Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Aula 5: Introdução ao Word.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Linguagem, alfabetização e letramento
Índice: INTRODUÇÃO: TAREFAS: PROCESSO: AVALIAÇÃO: CONCLUSÕES:
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Um grande gênero jornalístico
Caderno Interfaces Curriculares
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
Tecnologias - Matemática Medida de volume – conceitos iniciais
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química Ensino Médio, 2º Ano Mistura de soluções.
Tecnologias - Matemática
GÊNEROS TEXTUAIS: reflexões & ensino
Tecnologias - Matemática Área da superfície total de cubo
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Tecnologias - Matemática Proporcionalidade direta e aplicações
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Tecnologias - Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Tendências da Linguagem Publicitária
Ponto de partida Capítulo 3
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
CIED I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO Grupo de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo Linguística Textual: LINGUÍSTICA TEXTUAL:
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Histórias em Quadrinhos
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
Flávia Guerra Pinto Coelho Völker
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
PROVA BRASIL 2015.
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
“Um país se faz de homens e livros”
ENSINAR a APRENDER a LER,
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - FILOSOFIA
Concepções de língua(gem), leitura, escrita e suas implicações para o ensino na área de ciências exatas e tecnológicas. Prof. Me. Chico Arruda.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Médio, 3º Ano Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas.

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Na nossa vida cotidiana, temos contato com inúmeros textos. Esses textos, na maioria das vezes, estão impregnados de outros elementos que, em grande parte, permitem a continuidade do sentido que estabelecemos no ato da leitura.

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Esses elementos, os gráficos, as imagens, as tabelas e mesmo o formato do texto, também são textos. Por vezes, eles funcionam como pistas contextuais que permitem ao leitor guiar-se por camadas de informações.

Vamos ver isso mais de perto? LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Vamos ver isso mais de perto? Observe a imagem que segue: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=218083221640372&set=a.195150797266948.42326.148811531900875&type=1

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Na reportagem da Folha de Pernambuco, publicada no dia 05 de maio de 2012, há, além do texto escrito, uma série de outros elementos que colaboram com a progressão de sentido do texto.

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Vamos iniciar pelo elemento que chama mais a atenção do leitor: a manchete. Observe:

Aplicativo facilita a organização de eventos LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Aplicativo facilita a organização de eventos Soluções produzidas pela Jalan Tecnologia beneficia empresas FOLHA DE PERNAMBUCO INFORMÁTICA Folha de Pernambuco – Quarta-feira, 02/05/2012 Caderno de Informática – Pág. 03

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Nos textos noticiosos, “manchetes e leads são lidos e interpretados em primeiro lugar, e sua informação formal ou semântica inicia um complexo processo de compreensão...” (VAN DIJK, 2004)

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. O título ou manchete, geralmente possui um formato textual bem diferente do restante do texto, eles são, em geral, maiores e estão destacados em negrito. Isso permite aos leitores, mesmo sem ler por completo, a fazer uma série de inferências sobre o texto.

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. No exemplo que vimos, podemos inferir que o texto noticioso irá tratar de algum produto de informática o qual ajudará outras empresas a realizar eventos (shows, festas, etc.) com maior organização.

Quais os outros elementos que auxiliam o leitor na hora da leitura? LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Imagem: Equazcion / GNU Free Documentation License Quais os outros elementos que auxiliam o leitor na hora da leitura? Quais os outros elementos que auxiliam o leitor na hora da leitura? Imagem: Auregann / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Além do formato do texto, há outros tipos de texto que permitem ao leitor estabelecer relação de sentido com o que está sendo lido, um desses tipos de texto é a imagem.

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Estamos falando de um outro tipo de linguagem, a linguagem mista (união da linguagem verbal com a não verbal). Se retomarmos o exemplo que demos (a reportagem da Folha de Pernambuco), perceberemos que a imagem que fica no centro da reportagem também diz muito.

