Planejamento e Controle de Qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do conceito da qualidade
Advertisements

Qualidade A busca da excelência
Qualidade em Serviços 1.
Inovação e Criatividade
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Método de Análise e Solução de Problemas - MASP
COMO DEFINIR QUALIDADE?
Era do controle estatístico
Competitividade, Produtividade e Qualidade
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
Kaoru Ishikawa - Japonês ( Aproximadamente 1943 )
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
CUSTEIO DA QUALIDADE: MENSURAÇÃO E CONTROLE
Os processos de gerenciamento
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
CAUSAS POTENCIAIS DAS FALHAS ORGANIZACIONAIS.
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Gurus - Demming A Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de.
Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Organização Industrial
O que é ? Por que é tão importante ?
Alguns Dados Uma Organização com bom desempenho gasta 80% de seu esforço na prevenção de problemas, enquanto uma Organização de baixo desempenho gasta.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade, economicidade e adaptabilidade Aula 2.
Revisão 2 b.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
U01 Grupo 19X.
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
NOVAS CONFIGURAÇÕES e FILOSOFIAS ORGANIZACIONAIS
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
MÉTODOS ESTATÍSTICOS Gerenciamento da Qualidade
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
Lavratti.com Slide 1/9 Administração da Qualidade Correlatos da Qualidade Medidas de desempenho empresarial que estão ligadas à Qualidade: Preço Propaganda.
Professor Roberto César
A evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade
Conceito de Processo A realização de qualquer ação (fim, resultado) é precedido por uma seqüência de ações (causas). É um conjunto de causas que produz.
MATRIZ IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Garantia de Qualidade Qualidade na Interface Compras/Vendas
Administração da Produção
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
QUALIDADE.
Profª Claudia Pedro Corrêa
Professor Eliomar B. Furquim Maio/2012
BENCHMARKING.
Planejamento e controle de qualidade
“Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.” Aristóteles.
Gerenciamento de Qualidade
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Produção Qualidade SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall, O planejamento.
TQM “Total Quality Management”
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira PROJETOS EM ADMINISTRAÇÃO
Avaliação da qualidade
Conceitos e Sistemas de Gestão da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
BENCHMARKING.
Disciplina: Garantia da Qualidade - GQ
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Qualidade e Produtividade Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade Aula 1.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
Gestão Avançada com Foco na Qualidade
Contabilidade Gerencial
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Conceitos Estratégias
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o GESTÃO DA QUALIDADE Sumário do Capítulo Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill.
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Controle de Qualidade Planejamento e Controle da Qualidade Fornecimento de produtos e serviços Demanda de produtos e serviços A qualidade dos produtos e serviços que a operação produz Consumidores da operação produtiva Recursos da Produção Possetti/2005 Adm.produção/logística

Adm.produção/logística O QUE É QUALIDADE? Lucratividade: maiores receitas e menores custos A função operações deve garantir bens e serviços para consumidores externos e internos “Qualidade é consistente conformidade com as expectativas dos consumidores”. Possetti/2005 Adm.produção/logística

Abordagem transcendental Qualidade é sinônimo de excelência inata. Exemplos: Rolls Royce, Rolex, MontBlanc Possetti/2005 Adm.produção/logística

Abordagem baseada em Manufatura Fazer produtos ou proporcionar serviços que estão livres de erros que correspondem precisamente às especificações de projeto. Possetti/2005 Adm.produção/logística

Abordagem baseada no usuário O produto ou serviço está adequado a seu propósito. Possetti/2005 Adm.produção/logística

Abordagem baseada no Produto A qualidade é um conjunto mensurável e preciso de características, que são requeridas para satisfazer o consumidor. Possetti/2005 Adm.produção/logística

Abordagem baseada em Valor Vai além da manufatura, define qualidade em termos de custo e preço. Possetti/2005 Adm.produção/logística

Conciliando as visões de qualidade da operação e do consumidor Expectativas dos consumidores respectivamente ao produto ou serviço Percepções dos consumidores relativamente ao produto ou serviço Qualidade percebida Possetti/2005 Adm.produção/logística

Expectativa > Percepção a qualidade percebida é pobre Lacuna Expectativas dos consumidores relativamente ao produto ou serviço Percepções dos consumidores relativamente ao produto ou serviço Possetti/2005 Adm.produção/logística

Expectativas < Percepções a qualidade percebida é boa Percepções dos consumidores relativamente ao produto ou serviço Lacuna Expectativas dos consumidores ao produto ou serviço Possetti/2005 Adm.produção/logística

Expectativas = Percepções a qualidade percebida é aceitável Expectativas dos consumidores relativamente ao produto ou serviço Percepções dos consumidores relativamente ao produto ou serviço Possetti/2005 Adm.produção/logística

Adm.produção/logística GURUS DA QUALIDADE Armand Feigenbaum Edward Deming Joseph Juran Kaoru Ishikawa Genichi Taguchi Phillip Crosby Possetti/2005 Adm.produção/logística

Adm.produção/logística PRÊMIOS DA QUALIDADE Prêmio Deming Prêmio Nacional da Qualidade Malcolm Baldrige Prêmio Europeu de Qualidade Possetti/2005 Adm.produção/logística

QUALIDADE TOTAL EM SERVIÇOS Todos na organização têm algo a contribuir para a qualidade percebida pelo cliente; Todos os custos relacionados com qualidade devem ser envolvidos nas análises; Todo esforço bem direcionado de melhoria em qualidade repercute na competitividade; Há sempre uma forma melhor de fazer as coisas; A qualidade deve ser construída ao longo do processo e não apenas verificada no final. Possetti/2005 Adm.produção/logística

Adm.produção/logística CUSTOS DA QUALIDADE CUSTOS DE PREVENÇÃO CUSTOS DE INSPEÇÃO CUSTOS DE FALHAS INTERNAS CUSTOS DE FALHAS EXTERNAS Possetti/2005 Adm.produção/logística

Adm.produção/logística CICLO PDCA PLANEJAR MELHORIA IMPLANTAR MELHORIA IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADE DE MELHORIA ANÁLISE DO PROCESSO GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS PLANOS DE AÇÃO E IMPLANTAÇÃO MEDIR DESEMPENHO ATUAL ENVOLVER PESSOAS IMPLANTAR ALTERAÇÃO DE PROCESSO D do P plan A act C check AÇÃO A SER DISPARADA AVALIAR MELHORIA SE MELHORIA FOI SUCESSO, PADRONIZA E NORMATIZA SE MELHORIA NÃO FOI SUCESSO, SE REINICIA O CICLO MEDIR DESEMPENHO APÓS MELHORIA AVALIAR DESEMPENHO APÓS MELHORIA Possetti/2005 Adm.produção/logística

Adm.produção/logística BENCHMARKING Usado pela função produção para revitalizar-se comparando suas características, conjuntos e componentes de seus produtos com os dos concorrentes. Aplica-se às áreas de manufatura, compras e marketing. Utilizado pela área de serviços. Possetti/2005 Adm.produção/logística

Adm.produção/logística BENCHMARKING Interno Externo Não competitivo Competitivo Desempenho Práticas Possetti/2005 Adm.produção/logística

DIAGRAMA CAUSA-EFEITO Ajudam a pesquisar as raízes do problema. O que, onde, como e por que? Coloque o problema na caixa “efeito” Identifique as causas em categorias como: máquina, mão-de-obra, material, métodos e dinheiro. Através de discussão, busque causas potenciais. Registre as causas e discuta. Possetti/2005 Adm.produção/logística