NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Maria Helena Barros de Oliveira
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Estatuto da Criança e do Adolescente
Legislação educacional
Inclusão Digital x Educação Digital
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Marco jurídico e normativo da Educação no Brasil
numa perspectiva inclusiva
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
CAOP-Consumidor (MPPE)
Capacidade Civil Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida;
Decreto nº de 24 de abril de 2007
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Édina Maria Silva de Paula
CAOP-Consumidor (MPPE)
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
AUDIÊNCIA PÚBLICA ELEIÇÕES 2010 Período da Gestão: a
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
“Os Incríveis”.
E. E. PROFº CLEMENTE QUAGLIO ELEIÇÕES 2008 PROJETO CIDADANIA
LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
CompetÊncias Profissionais
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
Medidas Protetivas para Crianças e Jovens e a Integração com a Saúde Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Promotoria de Justiça de Defesa.
PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
Educação básica de qualidade para todos
Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do.
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O Código Eleitoral e o TSE
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde,
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Paralelo das principais Leis
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS. ELEIÇÕES 2010 AÇÕES DE TREINAMENTO – CAPACITAÇÃO INTERNA NOME DO EVENTO Treinamento em LIBRAS – Linguagem Brasileira.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
Secretaria Municipal de Educação Duque de Caxias
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS PROGRAMA “ELEITOR DO FUTURO” CIDADANIA: QUANTO MAIS CEDO, MELHOR!

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal ciente de seu papel constitucional de defender a Democracia e o Estado de Direito, implantou o Programa “Eleitor do Futuro”, idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral.

LEGISLAÇÃO Constituição Federal, Título I, art. 1º, II: elenca como princípio fundamental a Cidadania. Constituição Federal, Título I, Capítulo IV: trata dos Direitos Políticos Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), Art. 3º: criança e Adolescente gozam de todos Direitos Fundamentais inerentes à pessoa humana em condições de liberdade e dignidade ECA, art. 16, VI: reafirma que a criança e o adolescente tem o direito de participar da vida política. Lei 8.069/90, art. 53, Caput: toda criança e adolescente tem direito a educação visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA Tanto nos cursos de ensino médio quanto no de nível superior, não há cadeira específica que trate do Direito Eleitoral ou mesmo trace rudimentos sobre o voto e suas conseqüências. Conclui-se que há uma lacuna a ser preenchida pelo Programa Eleitor do Futuro e que vem a ser o preparo destes pequenos cidadãos para o pleno exercício da cidadania, e conseqüentemente,do exercício do voto.

OBJETIVO Despertar e resgatar a Cidadania, através de aulas sobre o processo eleitoral, seus atores e o exercício do voto às crianças e adolescentes compreendidos na faixa etária de 10 a 15 anos que estejam freqüentando a rede escolar de ensino; Conscientizar e preparar politicamente aqueles que irão participar das decisões políticas fundamentais do país, num futuro próximo, utilizando-se inclusive das novas tecnologias introduzidas pela Justiça Eleitoral Brasileira, como a urna eletrônica e expedição de título; Ampliar, capacitar e mobilizar os jovens alcançados neste Programa, para um despertar ao exercício consciente e livre do voto.

META Atendimento a pelo menos uma escola em cada Zona Eleitoral, abrangendo dessa forma, todo o Distrito Federal.

Cada Escola cadastrada no Programa “Eleitor do Futuro” no Distrito Federal, elaborou um Projeto Pedagógico interdisciplinar, abordando os Partidos de Políticas Públicas com seus temas: Partido Vida e Saúde – Drogas na adolescência; Partido Liberdade, Respeito e Dignidade - Sexo na Adolescência e Exploração Sexual Infantil; Partido Esporte e Lazer - A importância do Esporte como fator de inclusão social; Partido  Segurança Pública e Combate à Violência - Violência Doméstica; Partido Educação, Profissionalização e Cultura - Trabalho Infantil.

Os alunos se organizaram e desenvolveram atividades de acordo com o Projeto Pedagógico elaborado por sua escola.

Uma semana antes da eleição dos “Partidos de Políticas Públicas” os alunos-mesários e os professores - presidentes da mesa, receberam treinamento dado pelo TRE-DF, para se prepararem para o dia da eleição.

Os alunos escolheram a “política pública” mais pertinente a sua comunidade, por meio da eleição utilizando a urna eletrônica parametrizada. O Partido vencedor foi o do Esporte e do Lazer.

Demonstração de Urna

Justiça Eleitoral Volante

Comparativo de Alistamento

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS PROGRAMA “ELEITOR DO FUTURO” Coordenador: Juiz Renato Rodovalho Scussel Titular Vara da Infância e Juventude Equipe: Gisela Rocha de Seixas Fabíola Lima Ferreira das Neves Alessandra da Rocha Silva www.tre-df.gov.br/eleitordofuturo eleitordofuturo@tre-df.gov.br