Comunicação Oral na Organizações Oficina de Comunicação Oral Prof. Danilo de Oliveira Sampaio – DER – danilosampaio@ufv.br oficina de comunicação oral 1
Comunicação Oral na Organizações Comunicar é PODER. A voz e a fala são ferramentas indispensáveis de relacionamento e promoção em organizações e na vida como um todo. A comunicação oral integra e promove o relacionamento nas organizações. Para se ter uma boa comunicação oral é fundamental o treinamento. oficina de comunicação oral 2
Comunicação Oral na Organizações A Comunicação é entendida como a transmissão de estímulos e respostas provocadas, através de um sistema completa ou parcialmente compartilhado. É todo o processo de transmissão e de troca de mensagens entre seres humanos. oficina de comunicação oral 3
Exercícios Iniciais EX. 1 (um voluntário) Leitura de texto: comunicação formal. Ata. EX. 2 (3 voluntários) Reunião: comunicação formal. Contexto. oficina de comunicação oral 4
Comunicação Oral na Organizações Comunicação Verbal: As dificuldades de comunicação ocorrem quando as palavras têm graus distintos de abstração e variedade de sentido. O significado das palavras não está nelas mesmas, mas nas pessoas (no repertório de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras) oficina de comunicação oral 5
Comunicação Oral na Organizações Comunicação Não-Verbal: As pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação. oficina de comunicação oral 6
Observações Importantes A oralidade é a melhor forma de comunicação nas organizações segundo especialistas. É importante uma política de Gestão de Pessoas flexível, que entenda e promova a comunicação interna organizacional. Transparência e agilidade das informações oficiais são essenciais para a eficácia da comunicação. oficina de comunicação oral 7
Em Discursos O ajuste dos tons emocionais e racionais dão destaque ao discurso de lideranças. “Olho no olho”. É necessário o conhecimento do tema do discurso. Postura e atitude Criatividade e poder de síntese Memória Bom vocabulário Bom jogo de palco (participação) Boa expressão corporal e entusiasmo oficina de comunicação oral 8
Em Discursos e Apresentações Certo ou errado? oficina de comunicação oral 9
Em Discursos e Apresentações Certo ou errado? oficina de comunicação oral 10
Em Discursos e Apresentações Certo ou errado? oficina de comunicação oral 11
Apoio Este profissional proporciona exercícios para a tonalidade da voz, amplitude da voz, proteção da voz... O Fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que atua na promoção, diagnóstico, orientação e tratamento da comunicação oral, escrita, voz e audição e funções de mastigação, deglutição e respiração. oficina de comunicação oral 12
Comunicação e Liderança A comunicação verbal (seleção dos vocábulos) e não-verbal (expressões corporais) devem ser sincronizados. O líder necessita conduzir o seu pessoal. Falar e estar presente é muito importante, e é neste momento que a comunicação oral mostra o seu valor. oficina de comunicação oral 13
Ferramentas da Comunicação Oral DICAS: Planeje sua fala. Evite modismos e palavras estrangeiras. Não omita letras (R e S). Olhe para a platéia. Exercite a voz (gargarejos) Esteja desprovido de contatos (caneta, papel). Use o diafragma. Não grite e não leia o slide. Tome água (hidrate-se). Dicção / articulação Ênfase Entonação Voz Projeção vocal Ressonância Respiração Altura da voz oficina de comunicação oral 14
Perigo da Falta do Controle da Comunicação Interna Se a organização não gerencia a comunicação interna, os próprios funcionários o fazem, criando a “rádio peão ou rádio corredor”. A organização deve promover encontros entre gerência e subordinados. oficina de comunicação oral 15
Perigo da Falta do Controle da Comunicação Interna A forma visual de comunicação deve ser explorada pela organização através de murais e informes. A forma escrita de comunicação deve ser incentivada, como jornais e manuais internos. A comunicação deve ser uma ferramenta de apoio. TV, e-mail, internet, intranet e rádio interna podem auxiliar a comunicação. oficina de comunicação oral 16
Exercício de Comunicação Oral Um voluntário. Cada um vai receber um texto o qual será apresentado a todos da sala. O tempo de no máximo dois minutos. Objetivo: verificar a comunicação verbal (oral, vocábulos, conhecimento prévio) e a comunicação não-verbal (gestos, expressões, postura). Resultado: avaliações a respeito. oficina de comunicação oral 17
Departamento de Economia Rural – DER - UFV FIM Obrigado danilosampaio@ufv.br Departamento de Economia Rural – DER - UFV oficina de comunicação oral 18