Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEXTO: PERÍCIA PSICOLÓGICA JUDICIAL
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
DIREITO ADMINISTRATIVO
CRIME X DELITO X CONTRAVENÇÃO
PSICOLOGIA E DIREITO SÉC. XIX → PRIMAZIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO → TENTATIVA DE EXPLICAR OS COMPORTAMENTOS HUMANOS FRENOLOGIA - GALTON → INTERPRETAÇÃO.
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
PERICIA MÉDICA ARÉA DE ATUAÇÃO OU ESPECIALIDADE MARIO MOSCA FILHO
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PROFª Ma. MARTA MORGADO PEREIRA VALENTE
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA O DIREITO
EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: A-01 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
SOCIOLOGIA JURÍDICA OBJETIVO DA SOCIOLOGIA JURÍDICA SEGUNDO ÉMILE DURKHEIM: INVESTIGAR COMO AS REGRAS JURÍDICAS SE CONSTITUÍRAM; O MODO COMO AS NORMAS.
Classificação.
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
Psicologia Criminal.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
TENDÊNCIAS NO USO DA FORÇA POLICIAL NO BRASIL
Avaliação Técnica dos Presos
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
A NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO COM A REDE DE PROTEÇÃO E O SISTEMA DE JUSTIÇA
Desmistificando a Psicologia Organizacional
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
Aula 2 – O Campo da Psicologia Jurídica
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Profa. Renata H. S. Bueno)
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
Intituto de Ensino Jurídico Contraponto Curso de Criminologia
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
A Sociedade humana: generalidades
TITULO - I O DIREITO COMO CONDICIONANTE DA REALIDADE SOCIAL
Aula 2 Acesso à Justiça.
ASPECTOS JURÍDICOS RECENTES DA INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS
Psicologia Jurídica e sua interface com o Direito A psicologia Jurídica é uma disciplina que aplica a psicologia ao mundo legal forense. A Psicologia Jurídica.
Conceito/história/demanda/público alvo
Seminários de Ética, Professora: Marilda Castelar Alunas: Mona Lisa Viana Nathalie Correia Dispõe sobre a concessão do título de especialista para os profissionais.
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
CRIMINOLOGIA CRIME CRIMINOSO INTERDISCIPLINARIDADE VÍTIMA
►Itens Considerados: 1. Interação Social e o Direito ▪Influência do Direito sobre as demais manifestações sociais.
Curso de Atualização Núcleo Capez e Rede LFG
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
PSICOLOGIAS TRANSVERSAIS Tema: Psicologia Jurídica A Historia: No inicio século XIX Médicos foram chamados pelos juízes da época para desvendarem o ‘‘enigma’’
DIREITO E PSICOLOGIA AULA 1: O QUE É PSICOLOGIA?
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA
DIREITO PENAL PARTE GERAL I
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL
Questões éticas e panorama da Avaliação Psicológica no Brasil
Psicologia Jurídica no Brasil
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Primórdios da Psicologia Jurídica -1
Procedimento dos crimes de drogas
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, DIREITO PENAL INCLUSIVO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, DIREITO PENAL INCLUSIVO E COMPETÊNCIA.
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
PSICOLOGIA JURÍDICA Ciência aplicada aos diversos campos legais, desde a seleção de juízes até a compreensão e tratamento de criminosos, vítimas de delito,
Transcrição da apresentação:

Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar PSICOLOGIA JURÍDICA Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar

O que é Psicologia Jurídica? É um campo de investigação/ação do psicólogo especializado, cujo objeto de estudo é o comportamento dos atores do fato jurídico, no âmbito do Direito, da Lei e da Justiça (Jesus, 2001). Especialidade que desenvolve um grande e específico campo de relações entre o mundo do Direito e da Psicologia, nos aspectos teóricos, explicativos e de pesquisa, aplicação, avaliação e tratamento ( Colégio Oficial de Psicólogos, 1997).

As psicologias aplicadas à Justiça Psicologia Forense Criminologia Psicologia Penitenciária Psicologia Judicial (juízes, jurados e testemunhas) Psicologia Policial e Militar Mediação Familiar Vitimologia

Funções do Psicólogo Jurídico Avaliação e diagnóstico; Assessoramento como perito a órgãos judiciais; Intervenção: planejamento e realização de programas de prevenção, tratamento, reabilitação e integração de atores jurídicos na comunidade, no meio penitenciário – individualmente ou em grupo.

Formação e educação: seleção e treinamentos de profissionais do sistema legal; Comunicação: planejamento de campanhas de prevenção social contra a criminalidade; Pesquisa; Vitimologia: pesquisa e atendimento às vítimas de violência; Mediação: apresentar soluções negociadas para conflitos como alternativa à via legal, como meio de reduzir os danos emocionais dos envolvidos.

Legislação Resolução Nº 1400 (Redação Atualizada pela Resolução CFP Nº 02/01) Institui o título profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro. Art. 3º - As especialidades a serem concedidas são as seguintes: Psicologia Escolar / Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho Psicologia de Trânsito Psicologia Jurídica Psicologia do Esporte Psicologia Hospitalar Psicologia Clínica Psicopedagogia Psicomotricidade

Psicologia Jurídica - Histórico Antecedentes: O sentimento jurídico do estabelecimento de normas para o convívio comum conforme às regras e normas de conduta. Direito natural: princípios superiores e universais e eternos de justiça. Ihering (1877) defende a existência de direito Positivo, fonte do sentimento de justiça coletivo.

Psicologia Jurídica - Histórico Hausen (1792): A necessidade de conhecimento psicológico para julgar os delitos. Schaumann (1792): A idéia de uma Psicologia Criminal. Munch (1799): Influência da Psicologia Criminal sobre um Sistema de Direito Penal. Hoffbauer (1808): A Psicologia e suas principais aplicações à administração da Justiça.

Psicologia Jurídica - Histórico Em 1835 surgiu o Manual Sistemático de Psicologia Judicial. No final do séc. XIX o Direito se aproxima mais da Psicologia. Durkheim – anomia. Mead (1917) publica The Psychology of Punitive Justice.

Psicologia Jurídica - Histórico Laswell (1956): os juízes não são tão livres em suas decisões, sendo influenciados por componentes inconscientes. Na virada para o séc. XX a aproximação da Psicologia com a Fisiologia produz obras como: Psicopatologia Judicial e Psicologia Criminal.

Psicologia Jurídica - Histórico Lombroso transformou a Psicologia Criminal em Psicopatologia criminal, defendendo a relação entre as características físicas e a criminalidade. Mustenberg (1907) lançou a idéia de um teste de associação de palavras para ajudar a estabelecer a culpabilidade ou a inocência de acusados.

Psicologia Jurídica - Histórico Campos de investigação: sistemas de interrogatórios, os tipos de fatos delitivos, a detecção de falsos testemunhos, as amnésias simuladas, os testemunhos de crianças. Exames psicológicos legais, sistemas de justiça juvenil e estudos psicométricos.

Psicologia Jurídica - Histórico Na década de 50 o Psicólogo Forense é incorporado no sistema, como aquele que testifica utilizando os conhecimentos da Psicologia nos Tribunais. Os juristas utilizam os conhecimentos da Psicologia para:

Psicologia Jurídica - Histórico Traduzir os conceitos abstratos das leis em termos empíricos, operacionais. Apresentar, por meio de seus conceitos e técnicas, a realidade psicológica e social das decisões da justiça.