Projeto: Que Caminho você faz até chegar à sua escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
Advertisements

Palestra / Aula – Identificando as diferenças
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
Liliani Lecco Dettogni
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Qual a razão de sua presença no currículo
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Marcos Alexandre Barros
GEOGRAFIA TIPOS DE MORADIAS
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
ESCOLA MUNICIPAL ALTINA OLÍVIA GONÇALVES SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Professoras: Fabiana Alves da Silva Andrade.
O conteúdo.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Introdução à Cartografia
Gestão da Educação Infantil
Escola Estadual Senador Filinto Muller. Projeto:Atmosfera e Clima
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Nome da professora: Aparecida Bogaz Sagrado Prato
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Orientando-se no espaço terrestre
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
A Terra: Os dias e as Noites
Profª Eleida da Silva Arce Adamiski
Sugestão de Atividade:
Curso de formação continuada – PNAIC – 2014
Gerenciamento de Sala de Aula
Criado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Composição e interação entre os elementos da paisagem
Tema:Geometria plana Projeto: sobre figuras planas e perímetro Professora: Lorení Turma: 6º ano Disciplina: Matemática O resultado foi bom os alunos desenvolveram.
Divulgando a Pesquisa.
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
Projeto água aplicado na Escola Municipal Sebastião Mendes
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Palavras e linguagem científica Linguagem e experiências vividas pelos estudantes/ Ciência aprendida na comunidade/Ciência aprendida na escola Ciência.
Atividade complementar 04
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
Turma A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DEBATE ‘O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVO’
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
VI Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP – Região Norte (AC, RO, PA) Acre - Outubro/2012.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Elementos do plano de aula
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Rita Delasir Maraya/ Mauro Eduardo de Souza Escola Municipal Ministro Marcos Freire.
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
Agrupamento de Escolas Alves Redol
ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Transcrição da apresentação:

Projeto: Que Caminho você faz até chegar à sua escola Projeto: Que Caminho você faz até chegar à sua escola? Autor: Nilton Goulart de Sousa Duração das Atividades: 01 aula Instituição de Ensino: Universidade de Brasília - Brasília – DF

O que o aluno pode aprender com esta aula: Desenvolver a habilidade de observação dos arranjos espaciais e da dinâmica que se processa no cotidiano. Perceber que esse espaço construído pela sociedade inclui elementos da natureza: o relevo, rios, animais, vegetação, dia e noite, sol, chuva, vento, frio, calor, temperatura cuja interferência é ou não percebida pelas pessoas no seu dia a dia. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Saberes sócio-culturais Recursos Complementares: Recursos didáticos: Folha de sulfite, lápis preto e colorido, régua borracha.

Análise: Com esta atividade o professor poderá analisar, agrupar, classificar os desenhos quanto aos detalhes observados, quanto ao ângulo de visão, quanto à proporcionalidade, quanto à orientação e distribuição espacial dos elementos observados, quanto ao ponto de referência, quanto à visão que o aluno tem da paisagem, para continuidade do processo.