Metodologias de modelagem Web

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Área de Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Organização e Projeto de
UML Visões – Parte 2.
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
(Unified Modeling Language)
Diagrama de Classes.
Rational Unified Process(RUP)
UML – MODELAÇÃO DA ESTRUTURA Professor Sandro Carvalho.
FACULDADE DOS GUARARAPES
Projeto de Sistemas de Software
Cartões CRC (Class Responsibility Card)
Arquitetura de Aplicações Web
Componentes: A Abordagem Catalysis
Metodologia para Desenvolvimento Web
Introdução a diagrama de classes e UML
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução Visão Geral do Método.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Classes e objetos Modelagem
Modelagem para Web Aula de 11/04/2011.
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Diagrama de Classes e Colaboração
Introdução UML, Diagrama de Classes e Comunicação/Colabaração
Biblioteca para coleta de dados na plataforma Symbian
Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objeto
Projeto de Sistemas de Software
DIAGRAMA DE CLASSE Modelagem de Software
Arquiteturas de Referência
Rodrigo Cristiano Silva
Análise e Projeto de Sistemas
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
BD.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
A aplicação da Engenharia Semiótica no design da interface de usuário do software ASK2000 Jair C Leite Salerno Silva DIMAp - UFRN.
HTML Programação Web.
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Metodologias para construção de SMA
Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide
Modelagem de Dados Espaciais
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Professor: Márcio Amador
Análise e Projeto de Sistemas
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
O Processo Unificado (UP)
Padrão- MVC Model, View, Controller
POO Aula 03 Projeto OO com UML Eduardo Figueiredo 11 de Março de 2010.
Padrões de Interação com o Usuário
Professora Cláudia Abreu Paes
Modelando aspectos de Implementação
UML INTRODUÇÃO CEÇA MORAES 14/04/2017.
UML e a Ferramenta Astah
Linguagem de Modelagem Unificada
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Análise e Projeto de Sistemas
Programação para Internet
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
Projeto de Banco de Dados
Palavras-Chaves Linguagem gráficas e utilizações de símbolos.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
/ de Julho de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados.
Ensinet/Nav: Uma ferramenta para estruturação de cursos baseados em objetos de aprendizagem UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE INFORMÁTICA NÚCLEO.
/ de Abril de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Dissertação de Mestrado.
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
Análise e Design de Software Site:
Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos
Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa
Transcrição da apresentação:

Metodologias de modelagem Web Marcelo Brandão Theodoro Júnior

UWE UML-based Web Engineering, criado em 2000 por Nora Parchus de Koch Trata-se de um conjunto de ferramentas de modelagem para sistemas web baseado na UML Constituído por 4 fases e 5 diagramas (artefatos Estudo de caso: sistema de submissão de artigos

UWE - Fases Análise de requisitos Projeto conceitual Projeto de navegação Apresentação

UWE - Artefatos Modelo de casos de uso Modelo conceitual Modelo espacial de navegação Modelo de navegação estrutural Modelo de apresentação

UWE - Análise de Requisitos Os requisitos são levantados e modelados com diagramas de casos de uso.

UWE - Modelo Conceitual Criação de um diagrama de classes para representar a lógica de negócio da aplicação. Não se considera a interação do usuário com a interface.

UWE - Navegação Espacial Identifica quais objetos serão visitados durante a navegação na aplicação Classes de navegação: classes visitadas pelo usuário na navegação Navegabilidade direta: associações entre as classes Exemplo:

UWE - Navegação Estrutural Define como a navegação é conduzida a partir dos elementos de acesso: indexes, guided tours, queries e menus Index: acesso direto aos objetos das classes de navegação Guided tour: acesso sequencial as classes de navegação Queries: consultas a base de dados para carregamento do conteúdo da página Menu: indíces para os demais elementos de acesso ou outros menus Index Guided Tour Queries Menus

UWE - Navegação Estrutural Base: modelo de navegação espacial Substituir as associação de multiplicidade maior que 1 por associações unidirecionais Substituir as associações bidirecionais com extremos de multiplicidade maior que 1 por duas associações unidirecionais Guiar a navegação entre as classes de navegação pelos elementos de acesso

UWE - Navegação Estrutural

UWE - Apresentação Conjuto de views que representam o conteúdo e estrutura de cada página da aplicação e a forma de interação do usuário com cada uma delas. Introdução dos elementos das páginas (HTML) para montagem de cada página. Construção dos cenários para simulação das interações. Esboço das interfaces do sistema.

UWE - Apresentação Exemp lo

WebML Uma linguagem de modelagem de aplicações Web Composta de 5 fases Associa os conceitos propostos com uma notação gráfica e uma sintaxe XML.

WebML - Modelo Estrutural Trata-se de um esquema de baseado em entidades com atributos e relacionamentos. Modela contéudo (dados) e a lógica da aplicação. Gera um diagrama parecido com o de classes da UML. Similar a fase de modelagem estrutural do UWE.

WebML - Modelo de composição Identifica os componentes da interface e as páginas da aplicação. Visa organizar a resposta (hipertexto) as requisições do cliente. Possui 6 unidades que compõem o hipertexto

WebML - Modelo de composição 1. Unidades de dados: componentes de informação unitários. 2. Dados compostos: várias instâncias das unidades de dados. 3. Indices: lista de instâncias de uma entidade ou unidade de dados. 4. Unidades navegáveis: comandos de navegação entre os dados. Por exemplo, paginação de uma busca. 5. Filtros: restrições de conteúdo. 6. Páginas: composição dos demais elementos. Trata-se da resposta a uma requisição.

WebML - Modelo de composição Unidade de dados Dados compostos Indice Unidade navegável Filtro Página

WebML - Modelo de navegação Trata da interação do usuário com as páginas Cria uma relação de navegação entre cada página Esquema de navegação Seleção de navegação por REQUEST

WebML - Modelo de navegação Exemplo: Esquema de navegação entre páginas

WebML - Modelo de apresentação Levantamento e modelagem dos requisitos gráficos para renderização das páginas Por exemplo: Combinação de cores, fontes, estilos Projeto de interface visual

WebML - Modelo de personalização Customização do conteúdo e da interface por usuário ou por tipo de requisição. Ex: Sistema de “templates” ou “temas” Ex: Personalização do posicionamento dos elementos da página Ex: Recuperação de preferências e configurações (cookie ou sessão)

Conclusão A modelagem de projetos de aplicação Web pode ser feita de várias formas, inclusive usando ferramentas comuns ao projeto Desktop, como mostra o UWE. Porém existem modelos adaptados ao escopo da Web e ajudam o desenvolvedor a construir aplicações de melhor qualidade e mais fácil extensão.

Bibliografia Estudo de caso: UML-based Web Engineering. DC-UFSCar, MDS 2008-2. Manera, Aline; Gracioso, Caroline; Ferreira, Tatiane. Professora Rosângela Dellosso Penteado. Koch, N.;Klaus, A.; Hennicker, R. “The Authoring Process of the UML-based Web Engineering Approach”. UWE: http://uwe.pst.ifi.lmu.de/index.html Visitado em 27/04/2010 WebML: http://webml.org/ Visitado em 27/04/2010 Ceri, S.; Fraternali, P.; Bangio, A. “Web Modeling Language: a modeling language for designing websites”.