ETNIA ALEMÃ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diversidade Cultural.
Advertisements

Trabalho De Sociologia.
Natal.
ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI
ETNIA ESPANHOLA.
ETNIA AFRICANA. ETNIA AFRICANA Originário da África, eram principalmente agricultores, criadores de gado, técnicos de mineração, artífices. Não puderam.
ETNIA POLONESA.
ETNIA ITALIANA.
luz + luz (Nuron alaa Nûr) palavras do Alcorão Sagrado
ESTADO DE MATO GROSSO.
Escócia Trabalho elaborado por: -Carlos Costa nº5 -Eva Santos nº8
Imigrantes... Italianos Léo e Bruno T41 Professora Marceli.
Imigrantes Alemães Prof: Marceli T. 43 Laura e Sarah.
Imigrantes Alemães Laura e Turma:41 Marina
Imigrantes alemães T:43 Lucca & Eduardo Prof: Marceli.
Profe Marceli Imigrantes Italianos
Viagem para a Europa.
CULINÁRIA BRASILEIRA.
Alemães Turma 42 Professora Marceli Anita, Luísa e Rafaela k.
COMO ENTUPIR AS ARTÉRIAS: PASSO A PASSO
Imigrantes Alemães Prof. Marceli T.41 Giovana E Mariana.
IMIGRANTES ITALIANOS Prof. Marceli Turma 42 Mari & Lari !
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
Imigrantes Alemães Gabriel E enrico Turma: 42 Professora Marceli.
IMIGRANTES ALEMÃES Gibran e Maria Antonia Turma 43
A origem da Cultura Brasileira.
Escola M. E. F. Maria Quitéria
Imigrantes Alemães Vitor E Henrique Turma:41
Imigrantes italianos Giovanna e Sofia Turma 42 Professora marceli.
Imigrantes Alemães Ana Laura Turma: 42 Marceli.
IMIGRANTES ALEMÃES PROFESSORA: MARCELI TURMA 42 DUDU E LORENZO.
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
A Festa do Senhor da Serra A Capela onde se realiza a missa: por ser muito pequena as pessoas assistem à missa no largo.
Imigrantes Alemães Prof. Marceli Lívia e Laura M. T.41.
IMIGRANTES ITALIANOS PROFESSORA MARCELI DIEGO fernando TURMA 42.
Professora Marceli Diogo Luigi Imigrantes alemães Turma 42.
Imigrantes Italianos Daniel Prof. Marceli Turma 41.
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
O Natal na Ucrânia.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Cardapio semanal Nomes:Mariane,Arlindo,Rosana,Guilherme e Jhonatan 8°B
Fábio Ferreira nº12 Lúcia Martins nº 20 Tiago Mendes nº 30
Português Alunos : Emanuelly e Gabriel Escola : Coopen Série : 4° Matutino.
Lorena , Ana Carolina e Julia Professoras Marceli e Claudia
 A tradição portuguesa festeja a véspera do Natal (dia 24 de dezembro) com a consoada, onde se reúne a família e se provam iguarias especiais e pratos.
FESTA DE SÃO JOÃO.
AUTOMÁTICO TUMULTO NO NATAL.
Descubra 10 motivos para curtir a festa natalina
OFICINA DE SABERES Trabalho realizado na disciplina de
A vida quotidiana no campo segunda metade do século XIX
Elaboração de Cardápios
Jantar Yakissoba Refrigerante Pé de moleque 16/07/2009
COPA DO MUNDO DE 2014 EM VERSOS E PROSAS
Blumenau – Santa Catarina - Brasil
Símbolos Natalinos.
Jantar Escondidinho de Carne de Sol Arroz Refolgado Rapadura Refrigerante 15/07/2010 Cardápio sujeito a alterações.
A região sul do Brasil Aluna: Ana Clara Leonel Pajuaba
POVO Português.  Capital:  Lisboa  (Pop. 2004: )1  Língua oficial:  Português  Governo República  -Presidente da República:  Aníbal Cavaco.
Imigrantes Alemães Prof Marceli André e Eduardo t41.
Trabalho de Geografia Alunos: Stefany Maier, Rafaella Freitas, Sthefany Juliana, Pablo Lopes Profª: Viviane Série: 1 ano ‘A’ Tema:Região Sudeste.
C BUFFET COMIATO C Espaço Campos do Jordão. C BUFFET COMIATO C ESPAÇO CAMPOS DE JORDÃO Espaço tematizado como BAR E RESTAURANTE TÍPICO AOS DE CAMPOS DE.
TRABALHO DESENVOLVIDO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PROFESSORAS: TÂNIA E CLAUDIA ROSAS TURMA 22.
O Natal em Portugal Costumes e Tradições. O Natal é a festa da família Nesse dia tenta-se reunir o maior número de familiares possível. As mulheres começam.
BÉLGICA. TRADIÇÕES A culinária belga aproveita muito bem os recursos do país. A Antuérpia oferece as enguias; Liège, tordos (pequenas aves como os sabiás)
Gastronomia madeirense
PORTUGAL. Portugal País originalmente povoado pelos Iberos, Portugal viu a passagem sucessiva de numerosos povos: cartagineses, gregos, romanos, visigodos,
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) MÉXICO. NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) O México é o mais populoso país de língua espanhola do mundo e.
7ºA GEOGRFIA REGIÃO SUL MATHEUS K. N°:17 FERNANDO A. N°:7
Transcrição da apresentação:

ETNIA ALEMÃ

ETNIA ALEMÃ O culto às tradições germânicas está muito presente em nossa sociedade, desde a nossa alimentação, danças o que reafirma a presença da Alemanha em pedacinhos no Brasil e em especial no Rio Grande do Sul, onde os 38 primeiros imigrantes chegaram em 1824, instalando-se nas terras da Real Feitoria do Linho Cânhamo, posteriormente denominada de São Leopoldo. Os imigrantes deslocavam-se com a promessa do imperador de receberem lotes de terras, isenção de impostos e animais para trabalhar.

