FUNDAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARANÁ - FESP Curso Administração – 4º Ano Prof. Érico Oda CÓDIGO PADRÃO Matricula CEI EQUIPE: ANDRÉ DUCCI FAUSTO STAUB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

INTRODUÇÃO  O cartão de CPF é o documento que identifica o contribuinte pessoa física perante a Secretaria da Receita Federal (SRF). O CPF armazena as.
A FORMA SEGURA DE NAVEGAR NA REDE
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Proposta de novo modelo de Reconhecimento de Direito do Benefício por Incapacidade 1.
APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
CÓDIGO PADRÃO SINTEGRA – INSCRIÇÃO ESTADUAL. EQUIPE Cleverson Ferreira Danielle Angelo Juliana Cintra Karina Cunha Patrícia Santiago.
CNPJ - CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA
CNPJ- CADASTRO PADRÃO Equipe: Luciana Quintino da Silva
CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA
CÓDIGO PADRÃO – CNPJ.
CNPJ Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
SIMPLES NACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE.
SELO FISCAL DE AUTENTICIDADE DUPLO
Seminário sobre regime de previdência complementar do servidor público IPREM – São Paulo – A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO.
“SEMINÁRIO REGIONAL DO SIMPLES NACIONAL”
Cadastramento, Qualificação e Monitoria de Fornecedores
CENSO DO INSS RECADASTRAMENTO
SISOBRA CONSTRUÇÃO CIVIL.
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
MÓDULO IV PREVIDÊNCIA SOCIAL : Estrutura e Funcionamento
Apresentação: Prof. Sonya Barbosa
DIOPS X-PRESS FLUXO DE CAIXA MENSAL
Regularização de Obra de Construção Civil
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
Nota Fiscal Paulista, NFe e NFe Serviço
Formulação de Exigências
SPED – Apresentação Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa.
1 Brasília, 03 de junho de 2013 Cadastros de Informações Previdenciárias.
Instrutor: (a) Cibele Faria
Mudanças trazidas pelo eSocial
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Prestação de Contas de Viagens
Quem, quando, quanto, como fazer??
PASSOS PARA O ABERTURA E ENCERRAMENTO DE UMA EMPRESA
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Certificação na Secretaria da Receita Federal
Certificado de Regularidade do FGTS – CRF
Daiana Barbosa da Silva Lopes Roseli Lopes Candido dos Santos
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
Lei nº , de 19 de julho de 2013 Art. 7o Até 31 de dezembro de 2014, contribuirão sobre o valor da receita bruta, excluídas as vendas canceladas e.
Programa Nacional de Gestão Plena Previdenciária GPP.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
CPF EQUIPE: ANGELINA ALVES RODRIGUES DE ABREU ARIELE NERES FERREIRA
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
SUPERINTENDÊNCIA DE ARRECADAÇÃO E INFORMAÇÕES FISCAIS
Finalidade do Cadastro:
APROVE CONSULTORIAS LTDA. Não Cumulatividade da Cofins Lei de
CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL
Os Novos Marcos Regulatórios
Lei nº /09 - Algumas inovações Ricardo Lodi Ribeiro.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PARCELAMENTO INCENTIVADO
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência Prof.Nelson Guerra - Ano 2013 Londrina(PR) – Maringá(PR)
Sávio Mespollet Perdigão Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
CPF (Cadastro de Pessoa Física)
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
DO SUJEITO PASSIVO - EMPRESA
EQUIPE BRUNO PACHECO CRISTIANO TOKUMI ELAINE DE OLIVEIRA FELIPE DA ROCHA JANE DE FARIA JOSÉ CAVALCANTE.
SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTRO E LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS, PRODUTORES RURAIS E MICROEMPREENDEDORES.
CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA – CNPJ
NOVAS CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL
EQUIPE ANDRÉ TOCARSKI FERNANDA RODRIGUES HELEN TIENE JOELTON CRISTO
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
DIFERENÇA ENTRE PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA
Transcrição da apresentação:

FUNDAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARANÁ - FESP Curso Administração – 4º Ano Prof. Érico Oda CÓDIGO PADRÃO Matricula CEI EQUIPE: ANDRÉ DUCCI FAUSTO STAUB FABIO STELLE LUCIANO MIRANDA LUIZ GRETZ SILMARA SILVINO

OBJETIVO DO TRABALHO Proporcionar maior entendimento sobre o Código Padrão escolhido, o CEI (Cadastro Específico do INSS), bem como sua utilização, explicar sua estrutura exemplificando sua finalidade e os benefícios proporcionados por essa tecnologia de controle.

CÓDIGO PADRÃO, O QUE É? É uma representação numérica, com agrupamentos e função específicas. O Código Padrão é utilizado em quaisquer ramos de atividade, para assegurar o controle e acompanhamento dos processos.

