PANORAMA GERAL DE EXPERIÊNCIAS Camila Pagani 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
IBQV Saúde, Qualidade de Vida e Direitos Humanos: Reflexões para a Construção da Cidadania Brasília 26 de Maio de 2010 Flávio Próspero.
Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
Nossa Santos Sempre Ética O Movimento Nossa Santos Sempre Ética traz para Santos um projeto que encanta pela sua simplicidade e é marcante por sua força.
Política de Saúde e Iniciativa Social no Reino Unido
A Gestão Social pode ser vista como...
Organizações e Negócios Sociais
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
TRABALHO 5 : Conhecendo grandes Bancos de Dados Públicos Brasileiros Robert Davis Junior Unicamp – Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão.
OBSERVATÓRIOS SOCIAIS.
Sistemas de Accountability
MOVIMENTO FLORIPA TE QUERO BEM
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
PLANO DE GESTÃO.
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Ana Cristina Ghisleni
Edson Rosa Gomes da Silva
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Fabiano André Vergani
Casa Fluminense. Fomentar a ampliação da esfera pública e a elaboração e sustentação de políticas para a promoção de igualdade e o aprofundamento democrático.
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
Conhecendo a Carta da Terra
OBSERVATÓRIOS URBANOS
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Comunitário
Observatórios Sociais
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Estado, Governo e Responsabilidade Socioambiental
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
José Alberto Ribeiro Carvalho
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
Vera Masagão Ribeiro Marco regulatório e políticas de fomento às organizações da sociedade civil Desafios.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Alexandre Rampelotto.
Articulação internacional por controle e transparência Maria João Kaizeler Especialista em Gerenciamento Financeiro Banco Mundial - Brasil 1.
Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG
Governo Eletrônico Prof. Júlio Andrade.
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
Controle Social.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
FERRAMENTAS DE ACESSO A DADOS ELEITORAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS PET Administração Pública XVI SEMAP 10 a 13 de Setembro 20 Anos.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ AS INOVAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI COMPLEMENTAR nº 131/2009 NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA GESTÃO PÚBLICA TRANSPARENTE.
FÓRUNS DE CIDADANIA E POLÍTICA O que é política? Como participar exercendo nosso papel na democrácia? Como votar com informação e responsabilidade? Público.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
Atuação dos agentes de Controle Social
Movimento Nossa São Paulo 1.
CIDADE TRANSPARENTE. Cidade Transparente -Avanços e desafios desde a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI); -Desafios a serem superados no que.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Coprodução do Controle e Accountability Social: panorama de iniciativas e tendências (parte II) Paula Chies Schommer.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
1 TERCEIRO SETOR: Programa de Voluntariado da Classe Contábil Contador PEDRO GABRIL KENNE DA SILVA
REFORMA DO ESTADO NA AMÉRICA LATINA: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS Fernando Luiz Abrucio Fernando Luiz Abrucio.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

PANORAMA GERAL DE EXPERIÊNCIAS Camila Pagani 2014

Fundamentos Participação Transparência Democracia Cidadania Ética Redes Controle Legislativo Judiciário Social “Responsabilização última do poder público”. Fernando Abrúcio Responsabilização Responsividade Publicização Cidadania Ética Redes Controle Legislativo Judiciário Social

Desafios Publicização do Público Aproximação das Políticas Públicas Educação Fiscal e Cidadã PARTICIPAÇÃO CONTROLE

“Quando dissociado de quaisquer esforços sistemáticos para promover o alcance efetivo dos valores desejados, a accountability torna-se um pretexto sutil para a inação, um valor “apenas de domingo”, reconhecido mecanicamente como uma forma mundana de protestos meramente verbais.” (ETZIONI, 2009:288) AÇÃO!!

Observatórios Sociais Rede OSB Exercício da cidadania, democrático e apartidário Entidades representativas da sociedade civil para a melhoria da gestão pública. Integrado por cidadãos atitude: Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

monitoramento das licitações em nível municipal e de ações de educação fiscal. Educação fiscal, voluntariado, cidadania fiscal

O valor definido por movimentos como o FTQB é a democracia participativa, onde os cidadãos têm um papel importante a desempenhar e uma voz ativa, aumentando a gestão democrática. Entidades envolvidas: Grupo RBS, Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), Instituto Guga Kuerten (IGK) e o Instituto Padre Vilson Groh (IGV).

VOTO CONSCIENTE

Como acompanhar um parlamento? Como realizar o trabalho de olhar para nossos representantes no Legislativo? Como acompanhar de forma eficiente um parlamento? Que critérios objetivos devemos utilizar?

GLOBAL PARTNERSHIP FOR SOCIAL ACCOUNTABILITY O GPSA apoia a sociedade civil e os governos no trabalho em conjunto para resolver os desafios de governança nos países em desenvolvimento. Fornece suporte estratégico para iniciativas de responsabilidade social das OSCs destinadas a reforçar a transparência e a prestação de contas. Baseia-se no envolvimento direto e contínuo do Banco Mundial com os atores do setor público, bem como uma rede de organizações parceiras para criar um ambiente favorável em que o feedback cidadão é usado para resolver problemas fundamentais na prestação de serviços e fortalecer as instituições públicas. Este, por sua vez, ajuda os países a melhorar os resultados de desenvolvimento e atingir as metas de erradicação da extrema pobreza e promover a prosperidade compartilhada.

EXPERIÊNCIAS

BLOG COM NOTÍCIAS:

EXPERIÊNCIAS Bogotá Como Vámos - Nuestra Córdoba - Red latinoamericana por ciudades y territórios justos, democráticos y sustentables Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis - Programa Cidades Sustentáveis - Rede Nossa São Paulo -

INFORMAÇÃO + TICs: Lei de Acesso – Dahil, Helena, Henrique, Karina Portais de Transparência Open Government Inova Day – Dayna, Letícia, Débora CONTROLE SOCIAL EM REDE: Rede Cidades Sustentáveis – FTQB, Nossa SP, etc – Maiara, Juliana, Camila Observatórios – André, Constantino, Ademar PARTICIPAÇÃO CIDADÃ + LEGILATIVO Vote na Web – Carolina, Dwayne, Ana Paula, Natália De olho no legislativo – Patrícia, Lara, Laura, Neide Avaaz Instituto ágora