04/10/2005WOGE1 EXPERIÊNCIAS COM GRUPOS DE EMPRESAS SEDIADAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO VISANDO A MELHORIA DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO.

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Transcrição da apresentação:

04/10/2005WOGE1 EXPERIÊNCIAS COM GRUPOS DE EMPRESAS SEDIADAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO VISANDO A MELHORIA DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DE SOFTWARE Parceria RIOSOFT – COPPE - SEBRAE COPPE/UFRJ

04/10/2005WOGE2 COMO TUDO COMEÇOU 2002 –Pós-graduação para empresários –Pós-graduação para analistas de sistemas 2003 –Parceria com a COPPE/UFRJ –Processo QUALISOFT –TABA –10 empresas

04/10/2005WOGE3 E CONTINUOU –Parceria com a COPPE/UFRJ –Nova versão do Processo QUALISOFT –TABA –9 empresas

04/10/2005WOGE4 E CONTINUA –Parceria com a COPPE/UFRJ –Nova versão do Processo QUALISOFT dirigida para o Nível G do MPS.BR –TABA –6 empresas Duas empresas implementam o Nível F e preparam-se para o CMMI-L3

04/10/2005WOGE5 FATORES DE SUCESSO Parceria com a COPPE/UFRJ –Capacitação do pessoal das empresas –Utilização de consultores muito competentes, experientes e com conhecimento –Custos reduzidos –Entusiasmo e dedicação

04/10/2005WOGE6 FATORES DE SUCESSO Processo QUALISOFT –Baseado na ISO –Abrangente e consistente –Processo padrão da empresa –Especializações

04/10/2005WOGE7 FATORES DE SUCESSO TABA –Ferramentas de apoio a todos os processos –Pretinhos básicos –Nível 3 do CMMI (OPF e OPD) –Muito, muito conhecimento embutido –Em constante crescimento

04/10/2005WOGE8 DIFICULDADES Porte da empresa –muito pequena –muito grande Clientes da empresa –O cliente tem que ser do mesmo nível? Qualidade da mão-de-obra disponível Ambiente econômico

04/10/2005WOGE9 LIÇÕES APRENDIDAS Patrocinador –autoridade –visível Responsável pela qualidade –Tem que ser bom parceiro Capacitação do pessoal Grupo homogêneo de empresas

04/10/2005WOGE10 LIÇÕES APRENDIDAS Subsídio –É bom –É ruim Disponibilidade do consultor –Não deixar um projeto parar Metas factíveis –Nível desejado x maturidade inicial –Prazo

04/10/2005WOGE11 CASOS DE SUCESSO BL Informática –ISO 9001 –Nível F do MPS.BR –Prepara-se para o Nível 3 do CMMI MARLIN –Prepara-se para o Nível 3 do CMMI NASAJON –ISO 9001 –Prepara-se para o Nível G do MPS.BR ECOSISTEMAS –ISO 9001

04/10/2005WOGE12 QUESTÕES? Marcio Pecegueiro do Amaral Tel.: (21)