INSTRUMENTOS DE GESTÃO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

GERENCIAMENTO DOS ESTOQUES
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional
Análise dos Estoques.
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
Dinâmica Intraorganizacional
O que é Capital de Giro?. Definições existentes: 1) Conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar); 2) Conjunto.
CURSO TÉCNICO EM SUPORTE E MANUTENÇÃO EM IMFORMÁTICA
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
TAREFA SEMANAL DE ESTUDO
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
Alguns conceitos e técnicas de gestão de estoque.
U07 Grupo 19V.
U07 19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli.
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Dinâmica intraorganizacional
Controle de estoques.
Capital de giro e gestão de ativos circulantes
Os fluxos associados ao tipo de Gestão de estoques
Unidade 07 Dinâmica intraorganizacional – Processo interno visando atender demanda externa.
Just in time.
Administração de caixa
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Aula 06.
Aula 13.
U07 – GESTÃO DE ESTOQUES.
Capital circulante liquido e
Perguntas O custo total de um estoque é o custo de aquisição mais o custo de envio. Um estoque é necessário quando o custo da falta de estoque é maior.
O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
1 Nível de Estoque CURVA DENTE DE SERRA A representação da movimentação (entrada e saída) de um item dentro de um sistema de estoque pode ser feita.
Aprendendo a montar sua empresa...
AFO II Administração Financeira e Orçamentária
Administração da produção
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Quantidade de Pedidos Exercícios
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
Estoques Unidade 7 .Fernando Dias de Moura
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
7 – CUSTOS LOGÍSTICOS Entre várias funções da logística, todos os custos são importantes, porém um custo chama a atenção, é exatamente o controle e a administração.
CONTROLADORIA Demonstração do Fluxo de Caixa DFC: Resenha de Artigo:
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II 3 Forma de Cálculo: C: Custo de Manter _Q_ x.
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
ESTOQUES.
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
ANÁLISE DE ESTOQUES.
Curva ABC Murilo Toledo.
ÍNDICE DE ATIVIDADES OU ROTATIVIDADE
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
Programação da Produção
Prof. Paulo Barreto  É a atividade da empresa que consiste em:  armazenar matérias primas e insumos diversos,  abastecer as linhas.
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 10 – 27/10/ Planejamento.
Prof. Paulo Barreto  Para se calcular o a quantidade de consumo entre o ponto de pedido e a entrega utiliza-se a seguinte fórmula:
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
Segue abaixo a estrutura do ativo circulante e do passivo circulante (em milhares de reais) da empresa Brasil Network: 1. (a) Qual o CCL da empresa? (b)
Revisão presencial administração financeira de curto prazo.
Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição
Financeiro - Análise Financeira
UNIDADE 2 GESTÃO DE ESTOQUES. NÍVEIS DE ESTOQUE CURVA DENTE DE SERRA Para que serve? Utilizada para representar a movimentação (entrada e saída) de um.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Introdução a Programação Aula 02 Jackson Eduardo
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
Demonstrações financeiras
Ciclo de conversão de caixa
Prof. Wesley Vieira Borges
Modelos de gestão de estoques.
Transcrição da apresentação:

INSTRUMENTOS DE GESTÃO:

Controle de estoque

Controle de estoque O estoque é um item que deve ser bem administrado dentro de uma organização, quando não administrado adequadamente, pode trazer sérios danos às finanças empresariais, pondo em risco a saúde financeira da empresa. Há executivos que não conseguem responder algumas perguntas ou, quando respondem, não tem certeza do que dizem. Você controla o seu estoque? Controle permanente ou periódico? Alguns executivos ainda administram os estoque no olhômetro e aí fica difícil responder àquelas perguntas. Você sabe qual o valor do seu estoque hoje? Se não sabem responder àquelas, imagine a esta? Ou então: Você sabe quantas unidades de cada produto existem hoje em seu estoque ? ou: Você sabe qual é o seu estoque mínimo ? ou ainda: Você sabe qual é o seu estoque máximo? A má administração dos estoques pode levar uma empresa a enfrentar sérios problemas financeiros, como a falta de Capital de Giro de qualidade que afeta em cheio o Fluxo de Caixa, obrigando o executivo a tomar capital de terceiros para honrar compromissos.

