Administração Financeira III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico conceituação
Advertisements

Aula – Conceito de Planejamento
BENCHMARKING.
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Gerenciamento Pelas Diretrizes
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Controle e Avaliação Prof. Dr. Robson Barbosa.
Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)
Custos ... afinal, o que é isto?
Inovação e Criatividade
Planejamento 2 Universidade de Brasília
Planejamento 2 Universidade de Brasília
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE FINANCEIRO
Processo Administrativo
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II
Fundamentos de Administração
Abrangência do Planejamento
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO
Funções da Administração
BENCHMARKING.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Aula 08 Revisão para AV1.
Sistema de Comando em Operações
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Funções de administração
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
O PLANO DE MARKETING.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Profª. Selma Maria da Silva
Planejamento Financeiro Orçamentário
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Planejamento Estratégico
CONTROLADORIA X SISTEMA DE INFORMAÇÕES
Objetivos e Desafios Empresariais
Controle Orçamentário
Planejamento Organizacional Integrado
Teoria Geral da Administração
Técnico Contabilidade
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
Controle Orçamentário Gerencial
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Balanced Scorecard.
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Controladoria.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
CONTROLLER: Características
Orçamento.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profº. Ms. Delmário UNINOVE
Transcrição da apresentação:

Administração Financeira III Orçamento

Administração Financeira Objetivo da Função Financeira Maximização da Rentabilidade x Liquidez Meta da Administração Financeira Maximização da Riqueza x Maximização dos Lucros

Orçamento Conceito: “É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para cada uma de suas subdivisões.” “Expressão monetária de um plano conjunto de ações.” Welsch

Orçamento “ é um conjunto de planos e políticas que formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite a administração conhecer, a priori, os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.” (MOREIRA, 1989 P.15)

Orçamento Planejamento: “É estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, estimar os recursos a serem empregados e definir as correspondentes atribuições de responsabilidades em relação a um período futuro, determinado, para que sejam alcançados satisfatoriamente os objetivos porventura fixados para uma empresa e suas diversas unidades”. Sanvicente

Orçamento O Planejamento Financeiro operacional visa: Definir a hierarquia dos objetivos, iniciando com os objetivos gerais; Compreendendo os objetivos específicos, tais como: linhas de produtos, linhas de serviços, área de atuação, percentual (%) de participação de mercado, administração de capital, margem de lucro, etc.; Definir a estratégia a ser usada: como agir – método de ação para alcançar os objetivos da empresa; Detalhar as ações para implantação da estratégia, de acordo com as políticas e projetos da empresa; Fixar o padrão de desempenho esperado (resultados) a curto e a longo prazo.

Orçamento PREPARAÇÃO – identifica os objetivos da empresa, padroniza informações e avalia o sistema a ser aplicado de acordo com o mercado alvo. ELABORAÇÃO – reúne as informações sobre receitas e despesas e as previsões iniciais, testa-se os números e analisa de acordo com a análise de sensibilidade, realiza projeções, revisa procedimentos e consolida. MONITORAÇÃO – emite relatórios de acompanhamento e avalia diferenças entre os valores orçados e realizados, sugere correções, se necessário.

O que é orçamento ??? NA VISÃO EMPRESARIAL É um poderoso instrumento de planejamento e controle financeiro usado pelas empresas para definir o nível de atividades futuras. É visto pelos administradores como a principal ferramenta capaz de levá-los a alcançar não apenas os objetivos empresariais, mas também o seu sucesso profissional.

Princípios do Planejamento Contribuição aos objetivos: interligação entre eles; Precedência: vem antes das outras; Maior penetração e abrangência: provoca modificações nas características e atividades da empresa; Maior eficiência, eficácia e efetividade: maximizar resultados e minimizar as deficiências.

Planejamento Pode Ser Participativo: participação das áreas envolvidas; Coordenado: leva em consideração alguns aspectos; Integrado: objetivo elaborado pela alta ADM e passado para as demais áreas da empresa; Permanente: revisão constante.

Filosofias do Planejamento Satisfação: atender o nível mínimo de satisfação ao responsável pela execução; Otimização: utilizar técnicas matemáticas e estatísticas, modelos de simulação, imaginar os resultados possíveis; Adaptação: saber inovar, adaptar, adequar e lidar com a incerteza.

Importância do orçamento Os orçamentos são essenciais para o planejamento e o controle, porque: ajudam a coordenar as ações dos líderes de diferentes áreas (departamentos); estabelecem um compromisso com os objetivos da organização; Confere autoridade ao administrador (gerente) de cada área para realizar despesas; Fornece metas claras de receitas e fixa padrões ideais para o monitoramento das atividades da empresa.

O orçamento é usado para... Ajudar os gerentes de departamentos atingir os objetivos traçados; Demonstrar a situação financeira da empresa a terceiros; Identificar as responsabilidades de cada área de atuação e das pessoas envolvidas; Estimular as pessoas a pensar no futuro e planejar, facilitando assim, a comunicação dos diversos objetivos; Avaliar sistematicamente os diferentes aspectos da empresa.

Objetivos do orçamento PLANEJAR – programar as atividades de um modo lógico e sistematizado, de maneira que as ações de curto prazo, corresponda à estratégia de longo prazo da empresa. COORDENAR – as ações/atividades dos diversos departamentos da empresa para garantir a sinergia e consistência das ações. COMUNICAR – informar a todos os objetivos, oportunidades e planos da empresa aos diversos gerentes de equipes para a sua disseminação.

Objetivos do orçamento MOTIVAR – fornece estímulos para que todos atinjam as metas pessoais e organizacionais desejadas. CONTROLAR – controla as atividades da empresa por comparação (ações) com os planos originais, para realizar os ajustes necessários. AVALIAR – fornecer bases para a avaliação dos resultados de cada departamento, com base nas metas propostas pela direção, nas estratégias e nos recursos.

Processo de Tomada de Decisão Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Obtenção das Informações Elaboração de Previsões Escolha da Opção Implantação da Decisão Avaliação do Desempenho Feedback

Esquema dos Orçamentos ORÇAMENTO DE VENDAS + _ VARIAÇÃO DE ESTOQUES DE PRODUTOS ACABADOS = ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO ORÇAMENTO DE MATÉRIA-PRIMA ORÇAMENTOS DE MÂO-DE-OBRA DIRETA ORÇAMENTOS DE CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO