PIAGET.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Advertisements

Jean Piaget (1896 – 1980).
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Teorias do Desenvolvimento
O que é inteligência ? TAI – 2010 Emanuel Wagner.
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
Competência – Comunicação Escrita
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
A Epistemologia genética de Jean Piaget
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
Formação Docente Aula 07.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Concepções de Aprendizagem.
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Aprendizagem e Desenvolvimento
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Está sujeita a três elementos fundamentais:
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
EDUCAÇÃO ESPECAL EM TÓPICOS Aluna: Virginia Rabello Cabral
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
1.Contribuições de Piaget para a educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Jean Piaget (Neuchâtel, 9/08/1896 – Genebra, 16/09/1980)
Estágios de desenvolvimento
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Teorias de Aprendizagem
Desenvolvimento psicológico – construtivismo: Piaget (parte 1)
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Teorias da Aprendizagem
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Transcrição da apresentação:

PIAGET

Construtivismo por Piaget O construtivismo por PIAGET procura explicar o aparecimento de inovações, mudanças e transformações qualitativas, que surgem no percurso do desenvolvimento intelectual e os mecanismos responsáveis pelo dinamismo dessas transformações são também objeto de estudo desta teoria construtivista, sendo a psicologia do desenvolvimento o elo entre filosofia e biologia (epistemológica)

Conjunto em Construção O construtivismo será a solução e o estudo o ganho de conhecimento através do desenvolvimento como argumento de Piaget. Estruturas cognitivas do conhecimento que são produtos do ganho de conhecimento através do funcionamento intelectual.

Relação Ser Vivo / Ambiente Só assimilamos do meio ambiente aquilo que corresponde a necessidade do organismo. Violência, deficiência provocada pela frustração. Inteligência caminha para obter soluções cada vez mais rápidas e mais eficientes

Desequilíbrio Domínio das partes sobre o todo, sendo estas partes do todo, isto é, o todo é composto pelas partes(Gestalt) Contínuo processo de equilibração gerado pelo desequilíbrio leva a construção do conhecimento Educar é provocar desequilíbrios adequados ao nível de desenvolvimento e a mente deve estar preparada para receber o estimulo.

Adaptação ao Conhecimento Prévio Se existe uma inteligência previa a aquisição da linguagem , então não é esta a ultima origem da lógica ,procurando a no senso motor. Método da investigação da tese. Dados concretos que permitam a manipulação e o levantamento de hipóteses a serem verificadas. Cada forma nova de estrutura cognitiva representa um acréscimo qualitativo e quantitativo no desenvolvimento.

Assimilação Construção das estruturas mentais a partir das ações sócios motores

Acomodação A assimilação e a acomodação são conceitualmente estruturas opostas e complementares. Incorporação de dados,

Equilíbrio Equilibração destino ou horizonte do desenvolvimento. A criatividade como exercício da inteligência levando ao equilíbrio. Após o entendimento ,assimilação do conhecimento e acomodação do mesmo ,temos o aprimoramento levando ao desequilíbrio através da experiência, que leva a competência e habilidades.

Desenvolvimento das Competência e Habilidades A capacidade para a vida do cotidiano A experiência adquirida levando ao sucesso e combatendo a frustração e a violência. Aprimoramento do individuo como um todo .