AUTOR: Jonnes Maciel Nunes Orientador(es): Margareth Leber de Macêdo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho INDISCIPLINA ESCOLAR
CONTEXTO INVESTIGADO LOCAL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL FREI JOSÉ MARIA AUDRIN PERÍODO DA PESQUISA: JUNHO À DEZEMBRO DE 2009 INDISCIPLINA ESCOLAR
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA OBJETIVO GERAL: ERRADICAR OS PROBLEMAS DE ORDEM DISCIPLINAR DOS ALUNOS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ELEVAR O ÍNDICE DE ENSINO APRENDIZAGEM; ESTABELECER UM AMBIENTE DE RESPEITO MÚTUO; INDISCIPLINA ESCOLAR
TIPO DE PESQUISA: REALIZAMOS REUNIÕES COM A COMUNIDADE E PAIS DE ALUNOS. INSTRUMENTOS UTILIZADOS FORMULÁRIOS COM QUESTÕES SOCIAIS; RELATÓRIOS DE ÍNDICES BIMESTRAIS;
ALUNOS MAIS COMPROMETIDOS COM OS ESTUDOS; MELHORA DOS ÍNDICES DE APROVEITAMENTO INDIVIDUAL; AMBIENTE DE RESPEITO MÚTUO; ALUNOS MAIS SOCIÁVEIS;
AQUINO, Júlio Groppa. Indisciplina na Escola: Alternativas Teóricas e práticas. São Paulo: Samus, CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, PERRENOUD, Phillipe. 10 novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos, Porto Alegre: Artes Médicas, CHRSPINO, “Tirania, apatia, desrespeito e violência: Há algo de errado na sala de aula”, Revista Profissão Mestre, julho de YUS, Rafael – “Em busca de coerencia, colaboração e relevancia”. Pátio (revista pedagógica) nº 27; agosto/outubro de VASCONCELOS, Celso S. publicação Série e Ideias nº 28, São Paulo; FTE, p. 227 a 252. RABELO, Rosana Aparecida Argento. Indisciplina Escolar: Causas e sujeitos: a educação problemática como proposta real de superação, Petrópolis, RJ: Vozes, SABASTIÃO, J. T. Sedra, M. G. Alves, D. Tavares e M. J. Portas. “A produção da violência na escola”, Revista da ESS, Santarém, 1999.