A BORDAGEM C ENTRADA NOS C ONSUMIDORES Capítulo 7.

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Transcrição da apresentação:

A BORDAGEM C ENTRADA NOS C ONSUMIDORES Capítulo 7

Objetivos Avaliar a qualidade de produtos (materiais educativos, mídias, programas de computador, estoques de produtos). Defender interesses do consumidor. Identificar evidências da eficácia de produtos.

Avaliação Centrada no Consumidor É predominantemente somativa. A avaliação formativa é feita durante a concepção do produto. Adota listas de verificação com critérios de avaliação dos produtos – Scriven (1960) Apoio ao alcance dos objetivos Efeitos secundários e imprevistos Alcance da utilidade (para quem o produto será útil) Usos inadequados dos produtos

Listas de verificação Scriven (1960) 1.Necessidade: número afetado, relevância, falta de substitutos, efeitos multiplicativo 2.Mercado: plano de disseminação, tamanho de mercados potenciais 3.Desempenho – demonstração de eficácia da versão final com usuários autênticos 4.Desempenho – efeitos colaterais (resultados inesperados) 5.Modelo causal 6.Relevância estatística 7.Relevância educacional 8.Custo-benefício

Outras listas de verificação 1.Processos ligados à adoção do produto pelos atores 1.Uso, frequencia, interações 2.Equipamentos e instalações 3.Necessidades (Orçamento e Recursos Humanos) 4. Avaliação do programa 2. Conteúdo - objetivos, instruções, materiais de apoio, avaliação do conteúdo por especialistas 3. Transportabilidade - geografia (características dos ambientes), - pessoas (idade, grau de instrução, expectativas, interesses, experiência), - tempo (época do ano mais propícia) 4. Efetividade

Pontos fortes Sugere aos consumidores critérios apropriados à seleção de produtos ou serviços (educacionais). O consumidor fica mais exigente ao selcionar produtos.

Pontos Fracos Pode aumentar os custo dos produtos. Os custos da avaliação são repassados ao consumidor. A adoção de padrões rigorosos de concepção do produto pode tolher a criatividade dos autores.