do BID 07/11/2006.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
LICITAÇÕES E CONTRATOS
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
REGISTRO DE PREÇOS.
REGISTRO DE PREÇOS.
Capacitação para o Gestor Setorial SIAD Gestão de Projetos
REGISTRO DE PREÇOS.
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
COORDENAÇÃO DE ANÁLISE DO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO
COORDENAÇÃO DE OPERAÇÃO
Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores Programas do CIGA
Copa do Mundo de 2014 Jurisprudência do TCU Relator: Ministro VALMIR CAMPELO 27 de março de 2012.
O PAPEL DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO NAS LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
SETOR DE COMPRAS CEART/UDESC
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PESSOAL FOLHA DE PAGAMENTO.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PESSOAL FOLHA DE PAGAMENTO.
MANUAL DO FORNECEDOR COMDATA. ANEXO 2 INTRODUÇÃO Este manual visa informar aos Fornecedores e Clientes da COMDATA, dados relevantes e fundamentais para.
TERMOS ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Licitação: Procedimentos e Passo a Passo
Sistema de Gestão de Fiscalização
I. CEBAS EDUCAÇÃO O CEBAS Educação, dentro do atual cenário das políticas públicas de educação existentes, é uma ação que contribui de maneira efetiva.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
CONTRATO CORPORATIVO N.º 002/2012/SEGER GERENCIAMENTO DE OFICINAS
A UTILIZAÇÃO DA LICITAÇÃO PARA EXECUÇÃO DOS RECURSOS
EXECUÇÃO/ MONITORAMENTO
GRP – Gestão de Recursos Públicos do Acre
Reunião de Abertura Auditoria Anual de Contas do
Visão Integrada do Cadastro de Fornecedores Carlos Magno, Guilherme Santana e Diego Rhennier DECF – Divisão de Cadastro de Fornecedores.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
Divulgação Fiotec Diretoria Tópicos O que é, o que faz, com o que faz e como faz o gerenciamento de projetos; O que é, o que faz, com o que faz e como.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
MBA - Gestão de Projetos Prof. Fernando S. Dantas.
CONVERSANDO COM O CONTROLE INTERNO PALESTRA
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Pauta 1 – Procedimentos para realização de Concursos Públicos;
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Créditos Adicionais.
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
AQUISIÇÕES NA ESFERA PÚBLICA (COMPRAS). PRINCIPIO CENTRAL DOS GASTOS PÚBLICOS: -Por não se tratar de recurso próprio (privado), o recurso público precisam.
1/12 Orientações para o cumprimento da ordem cronológica de pagamentos Lei 8.666/93, art.5º INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2014, TCE/CE.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Vilmar Barros Miranda Auditor.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Controle Interno - SCI Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso

Ciclo do Plano Anual de Auditoria Validação do Planejamento Emissão das Ordens de Serviço Execução das Auditorias Readequação do planejamento Avaliação dos resultados e das prioridades Monitoramento das providências

Papéis no SCI

Programa de Auditoria Sistema Ponto de Controle Tipo de objeto Questões de Auditoria

Ciclo da Execução da Auditoria – SCI Ordem de Serviço Programa de auditoria Execução da auditoria Definição da equipe; Definição dos Pontos de Controle; Definição do prazo. Designação dos membros da equipe; Definição do escopo e das questões de auditoria; Prazo para cada atividade. Matriz de Planejamento. Análise das questões de auditoria; Elaboração da Matriz de Achados; Recomendações da auditoria.

AUDITOR GERAL AUDITORES SUPERINTENDENTE Emissão de OS Auditoria Planejada Auditoria Requisitada (Governador, MP, Defaz) Prevenções e Orientações Denúncias Parecer SUPERINTENDENTE Programa de auditoria Síntese do Escopo Seleção da Equipe Cronograma Prazos Seleção Subsistema (Ex. AQUISIÇÕES) Seleção do Ponto de Controle Seleção da Questão de Auditoria Questão, Possíveis Achados e Fundamentação AUDITORES Execução do trabalho Executa a análise Responde a questão Seleciona os achados Utiliza as fundamentações do SCI Edita as fundamentações Monta o Relatório, OT, RT ou Parecer FUNDAMENTAÇÃO SCI O processo de nº XXYYZ/2012, não encontra-se devidamente autuado na forma imposta pela Lei 7.692/2002, artigo 33, § 3º:  Art. 33 Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada, senão quando a lei expressamente a exigir. (...) § 3° O processo deverá ter suas páginas numeradas seqüencialmente e rubricadas. POSSÍVEIS ACHADOS Sem Parecer Jurídico Contrato não possuía cláusula que possibilitasse a renovação Sem paginação e/ou rubricas Autuado fora da ordem cronológica Não se trata de serviço continuado Não há avaliação de vantajosidade econômica Não há avaliação da unidade demandante/usuária sobre a qualidade daquele fornecedor Sem publicação Renovação foi celebrada depois do término da vigência AQUISIÇÕES Fase Interna Fase Externa Dispensas Inexibilidade Pregão Tomada de Preço RDC (...) GESTÃO de CONTRATOS Formalizações Publicação Vigência Renovação Reajustes Repactuação Garantias (...) FISCALIZAÇÃO de CONTRATOS Medicamentos Locações Telefonia Combustível Fornecimento de Bens TI Obras (...) QUESTÃO DE AUDITORIA Os contratos renovados durante o exercício atendem os critérios formais e legais para o seu processamento? FUNDAMENTAÇÃO SCI Manual Técnico de Normas e Procedimento – Sistema de Aquisições Governamentais -, item 1.16.3.2 Lei n. 8.666/93, § 2º e 4º do inciso II do artigo 57 Decisão 777/2000/TCU Plenário

Aprovação e Homologação Encaminhamento ao Gestor Ciclo da Execução da Auditoria – SCI Emissão do produto Aprovação e Homologação Encaminhamento ao Gestor Elaboração do produto de auditoria; Validação do superintendente. Aprovação pelo Secretário-Adjunto de Auditoria; Homologação pelo Secretário-Auditor Geral. Encaminhamento via Ofício para o Gestor para conhecimento ou para providências.

Abertura da OS

Planejamento

Aprovação do Planejamento

Executando

Criando um Produto

Fechando Atividades e Produto

Aprovando um Produto e Fechando a OS

Controle do prazo do PPCI Pós-Auditoria – SCI Controle do prazo do PPCI Alimentação do PPCI Monitoramento Alimentação no sistema do prazo para envio do PPCI; E-mail automático do controle do prazo. Alimentação do encaminhamento do PPCI com inclusão de arquivo digital. SDC monitora os prazos do PPCI e a implementação das providências.

Planos de Providências

Perguntas?

Superintendente de Auditoria em Tecnologia da Informação Muito Obrigado! Anderson Escobar Auditor do Estado Superintendente de Auditoria em Tecnologia da Informação andersonescobar@auditoria.mt.gov.br 65-3613-4011