ETNIA ALEMÃ - GASTRONOMIA -

ETNIA ALEMÃ - GASTRONOMIA - A gastronomia alemã é muito diversificada, destacando o pernil de porco, batata a vapor, chucrute, cucas recheadas e tortas saborosas. São pratos típicos: o doce de farinha caseira (bolacha caseira); os biscoitos; as broas enfeitadas com clara em neve e confeitos coloridos;

ETNIA ALEMÃ - GASTRONOMIA - - köskuchen (cuca de queijo); streusenlkuchen (cuca de frutas); o pão-de-ló; a schimier (mistura de batata-doce e frutos cozidos em calda, a qual é posta sobre o pão); as carnes defumadas; schweinenbraten (assado de porco); bockhunchen (assado de galinha);

ETNIA ALEMÃ - GASTRONOMIA - - sauer kraut, o chucrute (repolho azedo, temperado); bockwurst (salame, lingüiça); eisbein; karrê; dampfnudeln (massa abafada); reis (arroz); reismilch (arroz com leite); kartoffel klösse (batatinha pré-cozida e depois assada); bretzel; a pastelaria; o queschmier.

ETNIA ALEMÃ - ALMOÇO TÍPICO GAÚCHO - Bockwurst (salsicha) , galinha assada, pernil de porco, eisbein, batata a vapor, massa com molho, arroz primavera, chucrute (repolho temperado), maionese, saladas diversas, cuca recheada.

ETNIA ALEMÃ - BEBIDAS - A bebida predileta dos alemães é a hausbier ou a cerveja caseira, a gengibira e a framboesa. Os alemães assimilaram dos brasileiros o gosto pela caninha, que eles passaram a chamar de “Schnaps” e dos gaúchos, o gosto pelo chimarrão.

ETNIA ALEMÃ - FESTA DE NATAL - A preparação para o Natal entre os alemães caracteriza-se: pela exigência de bom comportamento(por parte das crianças), sob pena de serem privadas de presentes pelo Papai Noel; pela confecção de doces caseiros; pela presença da bebida preferida para a ocasião: a framboesa.

ETNIA ALEMÃ - FESTA DE NATAL - Devido a forte influência dos imigrantes alemães, nós herdamos: o hábito de preparar a árvore de Natal colocando enfeites coloridos e flocos de algodão para simbolizar a neve presente nos natais da Alemanha; o hábito de armar o presépio, enfeitando-o com barba de pau; o culto ao Papai Noel, com suas roupas vermelhas grossas e pesadas(próprias para o frio), e o trenó com as renas; a colocação da coroa de Natal nas portas das casas, enfeitadas com ramos verdes e fita vermelha; cerimônia religiosa seja ela evangélica ou católica.

ETNIA ALEMÃ - FESTA DE NATAL - - A beleza jovem é presença importante nas festas alemãs. - O brasão é o orgulho da colônia alemã. - A roupa nova é indispensável no Natal. - As músicas natalinas são tocadas com instrumentos de sopros, acrescidos ao violino, rabecão e bateria.

ETNIA ALEMÃ - PÁSCOA - A preparação para a Páscoa caracteriza-se: pela confecção de ninhos por parte das crianças; pelo silêncio respeitoso durante o dia da Sexta-Feira Santa; pela coleta da marcela na madrugada de Sexta-Feira Santa.

ETNIA ALEMÃ - KERB - Festa que representava a satisfação da comunidade pelo término do templo, realizava-se também a kerbmesse, que era a missa ou o culto, com o mesmo fim.

ETNIA ALEMÃ - KERB - Caracteriza a época do kerb: a intensa preparação familiar; a vinda de parentes distantes; a realização de 3 dias de festa; a animação de bandinhas; as rodas de chimarrão com doce durante as tardes; os grupos para o jogo de carta ou schafkopf; Durante o balile era colocada uma fita colorida na lapela do casaco de cada bailarino, sendo cobrada uma pequena quantia que servia de pagamento para a bandinha.

ETNIA ALEMÃ - BAILES - Os bailes nas regiões colonizadas pelos imigrantes possuíam as seguintes características: animados por bandinhas; a ordem das danças era pré-estabelecidas; pela realização do Damen-Walzer ou Valsa das Damas; pela realização da valsa da vassoura.

ETNIA ALEMÃ - TIPOS DE BAILES - Damem-Ball ou Baile das Damas; Baile da Pelúcia ou Pelusscien-Ball; Baile do kerb; Baile do Rei ou konigs-Ball; Baile da Oktober fest; Baile da Páscoa; Baile de Ano Novo;

ETNIA ALEMÃ - DANÇAS - Poloneise; Polka; Mazurca; Valsa; Fox; Quadrilha.

ETNIA ALEMÃ - COSTUMES GERMÂNICOS - - a grande religiosidade; - o espírito de vida em comunidade; - a expressão “linha”, referindo-se ao local de espera do ônibus; - o ajardinamento das residências; - as revistas em língua em alemã

ETNIA ALEMÃ - FICHA TÉCNICA - - Criação: Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira Aline B., Ana Paula, Maristela, Leandro, Rejane, Vânia, Carine, Eliane L., Vinícius. - Apoio Técnico: Fernando Neves dos Santos