LOGÍSTICA Operador Logístico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Compras
Advertisements

Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Logística e Gerenciamento da
Guilherme Siqueira Simões
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Terceirização de Operações Logísticas.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Dinâmica intraorganizacional
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Universidade de Brasília
OPERADORES LOGÍSTICOS
Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões GRUPO C Amanda Stuckert Menezes (L411) Caeverton de Oliveira Camelo (L37) João.
Unidade 3 Grupo: 19W Luisa Marcus Vinícius Pâmela Patricia
Repensando da logística
Logística Supply Chain: gestão de fluxo físico de materiais que visa a integração das áreas relacionadas na cadeia produtiva, disposição e layout da armazenagem,
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Conceitos Básicos de Estoques
caso Excelsior: Administrando uma Indústria Têxtil em Expansão
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Centro de Distribuição Expedição
TI aplicada a Logística
ÁREAS DE APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Função da Administração:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA LOGISTICA REVERSA
Logística Planejamento e Programação Logística
Administração de Logística e Materiais
Logística Empresarial
Controle de estoque.
Iniciando na logística empresarial
P LANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGA : PRINCIPAIS DECISÕES Ramon, Henrique Borges, Yasmin e Rodrigo Veloso.
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
Este trabalho foi elaborado par a disciplina de TIC, no 10º ano, da turma A no ano de 2013/2014. Neste trabalho espero que aprendam sobre a importância.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Somos especialistas na informatização de médias e pequenas empresas e atuamos em todo o país. Nossos sistemas são completos e contam com todos os recursos.
GESTÃO DE ESTOQUES: ADMINISTRANDO OS ESTOQUES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística e Gerenciamento da
Pré-projeto Disciplina: Metodologia da Pesquisa Tecnológica
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Cadeia de Valor.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Suprimento Físico Prof. Lima.
Desafios da Logística Brasileira
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Logística Integrada Fabricante Fornecedor de Insumos Distribuidor
COMPRAS 0122.
1 TEMA O SISTEMA LOGÍSTICADESUPRIMENTOS 2 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS TRANSPORTE ESTOCAGEM PROC. PEDIDOS PRIMÁRIAS APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO.
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial. P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial Missão Prover soluções para maximizar a excelência operacional,
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
Ronald H. Ballou. Aos gerentes de logística e da cadeia de suprimentos de todo o mundo: Daniel 5:14 Tenho ouvido dizer a teu respeito...que a luz e o.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.
Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA Operador Logístico

Diferencial Competitivo e Logística O gerenciamento logístico eficiente, que pode proporcionar reduções expressivas de custo e agregação de valor a produtos e serviços é, na atualidade, um dos fatores estratégicos para a obtenção de diferencial competitivo.

Terceirização da Logística Muito embora a logística constitua hoje um fator estratégico de sucesso, diversas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços têm optado por terceirizar parte ou o todo de suas atividades logísticas.

Conceito de Operador Logístico Operador Logístico é uma empresa prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas nas várias fases da Cadeia de Abastecimento, que agrega valor aos produtos e serviços de seus clientes e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços de gestão de estoques, armazenagem e gestão de transportes. Fonte: "O Conceito de Operador Logístico". ABML – Associação Brasileira de Movimentação e Logística, Janeiro de 1999.

Outras Competências dos Operadores Logísticos Apurar sistematicamente os indicadores de desempenho adequados a cada fase de seus serviços. Competências adicionais constituem-se nos diferenciais entre os diversos operadores logísticos.

Fonte: COPPEAD

Atividades Relevantes na Gestão de Estoques Estabelecer a política de estoques com o cliente. Controlar e responsabilizar-se por quantidades. Utilizar técnicas modernas para acompanhar a evolução dos estoques em termos de quantidade e localização. Emitir relatórios periódicos. Garantir a rastreabilidade dos produtos.

Atividades Relevantes na Armazenagem Dispor de instalações adequadas com equipamentos de movimentação, armazenagem e outros. Receber e expedir. Dispor de Sistema de Administração de Armazéns (WMS), preferencialmente envolvendo código de barras, leitoras óticas e rádio freqüência. Realizar controle de qualidade nos processos. Possuir apólice de seguros para instalações e materiais. Cumprir exigências legais.

Atividades Relevantes na Gestão de Transportes Contratar ou realizar transportes. Manter valores de fretes competitivos. Qualificar e homologar transportadoras. Negociar o nível de serviço com a transportadora. Conferir e realizar o pagamento de fretes. Medir e controlar o desempenho das transportadoras. Emitir relatórios periódicos sobre nível de serviço.

Razões para Terceirizar Atividades Logísticas Manter foco no negócio principal (core business). Aumentar a flexibilidade do processo logístico. Reduzir custos. Aumentar a cobertura geográfica. Ingressar em canais e mercados não familiares ou ainda não conquistados. Substituir área de armazenagem por área de produção. Melhorar o atendimento ao cliente.

Critérios Básicos para a Seleção de um Operador Logístico Estabilidade financeira. Experiência e consistência. Equipamentos e instalações físicas. Métodos operacionais. Tecnologia de informação. Potencial de crescimento. Custos.

Formação dos Preços A forma de cobrança dos operadores logísticos pode ser: Porcentual sobre o valor das mercadorias operadas, que é de fácil execução pois não exige controle e registro das operações efetuadas. O operador trabalha com uma média dos seus custos; Soma de preços unitários, pré-acordados com o cliente, de todas as operações realizadas num determinado período. Essa forma exige o controle e registro das operações realizadas, sendo mais justa, porém mais complexa.

Atividades Logísticas ao Longo da Cadeia de Abastecimento Previsão de Vendas Planejamento da Produção Fornecedor Administração de Materiais Manufatura Distribuição Comércio Consumidor Atividades Logísticas Próprias da Administração de Materiais Atividades Logísticas da Administração de Materiais Junto à Manufatura Atividades Logísticas da Distribuição Junto à Manufatura Atividades Logísticas Próprias da Distribuição Atividades Logísticas da Distribuição Junto ao Cliente Atividades Logísticas da Distribuição Junto ao Consumidor

Formação do Contrato de Terceirização O sucesso da terceirização em logística depende fortemente de contratos cuidadosamente elaborados, que caracterizem de antemão as obrigações essenciais que cada que uma das partes deverá cumprir. Muito embora contratos, na sua forma final, devam ser preparados por advogados, é importante que as condições e características técnicas dos mesmos sejam elaborados por pessoal que estará diretamente envolvido com as operações e seu controle.

Pontos Essenciais na Formação do Contrato de Terceirização Características dos itens a serem operados e cuidados com os mesmos Quantidades envolvidas Freqüência das operações Nível de serviço exigido Preços e forma de cobrança Penalidades pelo não cumprimento das cláusulas Seguros

Maiores Empresas de Transportes do Brasil

Maiores Prestadores de Serviços Logísticos do Brasil

Maiores Empresas de Logística do Mundo Ano: 2003

Leia o artigo fornecido pelo professor