GESTÃO DE SERVIÇO – ADM 1530 Administrando Reclamações e Recuperando Serviços.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Advertisements

Qualidade e Excelência no Atendimento
Administração da Produção e Operações
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
MÓDULO V Vendas e Atendimento.
O Comportamento do Consumidor de Serviços
Telemarketing.
ATENDIMENTO AO CLIENTE:
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Programa de Segurança Contribui para Redução de Lesões Avery Dennison Desafio A Avery Dennison comprou sua planta de uma família alemã em 2001.Poucos empregados.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Bom Dia! Luciano Crocco.
GESTÃO DE SERVIÇOS ADM 1530 – C01
Competitividade, Produtividade e Qualidade
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Para a Prefeitura? PARA QUEM VOCÊ TRABALHA? Para a BEPREM? Para o seu Chefe?
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
DISCIPLINA: MARKETING DE SERVIÇOS
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
CAUSAS POTENCIAIS DAS FALHAS ORGANIZACIONAIS.
Entrevistas de Avaliação de Desempenho
Vale a pena montar um Conselho de Comunicação? Essa apresentação revela apenas a opinião de Viviane Mansi.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Qualidade Manter a qualidade do serviço requer políticas, estratégias e a filosofia de melhoria contínua.
Administração de Marketing
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
GTI Claudia Salles Haddad
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT)
Projeto: Capacitação em GP
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
- Minister (subordinação ou obediência)
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
COMO se Beneficiar com as reclamações dos Clientes?
5. Abordagem como um sistema de gestão
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
CRM Customer Relashionship Management
Comportamento do Consumidor
McClelland Busca de oportunidade e iniciativa
MODELO SERVQUAL: os 5 gap’s da qualidade
FEEDBACK.
Criação da Satisfação do consumidor através de Qualidade, Serviço e Valor Que são valor e satisfação para o consumidor e como as empresas líderes os produzem.
Ferramentas de comunicação de marketing
Lançamento de Produtos e Serviços
Profª Claudia Pedro Corrêa
GRUPO: Andreza Antonelli Katya Ribeiro Luis Henrique Maria das Graças
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente Profª Carla Mota – UCB 2010 Unid 2.
Infra TIC Capítulo 02 – ITIL
DISTRIBUIÇÃO.
MÓDULO 2 QUALIDADE.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Qualidade em Serviços Aula 2
Equipes de Aperfeiçoamento do Processo Foco no Cliente Cliente a Vista!
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
GESTÃO DE ATENDIMENTO NO SERVIÇO PÚBLICO “Comprometimento e motivação a serviço da comunidade” Porto Alegre, 19 de março de 2010 Esp. Fátima Carapeços.
3. Gerência de Partes Interessadas © Tera – Márcio Moreira – 2016 – Gestão de Projetos Preparatório Para Certificação PMP.
Prof. Paulo Barreto  Em serviços, a avaliação da qualidade surge ao longo do processo de processo de prestação de serviços. Cada.
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
Administrando reclamações e recuperando clientes
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE SERVIÇO – ADM 1530 Administrando Reclamações e Recuperando Serviços

NA AULA PASSADA... Ciclo de Serviço Sequência de momentos de contato de uma prestação de serviço em ordem cronológica. Momento da Verdade Quando o resultado de uma interação com o pessoal / equipamento afeta as percepções da qualidade. Incidentes críticos Encontros que são particularmente satisfatórios ou insatisfatórios para os clientes ou funcionários.

RECLAMAÇÃO FALHA NO SERVIÇO Corrigir problemas; Expressão formal de insatisfação com algum aspecto de uma experiência de serviço. FALHA NO SERVIÇO Uma percepção dos clientes de que um ou mais aspectos específicos da entrega do serviço não atenderam suas expectativas. CLIENTES QUE RECLAMAM = OPORTUNIDADE Corrigir problemas; Restabelecer relações com cliente reclamante; Melhorar a qualidade do atendimento para todos. MAS, POUCOS CLIENTES RECLAMAM: Não valia a pena o tempo/esforço; Ninguém se preocuparia com seu problema ou em resolvê-lo; Não sabiam para onde se dirigir ou o que fazer. TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES = CENTRO DE LUCROS

Cursos de Ação Possíveis Para um Cliente Insatisfeito Reclamação Levantada Reclamar para a empresa em nível Problema Ainda Não resolvido local Reclamar para um escritório central Decisão de Reclamar Reclamar para uma organização externa Problema Agora Buscar ação Resolvido Surgimento Não fazer legal do problema Nada Problema Ainda Não resolvido Contar a amigos sobre Boca-a-boca Negativo a experiência negativa Trocar de Desistência Fornecedores

Pontos de Registro para Reclamações Funcionários atendem aos clientes, pessoalmente, ou por telefone; Gerentes contatados por clientes em escritórios centrais / regionais; Fichas de reclamação postal ou colocados em caixas de reclamação; Reclamações levadas à companhia por terceiros: grupos de defesa de consumidores; organizações comerciais; órgãos legislativos; outros clientes. RECUPERAÇÃO DO SERVIÇO Esforços sistemáticos de uma empresa após uma falha de serviço para corrigir um problema e reter boa vontade de um cliente.

Diretrizes para a Resolução Efetiva de Problemas Agir depressa; Admitir erros sem ficar na defensiva; Entender o problema do ponto de vista do cliente; Não discutir; Entender os sentimentos do cliente; Dar o benefício da dúvida; Esclarecer passos para solucionar problemas; Manter os clientes informados do andamento; Considerar a indenização; Trabalhar para reconquistar a confiança.

Garantias de Serviço Ajudam a Promover e a Obter Fidelidade ao Serviço GARANTIA DO SERVIÇO Uma promessa de que em caso de a entrega do serviço não conseguir atender padrões predefinidos, o cliente tem direito a uma ou mais formas de compensação. Forçam as empresas a se concentrar no que os clientes desejam; Fixam padrões claros; A compensação destaca os custos das falhas de serviço; Requerem sistemas para obter feedback do cliente e reagir a ele ; Reduz os riscos da compra e aumenta a fidelidade.

Componentes de Um Sistema Eficaz de Recuperação do Serviço FAZER DIREITO O TRABALHO DA PRIMEIRA VEZ TRATAMENTO EFICAZ DA RECLAMAÇÃO SATISFAÇÃO E FIDELIDADE AUMENTTADAS FAZER DIREITO O TRABALHO DA PRIMEIRA VEZ TRATAMENTO EFICAZ DA RECLAMAÇÃO REALIZAR PESQUISA MONITORAR RECLAMAÇÕES DESENVOLER CULTURA DAS “RECLAMAÇÕES COMO OPORTUNIDADE” IDENTIFICAR AS RECLAMAÇÕES SOBRE O SERVIÇO RESOLVER EFETIVAMENTE AS RECLAMAÇÕES DESENVOLVER SISTEMAS E TREINAMENTO EFICAZES P/TRATAMENTO DAS RECLAMAÇÕES FEEDBACK APRENDER A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO REALIZAR ANÁLISE DAS RAÍZES DO PROBLEMA