Gráfico:

Venda Média Mensal Corresponde à quantidade média de um item vendido em certo período de tempo. Venda Média Mensal = Soma das vendas no período / Meses do período Exemplo : Calculadora com Relógio Digital

Tempo de cobertura: É o tempo que se levará para repor um item no estoque, ou seja, desde que notamos que o item atingiu o estoque mínimo até sua reposição na prateleira. Dependendo do tipo de mercadoria ou a distância do fornecedor, este tempo poderá ser extremamente curto ou muito elástico. Gêneros alimentícios têm prazos curtíssimos enquanto que móveis e colchões demoram cerca de 45 dias. Exemplo : Tomamos como exemplo as calculadoras, digamos que estas demorem 45 dias para serem repostas.

Estoque mínimo: É a quantidade mínima de uma mercadoria em estoque, que serve de alerta para a necessidade de ser adquirido novo lote de mercadorias para o estoque, para que não falte a mesma no balcão. Seria a mesma coisa que um gatilho, ou seja, no momento que o estoque chegar naquela quantidade, o controlador do estoque deverá fazer um novo pedido para evitar a falta do item.

Fórmula estoque mínimo: ESTOQUE MÍNIMO = (Venda Média Mensal X Tempo de Cobertura) / 30 dias

Exemplo : Tomamos como exemplo as calculadoras ESTOQUE MÍNIMO = 96 Itens X 45 dias / 30 dias = 144 Itens

INTERPRETAÇÃO DO ESTOQUE MÍNIMO: Quando o estoque de calculadoras chegar à quantidade de 144 itens, o encarregado pelo controle deverá fazer um novo pedido de calculadoras pois, estas 144 calculadoras existentes no estoque somente suportarão por 45 dias, ou seja, a reposição do estoque de calculadoras demora 45 dias.

Estoque máximo: É o estoque máximo de cada item que estamos dispostos a bancar para que não prejudique a qualidade do Capital de Giro e também não afete o " Cash Flow " da empresa.

Fórmula de estoque máximo: ESTOQUE MÁXIMO = ESTOQUE MÍNIMO X 2 Exemplo : Tomamos como exemplo as calculadoras ESTOQUE MÁXIMO = 144 Itens X 2 = 288 Itens

INTERPRETAÇÃO DO ESTOQUE MÁXIMO DE CALCULADORAS : Seria desnecessário a empresa manter um estoque acima de 288 calculadoras, sabendo que a demanda média mensal deste item é de 96 calculadoras. Imaginemos se o administrador usa a prática de ter um estoque elevado para todos os itens ?

EXERCÍCIO: A EMPRESA “ BETA” COMERCIALIZAVA OS PRODUTOS “A” “B” “C” E “D” SENDO AS VENDAS MENSAIS E O TEMPO DE COBERTURA DESCRITO NA TABELA A SEGUIR: PEDE-SE ENCONTRAR O ESTOQUE MÁXIMO E MÍNIMO DE CADA PRODUTO

Resolvendo:

Giro de estoque: Este coeficiente nos informa quantas vezes giramos os estoques em função das vendas. Quanto mais girarmos os estoques, melhor para a empresa, significando que as mercadorias estão ficando pouco tempo nos estoques ou no balcão. Informações Necessárias: - Estoque Médio - Quantidade de Mercadorias Vendidas

ESTOQUE MÉDIO = ESTOQUE INICIAL + ESTOQUE FINAL / 2 ESTOQUE MÉDIO = (60 + 32) / 2 = 46 CALCULADORAS

Quantidade de merc. vendida QUANT. MERC. VENDIDA = EST. INICIAL + COMPRAS – EST. FINAL QUANT. MERC. VENDIDA = 60 + 97 - 32 QUANT. MERC. VENDIDA = 125 Itens

Giro de estoque: GIRO DO ESTOQUE = VENDAS / ESTOQUE MÉDIO GIRO DO ESTOQUE = 125 Itens / 46 Itens = 2,71 vezes

INTERPRETAÇÃO DO GIRO DO ESTOQUE DE CALCULADORAS Isso significa que conseguimos girar quase três vezes o nosso Estoque Médio de calculadoras no Mês de janeiro/2012

Exercício: CONSIDERANDO QUE A EMPRESA “BETA” POSSUIA OS SEGUINTES DADOS: PEDE-SE ENCONTRAR O ESTOQUE MÉDIO E O GIRO DE ESTOQUE PARA CADA PRODUTO

RESOLVENDO