Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E.E.BRAZ SINIGAGLIA PROJETO:LUTAS OU BRIGAS? DISCIPLINA:ED.FISICA
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
De arte marcial a actividade Gímnica e Folclórica
Cultura popular Na escola
Estratégia 1 Universidade de Brasília
Trabalho de Educação Física
E.E.BRAZ SINIGÁGLIA PROJETO LUTAS OU BRIGAS DISCIPLINA:ED.FISICA
JUDÔ Judô ou judo (柔道 juu dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade"[1], em língua japonesa) é um esporte praticado como arte marcial, fundado por.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
AULA SIMULADA LDP.
Prof. Ms. Ramon Martins de Oliveira Disciplina de Lutas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Movimentos da Capoeira
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Metodologia Pratica de Lutas
Movimentos de Ataque.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Judô para deficientes visuais.
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Centro Educacional Pioneiro
Tecnologias - Matemática
Tecnologias - Matemática Área da superfície total de cubo
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Proporcionalidade direta e aplicações
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Tecnologias - Matemática Forma algébrica dos números complexos
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Inclusão que bicho é esse?
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Linguagens, Códigos e suas
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Prof. José Roberto Medina
Pra poder ir para a escola
JIU-JITSU Arte Marcial que utiliza- se de alavancas e pressões para derrubar e dominar o oponente. Comumente essa arte marcial não utiliza golpes.
Atividade complementar 04
Semana da Saúde  Praticante de artes marciais desde 1974;  Faixa preta em Karate, Kung Fu e Aikido;  Presidente, diretor técnico e professor.
O porquê das lutas enquanto tema/conteúdo da Educação Física Escolar “Para além dos conteúdos tradicionais”.
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Hildegarton Nogueira.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Expectativa de aprendizagem:
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 9° Ano Dança e Luta: Ampliação do conhecimento sobre as diferentes lutas e seus fundamentos básicos (ataque, luta e controle)

QUESTÕES PARA DISCUSSÕES EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) QUESTÕES PARA DISCUSSÕES O QUE SÃO LUTAS CORPORAIS? O QUE SÃO ARTES MARCIAIS? PARA A SOCIEDADE ATUAL, QUAL O SIGNIFICADO DE LUTAR? QUAIS AS AÇÕES E CATEGORIAS FUNDAMENTAIS DAS LUTAS CORPORAIS?

LUTAS CORPORAIS As lutas “são disputas em que os oponentes devem EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) LUTAS CORPORAIS As lutas “são disputas em que os oponentes devem ser subjugados mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque, defesa e controle. Constituem-se de um vasto conjunto das linguagens corporais e manifestações culturais e históricas.” (BRASIL/MEC/PCN).

FUNDAMENTOS BÁSICOS DAS LUTAS CORPORAIS ATACAR; DEFENDER; CONTROLAR . EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) FUNDAMENTOS BÁSICOS DAS LUTAS CORPORAIS ATACAR; DEFENDER; CONTROLAR .

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) ATACAR “Tomar ofensiva contra, investir, hostilizar, acontecer, combater. Conjuga-se como trancar.” Amora, Antônio Soares: Saraiva, 2009. “(...) consiste em executar uma ação ofensiva contra alguém ou alguma coisa, através das características de socar, chutar, puxar, derrubar, desequilibrar, golpear e/ou projetar.” PIO (2010, pg 28)

ATACAR NAS LUTAS CORPORAIS EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) ATACAR NAS LUTAS CORPORAIS Imagem: Jdcollins13/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) DEFENDER “1. Proteger; 2.auxiliar, prestar auxílio ou socorro a; 3. falar a favor de; 4. resistir a um ataque; 5. rebater uma acusação; 6. proteger-se” Amora, Antônio Soares: Saraiva, 2009. “(...) justifica-se em opor o esforço próprio ao ataque alheio, a partir da característica de excluir, empurrar, esquivar, equilibrar e/ou bloquear de algo ou alguém.” PIO (2010, pg 28)

DEFENDER NAS LUTAS CORPORAIS EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) DEFENDER NAS LUTAS CORPORAIS Imagem: Jdcollins13/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) CONTROLAR “Exercer o controle de.” Amora, Antônio Soares: Saraiva, 2009. “(...) consiste em exercer o controle ou ter sob o seu domínio algo, alguém e/ou através de alguma situação, subsidiado das características de imobilizar, estrangular, segurar, agarrar e/ou gingar.” PIO (2010, pg 28)

CONTROLAR NAS LUTAS CORPORAIS EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) CONTROLAR NAS LUTAS CORPORAIS Imagem: Jdcollins13/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

ATACAR DEFENDER CONTROLAR EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) ATACAR DEFENDER Imagem: User:Evdcoldeportes/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.5 Colômbia CONTROLAR

APROFUNDAMENTO DO CONHECIMENTO SOBRE AS LUTAS : EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) APROFUNDAMENTO DO CONHECIMENTO SOBRE AS LUTAS : Judô; Muay Thai; Kung Fu; Jiu-Jitsu; Caratê; Krav Maga.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, LUAS E CONTROLE) Judô “Caminho suave” ou “caminho da suavidade” em língua japonesa, é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. (1) (1) http://www.gfteam.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=33&Itemid=17

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) JUDÔ Imagem: Annie Burrows/ Public Domain

