Informação - Conceitos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Contexto da Informação
Sistema Inteligente para Avaliação de Informações da Região Metropolitana de Curitiba ORBIS _MC Sonali Bedin Aline Nicolini Tania Bueno Hugo Hoeschl.
MACROECONOMIA.
Sistema de Informação Gerencial
AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Sistemas Empresariais Básicos
DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Mineração de Dados ou Descoberta de conhecimento em BDs
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Sistemas Empresariais Básicos
ECONOMIA EMPRESARIAL.
EMPREGO DA TECNOLOGIA: DIFERENCIAL COMPETITIVO
Planejamento Estratégico
Logística e Gerenciamento da
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Referencial Rumo à Excelência
Gestão do Conhecimento com WINISIS
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Introdução ao Composto de Marketing
Análise SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04
SIM - Sistema de Informações de Marketing
Departamento Jurídico-Financeiro
FTAD Formação Técnica em Administração
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Análise Fundamentalista
Análise fundamentalista de Ações
Função da Administração:
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap7.1 Administração de Tecnologia de Informação Criação de Empresas de Tecnologia de Informação CEUB-FATEC ACPD
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Sistemas de Informação
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
Objetivos Apresentar a estrutura dos demonstrativos econômico-financeiros. Identificar as funções da Contabilidade Financeira. Analisar as demonstrações.
Sistemas de Informações de RH
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. “A CNAE-Fiscal como ferramenta gerencial e de planejamento estratégico na Administração Tributária”
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
PREMISSAS PARA REVISÃO DA PLANILHA
Diagnóstico Organizacional
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Logística e Gerenciamento da
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Sistema de Informações Gerenciais
Processos - I. © 2002 Wilson de Pádua Paula Filho Processos - I O que é Engenharia de Software Computador: problema ou solução? Enunciar os problemas.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 1
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
Administração Financeira e Orçamentária I
PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA EM MARKETING
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

Informação - Conceitos Dados Elementos básicos, em estado bruto, coletados, armazenados e tratados para a obtenção de Informações. Informação Resultado do tratamento de dados com critérios definidos, com o objetivo de caracterizar e explicitar um elemento, um fato ou uma situação. Tratamento de Dados Ações coordenadas sobre dados pesquisados e coletados, referentes a deteminado elemento, fato ou situação, com a finalidade de obter informações para maior conhecimento sobre o mesmo. Conhecimento Estado de esclarecimento sobre um elemento, fato ou situação, obtido mediante o domínio, relacionamento e interpretação de informações a respeito do mesmo.

Ações de tratamento de dados Pesquisa Busca sistemática de fontes de dados desejados Coleta Obtenção e captura dos dados desejados Armazenamento Registro ordenado dos dados em um meio adequado Seleção Filtragem da massa de registros armazenados para a escolha restrita a dados com determinados requisitos Classificação Ordenação dos registros selecionados sob determinado critério (agrupada ou sequencial ). Recuperação e disseminação da informação Extração, envio e exposição de Informações, em meios, formatos e conteúdos definidos, obtidas através de ações e operações sobre os dados armazenados, aos usuários finais.

Ciclo de Utilização da Informação Novos dados Dados Informações Interpretação Conhecimento Decisão Ação Relacionamento Tratamento - SIG Sistema de Informação Gerencial

Exemplos de Informações para Gestão Análise da Conjuntura e Ambiente: Demografia: Região, faixas etárias, níveis de renda Indicadores Econômicos: Produção por setor, PIB, Renda p/Capita Indicadores Sociais: Escolaridade, Saúde, Qualidade de vida, Agrupamento Tecnologia: Obsolescência, P&D, Novos Produtos Geopolítica e Legais: Regime e estabilidade política, políticas desenvolvimento social, desenvolvimento regional/setorial, regimes tributários,legislações ambientais Análise da Concorrência: Produtos/serviços concorrentes ; diretos/indiretos Preços, qualidade, evolução Participação de Mercado Estratégias: níveis produtos, propaganda e promoções Monitoração de Indicadores de Desempenho: Volume de Negócios: geral, região, un.negócios, produto Mercado: Esforços de Mkt X Vendas realizadas Financeiros: patr.líquido, liqu.seca/corrente/geral, ativo circ., endividamento, lucro bruto, líquido, margens de contrib. Produção Porte e Capacidade: cap.prod.instal./utiliz., nºfunc., equips. Qualidade RH: Desenvolvimento, Produtividade, Rotatividade, Aprendizagem Acompanhamento de Objetivos, Metas, Projetos e geração de NOVAS IDÉIAS