Pesquisa Estatística. Nível de Satisfação dos Alunos de ADM-

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Transcrição da apresentação:

Pesquisa Estatística. Nível de Satisfação dos Alunos de ADM- Habilitação em Comércio Exterior – URI Campus de Santo Ângelo

INTRODUÇÃO A presente pesquisa estatística aqui apresentada, foi realizada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI – Santo Ângelo, com o objetivo de tornar claro o nível de satisfação dos alunos do curso de Administração com Habilitação em Comércio Exterior desta mesma Instituição. Foram abordados 152 alunos, de um total de 176 alunos matriculados, cálculo realizado com margem de erro de 3%, para mais ou para menos. Destes 152 alunos, 37 pertencem ao 1º semestre do curso, 36 alunos pertencem ao 3º semestre, do 5º semestre responderam ao questionário 23 alunos, 30 do 7º semestre e 26 alunos do 9º semestre.

OBJETIVOS Objetivo Geral: Esta pesquisa tem como objetivo principal. Identificar e tornar claro o nível de satisfação dos alunos do Curso de Administração – Habilitação em Comércio Exterior da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI / Campus de Santo Ângelo. Objetivos Específicos: Estudar o nível de satisfação dos alunos entrevistados; Promover Projeto de extensão entre a URI e a UFSM; Avaliar o interesse dos Alunos em concluir o Curso Avaliar as perspectivas dos Alunos para o futuro na área de Comércio Exterior

METODOLOGIA Apresentaremos a seguir o método utilizado para a condução da pesquisa. Método da Pesquisa : Para a classificação da pesquisa, tomou-se como base a taxionomia apresentada por VERGARA (1998), que a qualifica em relação a dois aspectos: Quanto aos fins e quanto aos meios . Quanto aos fins, a pesquisa é de natureza exploratória. A investigação exploratória é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado (VERGARA 1998; HOPPEN et alii,1996). A pesquisa Exploratória é adequada ao trabalho em questão porque realizou um levantamento do nível de satisfação dos Alunos, sobre o Curso de Administração – Habilitação em Comércio Exterior da URI – Campus de Santo Ângelo. Quanto aos meios utilizados, a pesquisa se baseou em informações coletadas através de questionários que foram aplicados aos Alunos do Curso.

DEFINIÇÃO DO UNIVERSO E AMOSTRA : O universo da pesquisa concentrou-se nos Alunos do Curso de Administração – Habilitação em Comércio exterior, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus de Santo Ângelo. A AMOSTRA Alunos do Curso de Administração – COMEX COLETA DE DADOS Os dados e informações foram coletados através de: Pesquisa de campo realizada através de aplicação de questionário para os Alunos do Curso.

DESENVOLVIMENTO REFERENCIAL TEÓRICO     REFERENCIAL TEÓRICO O Comércio Exterior assume posição estratégica à medida que se observa a abertura econômica do país. O Curso de Administração-Comércio Exterior da URI tem como objetivo a formação de profissionais capacitados para gerenciar empresas públicas e privadas, podendo atuar como planejadores de estratégias organizacionais e competitivas ou como assessores e consultores nos negócios internacionais. Visa oferecer aos alunos conhecimentos de Administração e da área específica de Comércio Exterior, que lhes possibilitem tomar decisões precisas, na velocidade que o mundo globalizado exige e com visão holística dos assuntos nacionais e internacionais. A formação de um profissional voltado à realidade regional, nacional e internacional, é complementada através de viagens de estudos, seminários, palestras, bem como de estágios em empresas que realizam comercializações internacionais e vivência prática no Escritório de Negócios Internacionais. Cursou seu 1º ano a primeira turma de Administração, habilitação em Comércio Exterior da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI no ano de 1998, sendo realizada a primeira formatura deste mesmo curso no ano de 2002.

RESULTADOS DA PESQUISA Homens e Mulheres do Curso de Comex/ URI – Santo Ângelo

Onde Residem os Universitários de Comex da URI – Sto. Ângelo

Alunos que exercem alguma atividade profissional

Com quem residem os acadêmicos:

Qual o Semestre dos Alunos Entrevistados

Opinião do Universitário sobre o Curso

Os Alunos indicariam o Curso a algum amigo?

O que os levaram a optar pelo Curso

Qual a pretensão dos Acadêmicos

Perspectiva dos alunos para atuarem na área

Os alunos conhecem a TRADE da Universidade?

Na visão dos Alunos, a TRADE tem alguma utilidade?

CONCLUSÃO     Ao final do trabalho aqui apresentado gostaríamos de agradecer a presença do Prof. Adriano Mendonça Souza (UFSM), por proporcionar este Projeto de extensão URI-UFSM e a Profª Gilvete Lírio, por nos dar a oportunidade de realizarmos essa pesquisa, que além de nos informar o nível de satisfação dos alunos, também contribuiu para revelar as expectativas dos alunos que responderam o questionário, pois muitos deles, disseram que o assunto era muito interessante, pois era uma forma de os alunos se expressarem, e também de pedir algumas melhorias, não somente no curso como na própria Universidade. Após estudarmos todas as respostas, concluímos que a maioria dos acadêmicos do Curso de Administração com habilitação em Comércio Exterior da URI – Sto Ângelo, são mulheres um total de 53%, vivem em Santo Ângelo 59% e são solteiros (71%). 66% dos entrevistados têm algum vínculo empregatício, e 56% deles moram com os pais. A maioria deles (47%) está entre o primeiro e o terceiro semestre e escolheu o curso por opção própria (84%). Mais especificamente sobre o nível de satisfação, 47% acham que o curso é regular, 86% pretendem continuar cursando e se formar, 81% dos estudantes indicaria o curso para algum amigo e 60% têm uma expectativa boa para trabalhar nesta área no futuro (quando formado), apesar de 90% deles não conhecer ninguém formado e atuando nesta área. Sobre a TRADE que funciona na Universidade, 53% dos acadêmicos a conhecem e 61% deles acham que ela não tem nenhuma utilidade.

Alunos: Letícia Marasca Manoel Froes Jr Mareliz Mulinari Profª : Gilvete Lírio Curso : Administração- COMEX.