ONDE ENCONTRAMOS O CÓDIGO PADRÃO? Nos processos relativos a tributos; encargos; identificação de pessoa jurídica ou física nos âmbitos federais, estaduais e municipais, empresas, etc.

CÓDIGO PADRÃO CEI: FUNÇÃO Este Código Padrão é responsável por legalizar o fato gerador de contribuição de tributos do FGTS e também do Seguro Social. É uma obrigatoriedade legal das empresas e equiparadas, isto é: para fundações, associações, profissionais liberais, autônomos, inclusive para pessoa física quando ocorrer uma relação de trabalho de qualquer atividade.

HISTÓRICO A Matrícula CEI é um Código que regulariza as informações e o recolhimento dos tributos do INSS e FGTS, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. A Matrícula CEI tem origem na Lei n•. 8.212/1991 da Organização da Seguridade Social e suas alterações suplementares. (Instrução Normativa, Decretos, Regulamentos, Manuais) No caso das empresas de construção civil a matrícula CEI é obrigatória.

ESTRUTURA E SIGNIFICADO DO CÓDIGO Ex.:11.367.12345/65   GRUPOS DIGÍTOS 1º GRUPO Os dois primeiros algarismos da esquerda identificam a unidade da Federação. Ex.: 11 (MG) 2º GRUPO Os três algarismos identificam o Município. 3º GRUPO Os cincos algarismos subseqüentes identificam o número de ordem da matrícula, por atividade dentro do município. 4º GRUPO Os dois últimos algarismos após a barra identificam a Atividade/Contribuinte e Dígito Verificador. Este dígito tem a função de reconhecer os demais algarismos do código.  

CÓDIGO DE ATIVIDADES DO CEI CODIGO 6 Obra de construção civil particular realizada sob a administração direta de pessoa física. CÓDIGO 7 Obra de sua propriedade ou de terceiros executada no todo ou em parte por empresa de construção civil: -         obra de propriedade de pessoa jurídica não construtora, ou condomínio. executado sob sua responsabilidade. -         obra de construção de ferrovia e assemelhados. CÓDIGO 8 Produtor rural pessoa física -         equiparado a trabalhador autônomo. -         Segurado especial que vender seus produtos no varejo diretamente a consumidor ou adquirente no exterior. -         Empregador rural.

ABRANGÊNCIA A Matricula CEI, por regular um tributo federal abrange todo o território nacional. Por meio de sistema eletrônico (SEFIP 8.2) os orgãos Caixa Economica Federal e Intituto Nacional da Seguridade Social simultaneamente recebem as informações atreladas a Matricula CEI para os devidos recolhimentos.

FISCO PREVIDENCIÁRIO A forma de fiscalização é proporcionada pelo DATAPREV que lê a Matrícula CEI e identifica todas as informações cruzando as mesmas com os recolhimentos efetuados. O contribuinte pode acompanhar a situação da Matricula CEI pela INTERNET no site www.previdenciasocial.gov.br utilizando Matrícula ou CNPJ desejado. O sistema demonstrará o resultado da pesquisa conforme exemplo a seguir apresentado.

Consulta Regularidades Junto ao Fisco Previdenciário ACOMPANHAMENTO ELETRÔNICO O contribuinte pode acompanhar a situação da matricula CEI pela INTERNET no site www.previdenciasocial.gov.br utilizando a matricula ou CNPJ desejado, o sistema demonstrará o resultado da pesquisa conforme exemplo abaixo descrito:   Consulta Regularidades Junto ao Fisco Previdenciário UARP: 14.0.01.06.0 - AGENCIA DA PREVIDENCIA SOCIAL CURITIBA CGC: 75.120.279/0001-46 NOME: THA INCORPORACOES IMOBILIARIAS LTDA ============================================================ SITUACAO: 01 - NORMAL DATA: 01/07/1998 D.INICIO ATIV.: 01/01/1973 DIV GFIP: 02/2006 5.655,31 ULTIMA FISCALIZACAO: 09/1990 ------------------------------------------------------------------------------- CEI: 50.016.12967/72 SITUACAO: 01 - NORMAL DATA: 26/11/2004 D.INICIO ATIV.: 03/11/2004 DIV GFIP: 02/2006 2.812,53 ULTIMA FISCALIZACAO: 00/0000

FLUXOGRAMA CEI - OBRA PESSOA JURÍDICA   Inscrição da Obra SEFIP 8.2 INSS CEF PAGAMENTOS BAIXA Guarda 30 Anos  

MATRICULA CEI

CONCLUSÃO Conclui-se que a matricula CEI trata-se de um código padrão utilizado com sucesso pela sociedade, e também que este código é de extrema importância para os beneficiados do FGTS e dos segurados do INSS, portanto esta tecnologia é indispensável para manter o bom funcionamento de recolhimentos dos referidos tributos.