AUTOR: Jonnes Maciel Nunes Orientador(es): Margareth Leber de Macêdo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho - 2010 INDISCIPLINA ESCOLAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
OS CAMINHOS DA INDISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Projeto “ A Televisão” Escola Estadual Maria José
Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO
A Identidade da minha Escola
AVALIAÇÃO DO ENSINO - APRENDIZAGEM: POR QUE MUDAR?
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO.
A Função do Professor Articulador
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
AUTOR: Genilda Aurélio da Cunha Orientadora: Angela Noleto PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR JUNHO
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
DOCENTES: ELISABETH FIGUEIRO DUARTE BRAGA LIDIANE ANDRADE SOUSA TÍTULO: CONTEXTO FAMILIAR x.
AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
AUTOR: Silnei Rodrigues Marinho Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO/2010.
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
Entre muros: que corpos são estes na sala de aula? Reflexões sobre sujeitos da educação a partir da dança Introdução A partir do PIBID-Dança, encontramos,
Professora Míria Gomes
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Projeto Aluno Monitor em Ação
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” A robótica no currículo : ensinando e aprendendo com o laptop UCA Bruno Leal Bastos Universidade Estadual.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Objetivos: Neste trabalho apresento algumas das concepções sobre “boa escola” presentes no imaginário das diretoras e professores, a partir de um estudo.
ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional Rua Antônio Luz, 111 – Centro – Florianópolis/SC.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

AUTOR: Jonnes Maciel Nunes Orientador(es): Margareth Leber de Macêdo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho INDISCIPLINA ESCOLAR

 CONTEXTO INVESTIGADO  LOCAL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL FREI JOSÉ MARIA AUDRIN  PERÍODO DA PESQUISA: JUNHO À DEZEMBRO DE 2009 INDISCIPLINA ESCOLAR

 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA  OBJETIVO GERAL: ERRADICAR OS PROBLEMAS DE ORDEM DISCIPLINAR DOS ALUNOS.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ELEVAR O ÍNDICE DE ENSINO APRENDIZAGEM; ESTABELECER UM AMBIENTE DE RESPEITO MÚTUO; INDISCIPLINA ESCOLAR

 TIPO DE PESQUISA: REALIZAMOS REUNIÕES COM A COMUNIDADE E PAIS DE ALUNOS.  INSTRUMENTOS UTILIZADOS  FORMULÁRIOS COM QUESTÕES SOCIAIS;  RELATÓRIOS DE ÍNDICES BIMESTRAIS;

 ALUNOS MAIS COMPROMETIDOS COM OS ESTUDOS;  MELHORA DOS ÍNDICES DE APROVEITAMENTO INDIVIDUAL;  AMBIENTE DE RESPEITO MÚTUO;  ALUNOS MAIS SOCIÁVEIS;

 AQUINO, Júlio Groppa. Indisciplina na Escola: Alternativas Teóricas e práticas. São Paulo: Samus,  CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante,  PERRENOUD, Phillipe. 10 novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos, Porto Alegre: Artes Médicas,  CHRSPINO, “Tirania, apatia, desrespeito e violência: Há algo de errado na sala de aula”, Revista Profissão Mestre, julho de  YUS, Rafael – “Em busca de coerencia, colaboração e relevancia”. Pátio (revista pedagógica) nº 27; agosto/outubro de  VASCONCELOS, Celso S. publicação Série e Ideias nº 28, São Paulo; FTE, p. 227 a 252.  RABELO, Rosana Aparecida Argento. Indisciplina Escolar: Causas e sujeitos: a educação problemática como proposta real de superação, Petrópolis, RJ: Vozes,  SABASTIÃO, J. T. Sedra, M. G. Alves, D. Tavares e M. J. Portas. “A produção da violência na escola”, Revista da ESS, Santarém, 1999.