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Esta é a imagem que fica no centro do texto da reportagem. O que ela nos diz? Quais as inferências que podemos fazer a partir da leitura dela? https://www.facebook.com/photo.php?fbid=218083221640372&set=a.195150797266948.42326.148811531900875&type=1

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Um outro elemento que colabora, que auxilia o processo de leitura, é o gráfico. Os gráficos auxiliam o trabalho do leitor, bem como a retenção da informação na memória.

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Ao inserir um gráfico em um texto, tal gráfico passa a constituir-se um instrumento das intenções de quem organiza as informações dele, encobrindo ou realçando determinados aspectos.

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Assim, é importante que no ato da leitura, o sujeito leitor não tome o gráfico isoladamente, mas que leia o gráfico em interação, conjuntamente, com o texto no qual ele está alocado. Monteiro (1998)

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. A leitura é um processo complexo que envolve desde a percepção dos sinais gráficos e sua tradução em som ou imagem mental até a transformação dessa percepção em ideias, provocando a geração de inferências, de reflexões, de analogias, de questionamentos, de generalizações, etc. Coscarelli (1999, p. 30)

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Os gráficos complementam o sentido do texto na medida em que permitem ao leitor buscar informações não explícitas nesses textos. Entretanto, para que essa busca de informações seja bem sucedida, é necessário que o leitor consiga estabelecer relações entre o texto e o gráfico.

Vamos ver isso na prática? LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Vamos ver isso na prática? A seguir, você verá três gráficos que foram publicados na revista Veja em sua versão on-line. Tente relacionar o texto verbal com o gráfico.

Veja a sexta notícia de cima para baixo no link: LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Veja a sexta notícia de cima para baixo no link: http://veja.abril.com.br/infograficos/rio+20/rio+20.swf

Veja a décima notícia de cima para baixo no link: LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Veja a décima notícia de cima para baixo no link: http://veja.abril.com.br/infograficos/rio+20/rio+20.swf

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/a-energia-nuclear-pos-fukushima

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Assim como os gráficos, as tabelas também podem ser utilizadas como elementos que colaboram para o processo de leitura, nelas são inseridos dados que complementam as informações presentes nos textos

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. http://www.transportabrasil.com.br/2010/12/etanol-sobe-e-alavanca-o-terceiro-maior-aumento-da-inflacao-do-carro-em-2010/

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. http://www.portalsof.planejamento.gov.br/portal/sof_noticias/sof_noticias_69

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. 1- Os gráficos e tabelas servem para sintetizar os dados do texto e ajudam em uma melhor compreensão do conteúdo global. 2- As informações nos gráficos são elencadas de acordo com a intencionalidade do sujeito escritor.

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. 3- Com a leitura dos gráficos e tabelas, é possível inferir informações implícitas presentes nos textos. 4- Os gráficos e as tabelas funcionam de forma integrada aos textos, mas não há uma relação de dependência entre esses elementos.

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. 5- O leitor proficiente é capaz de relacionar as informações presentes na superfície textual com aquelas que não estão diretamente ligadas ao código escrito, ou seja, um leitor proficiente é capaz de ler além do texto, relacionando o texto com outros elementos, tais como: as imagens, tabelas, gráficos e formato das letras.

LÍNGUA PORTUGUESA, 3° Ano do Ensino Médio Funções dos recursos linguísticos gráficos nos textos: formatos do texto, imagens, gráficos e tabelas. Referêcias: COSCARELLI, Carla Viana. Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências. (Tese de Doutorado). Faculdade de Letras da UFMG, 1999. MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Interpretação de gráficos sobre economia veiculados pela mídia impressa. (Dissertação de Mestrado em Psicologia Cognitiva). Universidade Federal de Pernambuco, 1998. VAN DIJK, T. Estrutura da Notícia na Imprensa. In:  KOCH, I. V. Cognição, discurso e interação. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   11a Auregann / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Costard-question.png 17/09/2012 11b Equazcion / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Question_book.png