Capítulo 6 Análise dos mercados consumidores

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Capítulo 6 Análise dos mercados consumidores Copyright © 2006 by Pearson Education

SlideCopyright © 2006 by Pearson Education TABELA 1: Dados sobre o consumidor norte-americano Cuidados pessoais Montante que cada unidade consumidora (família ou consumidor solteiro) gastou em produtos ou serviços para cuidados pessoais em 1999: US$ 408. Alimentos Gasto médio anual com alimentação por domicílio em 1999: US$ 5.031. Número de ovos consumidos per capita em 2000: 258. Quilos de café (em grãos) consumidos per capita em 1999: 4,5. Refeições fora de casa Porcentagem de adultos que comem fora em dias úteis: 44%. Mês e dia da semana em que mais se come fora nos Estados Unidos: agosto; sábado. Chiclete, chocolate e balas O norte-americano médio masca 300 chicletes por ano. Vinho (consumo em litros per capita) França: 60. Estados Unidos: 8. (Continua) SlideCopyright © 2006 by Pearson Education

SlideCopyright © 2006 by Pearson Education TABELA 1: Dados sobre o consumidor norte-americano (Continuação) Carros e utilitários Idade média dos veículos em funcionamento nos Estados Unidos em 2000: 8,3 anos (carros); 6,9 anos (caminhões). Porcentagem estimada de domicílios com três ou mais veículos em 2000: 21%. Com dois veículos: 42%. Com um veículo: 31%. Sem veículos: 6%. Viagens e hospedagem Número médio de viagens anuais por pessoa com trajeto superior a 160 quilômetros: 3,9. Número médio de pernoites em hotéis ou hospedarias por viajante ao ano: 3,3. Lazer Número médio de vezes que um norte-americano adulto vai ao cinema por ano: 9. Número médio de vezes que um norte-americano adulto vai a um evento esportivo por ano: 7. Porcentagem de adultos norte-americanos que visitam um museu, parque, monumento ou exposição de arte por ano: 66%. Eletrônicos de consumo (porcentagem de penetração nos domicílios norte-americanos) Videocassete: 93%. Computador pessoal: 61%. Telefones sem fio Porcentagem de motoristas norte-americanos que possuem algum tipo de telefone sem fio no veículo: 54%. Porcentagem de domicílios norte-americanos com telefone celular: 59%. Dessa porcentagem, o percentual dos que afirmam usar seu telefone celular enquanto dirigem: 73%. SlideCopyright © 2006 by Pearson Education

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SlideCopyright © 2006 by Pearson Education Fonte: A. H. Maslow, Motivation and personality, 2 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1970. Reproduzido com permissão. SlideCopyright © 2006 by Pearson Education

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SlideCopyright © 2006 by Pearson Education TABELA 2: Entendendo o comportamento de compra do consumidor Quem compra seu produto ou serviço? Quem toma a decisão de comprar o produto? Quem influencia a decisão de comprar o produto? Como é feita a tomada de decisão? Quem assume esse papel? O que o cliente compra? Que necessidades devem ser satisfeitas? Por que os clientes compram determinada marca? Onde compram ou procuram o produto ou serviço? Quando compram? Existem fatores de sazonalidade? Como seu produto é percebido pelos clientes? Quais são as atitudes dos clientes em relação a seu produto? Que fatores sociais podem influenciar a decisão de compra? O estilo de vida dos clientes influencia as decisões de compra deles? Como fatores pessoais ou demográficos influenciam o comportamento de compra? Fonte: Baseado na lista de George Belch e Michael Belch, Advertising and communication management, 6 ed. Homewood: Irwin, 2003. SlideCopyright © 2006 by Pearson Education

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SlideCopyright © 2006 by Pearson Education TABELA 3: Crenças de um consumidor em relação a marcas de computador 3 8 9 Resolução gráfica 7 10 6 Tamanho/Peso 4 D 5 C B A Preço Capacidade de memória Atributo Computador Nota: A cada atributo é dada uma nota de 0 a 10, sendo que 10 representa o nível mais alto em cada um deles. O preço, contudo, é classificado de maneira inversa, com o 10 representando o preço mais baixo. Isso porque o consumidor prefere o preço mais baixo. SlideCopyright © 2006 by Pearson Education

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SlideCopyright © 2006 by Pearson Education Fonte: Jacob Jacoby, Carol K. Berning e Thomas F. Dietvorst, “What about disposition?”, Journal of Marketing, jul. 1977, p. 23. Reproduzido com permissão da American Marketing Association. SlideCopyright © 2006 by Pearson Education