O Preço e Outros Custos do Serviço

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Serviços
Advertisements

Composto de Marketing PREÇO.
Empresas em Mercados Competitivos
Administração de Marketing
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Tipos de Produto Produtos de consumo: Dirigidos ao consumidor
Fundamentos de Economia
Disciplina: Administração Mercadológoica
Tomando Decisões (Cap. 7)
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Custos para Tomada de Decisão
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Seqüência de implantação de qualquer atividade comercial
Universidade Federal Fluminense
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Perfit Comércio GeneaMinas Sistemas.
Equação de Valor Valor da imagem Valor dos funcionários Valor total
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Economia e Gestão Financeira
Ciclo de valor para o cliente
Marketing de Serviços O diferencial.
Profa. Msc. Daniela Ferreira Suarez
Conceitos Básicos de Estoques
Gerenciando Clientes.
GLOBAL BUSINESS CONSULTING.  Por meio da contabilidade de custos você pode gerenciar o custo e preços de venda dos produtos ou serviços vendidos por.
Aula 9 Estrutura e tamanho da força de vendas
Função da Administração:
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Marketing Criando Valor para os Clientes
Gestão de Meios de Hospedagem
Fundamentos da Formação de Preços
GESTÃO DE MARKETING Os 4 P’s: Preços
Orçamento dos custos indiretos de produção
Marketing Capítulo 11 Marketing de Serviços
Formação de Preços Aula 3 – Marketing e Clientes.
Capítulo 13 Os Custos da Produção I.
Análise do fluxo de caixa da empresa
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
PREÇO TODAS AS ORGANIZAÇÕES COM OU SEM FINS LUCRATIVOS ESTABELECEM PREÇOS PARA SEUS PRODUTOS; PREÇO PODE SER ENTENDIDO COMO O VALOR DE UM PRODUTO OU SERVIÇO.
Preço na Prestação de Serviços
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis Eimar Machado.
Revisão de Microeconomia: Mercado, Demanda, Oferta e Bem-Estar Social
PREÇO.
Determinação do Preço dos Produtos: Considerações e Abordagens
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Preço Prof. Eduardo Vilela.
AULA 11 Marketing.
Plano de Negócio Exercício.
ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS
PREÇO É o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço. É a soma dos valores que os clientes trocam pelo benefício de possuir ou de fazer uso do.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
Administração Mercadológica IV
Gestão de Custos Aula 2.
Gestão de Custos Aula 2.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Precificação e Estruturas de Mercados
Estratégias de Preço Aula 11.
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DE ICMS NA COMPOSIÇÃO DO CUSTO.
MARKETING DE SERVIÇOS.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
ADMINISTRAÇÃO DE PROGRAMAS DE PREÇO Isadora M.Weydmann Juliana Fernandes.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Prof. Marcelo Santana Silva MICROECONOMIA TEORIA DOS CUSTOS 1 Introdução Custo de oportunidade X Custos Contábeis Conceito de Externalidade Custos de Curto.
Professor André Villaschi Marketing Criando Valor para os Clientes Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter.
O MERCADO DOS FATORES DE PRODUÇÃO (Fundamentos básicos da economia do mercado de trabalho) MK – Cap. 18 1º. Semestre de 2016.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

O Preço e Outros Custos do Serviço GESTÃO DE SERVIÇOS O Preço e Outros Custos do Serviço

O Composto de Marketing para Serviços: Preço Slide 11-5 O Composto de Marketing para Serviços: Preço Pedágio: rodovias Ingresso: jardim zoológico, museu, cinema Aluguel: locadores Frete: transportadoras Taxa de Serviço: bancos Mensalidade: universidades Honorários: profissionais liberais Título: clubes Comissão: corretores Diária: hotéis Tarifa: serviços públicos de abastecimento

Determinando o Custo Total de um Serviço Custos de Procura* Preço de Compra Custos Monetários Despesas Custos de Compra e Uso eventuais Custos Temporais Custos Físicos Custos Psicológicos Custos Sensoriais Acompanhamento necessário Custos Posteriores* Solução de problemas * Inclui as cinco categorias de custos

CUSTOS CUSTOS FIXOS Custos econômicos nos quais um fornecedor continuaria a incorrer mesmo que nenhum serviço fosse vendido. Tendem a incluir: Aluguel; Depreciação; Serviços públicos de abastecimento; Taxas; Seguros; Salários; Previdência Social; Pró-labore.

CUSTOS CUSTOS VARIÁVEIS Custos econômicos associados ao atendimento de um cliente adicional, tal como: Realização de uma transação bancária; Venda de uma poltrona em um trem/teatro; Atendimento de um hóspede extra para um pernoite em um hotel; Realização de mais um trabalho de reparo; CUSTOS SEMIVARIÁVEIS Representam despesas que se elevam ou decrescem de maneira gradativa à medida que aumenta ou diminui o volume de negócios. Ex.: Vôo extra p/atender demanda maior em uma rota específica. Contratação de funcionário para trabalhar em restaurante em fins de semana de muito movimento.

RMg = Variação RT/Variação Q RECEITA Receita Total: quantia total de dinheiro recebida pela venda de todas as unidades de um produto. RT = P x Q Receita Média: quantia média de dinheiro recebida pela venda de uma unidade de um produto. RMe = RT/Q Receita Marginal: mudança na receita total que resulta da venda de unidades adicionais de um produto. RMg = Variação RT/Variação Q

LUCRO Diferença positiva entre receitas totais e custos totais. Lucro = Receitas totais – Custos totais; Lucro = (Nº Unidades x Preço p/unidade) - CT Em que nível de vendas (e preço) a organização conseguirá o maior lucro?

Valor Líquido = (Benefícios – Custos) Tempo esforço Benefícios Percebidos Custos Percebidos

O Tripé dos Preços Estratégia de preços Competição Custos Valor para o cliente

Bases Alternativas para a Precificação Orientação pela Receita Busca de Lucro - maximizar o excedente ou alcançar a meta Cobrir custos Custos integralmente alocados; Custos de fornecer um determinado serviço; Custos progressivos de uma venda extra. Orientação pela capacidade Variar preços para equilibrar a demanda e a oferta. Orientação pela Demanda Maximizar a demanda para atingir uma meta de receita; Reconhecer diferenças de capacidade de pagamento nos segmentos; Oferecer métodos de pagamento que aumentem a probabilidade de compra.

Elasticidade de Preço Preço por unidade de serviço Di De De Di Quantidade de Unidades Demandadas De : A demanda é elástica ao preço. Pequenas mudanças no preço resultam em grandes mudanças na demanda Di : A demanda para o serviço é inelástica ao preço. Grandes mudanças no preço têm pequeno impacto na demanda.

Questões Sobre Preços Quanto cobrar? Qual a base dos preços? Quem deve cobrar? Onde o pagamento deve ser efetuado? Quando deve ser efetuado o pagamento? Como o pagamento deve ser efetuado? Como comunicar os preços?