COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,

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Transcrição da apresentação:

COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil, 24 de novembro de 2009

O contexto de convergência A Cooperação Brasil – Canadá está inserida: Nas prioridades das políticas públicas do governo brasileiro Nas prioridades da CIDA nos Programas Bilaterais Brasil – Canadá No atendimento dos compromissos e diretrizes da política externa do Brasil

Prioridades Políticas públicas do governo brasileiro : Inclusão social e redução das desigualdades sociais Articulação das temáticas de gênero, equidade e diversidade étnica Crescimento econômico ambientalmente sustentável enfatizando o emprego e a geração de renda reduzindo as desigualdades regionais Promoção e expansão da cidadania e fortalecimento da democracia Educação de jovens e adultos com formação profissional e tecnológica

Prioridades CIDA nos Programas Bilaterais Brasil – Canadá Vencer o desafio da equidade pelo intercâmbio de conhecimento Fortalecer e diversificar a relação global Brasil – Canadá Focar as regiões mais desfavorecidas Emancipar as mulheres desfavorecidas

Atendimento Compromissos e diretrizes da política externa do Brasil Redução da pobreza – metas do milênio (ODM) - ONU Programa Educação para Todos (UNESCO) – Acesso e qualidade

Financiadores e executores Agência Brasileira de Cooperação – ABC Canadian Internationl Development Agency (CIDA) Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Assocation of Canadian Community Colleges (ACCC) Conselho dos Dirigentes dos Institutos Federais – CONIF Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica – REDENET Colleges Canadenses e os Institutos Federais do Brasil

Evolução da Cooperação A CIDA, ABC, SETEC/MEC, ACCC, CONIF e REDENET trabalham juntas nos últimos 10 anos em uma progressiva ação solidária nas temáticas Desenvolvimento de programas de capacitação Workshops nacionais e internacionais Desenvolvimento de currículos personalizados Serviços de Acesso Avaliação e Reconhecimento de Aprendizagem Prévia – ARAP

Objetivos Estratégicos Intercâmbio de conhecimento para promoção da equidade Foco na equidade de gênero para: Acesso ao mundo do trabalho Acesso a educação Melhoria da vida das famílias e das comunidades Desenvolvimento regional e nacional sustentável Maior participação política Emancipação e inclusão social, econômica e política das Mulheres Desfavorecidas

Resultados e Impactos Alcançados Consolidação do trabalho cooperativo resultando no compartilhamento de conhecimentos e habilidades, no fortalecimento da relação Brasil – Canadá e no efetivo desenvolvimento de alicerce para relações econômicas e educacionais em bases sustentáveis Faculdades e Colleges Canadenses aperfeiçoados e com expertises acumuladas nas áreas de atuação do projeto Institutos Federais capacitados nos sistemas de acesso, capacitação e permanência de populações desfavorecidas

Resultados e Impactos Alcançados Integração e articulação das redes de faculdade canadenses e a rede dos Institutos Federais ampliada e com maior sustentabilidade e perenidade Impacto positivo da igualdade étnica Impacto ambiental provocado pelo desenvolvimento da consciência de responsabilidade ambiental por parte de todos os envolvidos Transparência, respeito, credibilidade, cooperação, sensibilidade, solidariedade e profissionalismo nas relações Brasil – Canadá

Resultados e Impactos Alcançados Aprofundamento do conhecimento sobre: O Sistema de Educação Profissional e Tecnológica do Canadá A estrutura, organização e políticas dos Colleges e da ACCC O processo de inclusão das populações arborígines e desfavorecidas

Resultados e Impactos Alcançados Redimensionamento institucional nos campos: Parcerias e relação com o setor produtivo Integração e diálogo com a sociedade Oferta de educação – novos cursos Ambientação, arquitetura e funcionalidades dos prédios escolares Reciclagem e meio ambiente Sensibilidade no processo de inclusão educacional

OBRIGADO!