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) Muay Thai Luta originária da Tailândia, país do qual é o esporte nacional. Arte marcial com mais de dois mil anos de existência criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obter uma boa saúde. Todo golpe do muay thai tem o objetivo de acabar com a luta. As combinações de golpes são certeiras e raramente se pode ver uma luta que chegue ao quinto round, pois geralmente o nocaute vem antes. É uma luta que, além de ter os socos devastadores do boxe, tem também golpes com as canelas e os pés, típicos desta luta. É considerada a arte marcial que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. (2) (2) http://marciomonnerat.com.br/muaythai.html

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) MUAY THAI Imagem: Autor desconhecido/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic

(3) http://www.cebinet.com.br/nilsoneves/kungfu.htm EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) Kung fu Originário da China, nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos. Conta a lenda que, certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu uma montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para  o homem,  estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Além da habilidade em combate e ganho de saúde, a arte marcial trabalha o desenvolvimento pessoal, advindo da disciplina, da persistência e do respeito aos limites; estrutura o corpo e a mente ajudando no equilíbrio psíquico e auxiliando a pessoa a vencer novos obstáculos e desafios. (3) (3) http://www.cebinet.com.br/nilsoneves/kungfu.htm

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) KUNG FU Imagem: Nightscream/ Creative Commons Atribuição 3.0 Unported

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) Jiu-jitsu Também conhecido pelas grafias jujitsu ou ju-jitsu, é uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os guerreiros (bushi) usavam armaduras. No Brasil, há muitos praticantes. A família brasileira Grace difundiu o jiu-jitsu brasileiro pelo mundo nos campeonatos, tornando, assim, a arte marcial mais respeitada do mundo. (4) (4) http://www.jiujitsu.net.br/historia_do_jiu_jitsu.htm

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) JIU-JITSU Imagem: Teraforming/ Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) Caratê Arte marcial japonesa, desenvolvida a partir do kenpō chinês (em particular o kung fu da China meridional) e de métodos autóctones de lutas das ilhas Ryūkyū. O caratê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés, chutes, socos, joelhadas, cotoveladas, golpes com a palma da mão aberta, bloqueios de articulações. Lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado "carateca" ou "karate-ka".

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) CARATÊ Imagem: Modestas Tursa/ Public Domain

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) Krav Maga É um sistema de defesa pessoal. Krav Maga não é considerado um desporto, uma vez que não tem uma vertente competitiva, pois não existem regras que limitem esta arte marcial. Todos os golpes são permitidos e treinados de forma a ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais rápido e eficaz possível. (5) É usado pelas principais tropas de elite do mundo, como o BOPE do Rio de Janeiro, SWAT (EUA), GIGN (França), CIA (EUA), FBI (EUA), as tropas e forças armadas Israelenses, entre outras. (5) http://equipejorgeturco.blogspot.com.br/2009/08/krav-maga.html

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) KRAV MAGA Imagem: Lsoderst/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

ATIVIDADE EXTRA 1ª FASE 2ª FASE EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) ATIVIDADE EXTRA O objetivo da atividade é a adaptação e o aprofundamento do conhecimento das diversas lutas e seus fundamentos básicos. 1ª FASE Debate com os alunos sobre as formas diversas e possíveis fundamentos básicos das lutas corporais. 2ª FASE Propor a movimentação livre no espaço, vivenciando os movimentos que são possíveis para realização naquele espaço; vivenciando as formas de se deslocar aplicando os fundamentos básicos de cada luta corporal; identificando os movimentos de ataque, defesa e controle realizados pelos demais alunos.

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) 3ª FASE Em duplas, realizar movimentos de ataque, defesa e controle; Perceber os movimentos comuns que estão sendo realizados pelas demais duplas; Selecionar os movimentos que são melhores para sua realização. 4ª FASE As duplas devem produzir um texto, relatando os movimentos mais prazerosos, os mais difíceis e os mais rápidos. Por fim, as duplas devem socializar o texto para toda a turma.

REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental,MEC/SEF, 1998. Coletivo de  autores. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez Editora, 1992. Educação Física/vários autores.-Curitiba: SEED-PR, 2006. ESCOBAR, M. O. Cultura corporal na escola: tarefas da Educação Física. Motrivivência. CASTELLANE, Lino. Metodologia do ensino da educação Física. 2.ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009. Orientações teorico-metodológicas: educação física ensino médio, SEED-PE.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   7 Jdcollins13/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kibisu-gaeshi.svg 27/08/2012 9 http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ashi-Guruma.svg 11 http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tomoe-nage.svg 12 User:Evdcoldeportes/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.5 Colômbia http://commons.wikimedia.org/wiki/File:EVD-judo-094.jpg?uselang=pt-br 15 Annie Burrows/ Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Judothrow.jpg?uselang=pt-br 17 Autor desconhecido/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Thai_boxing_high_kick.jpg 19 Nightscream/ Creative Commons Atribuição 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:11.4.10ShiYanMingByLuigiNovi21.jpg?uselang=pt-br 21 Teraforming/ Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazilian_jiu_jitsu_foto_1.jpg 23 Modestas Tursa/ Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:07-05-27_Europos_cemp_Slovenijoje_027.JPG?uselang=pt-br 25 Lsoderst/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Subway_training.JPG