Contas Nacionais Satélites em Saúde 1ª Reunião do Comitê Gestor 14/08/2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
Caravana Nacional em Defesa do SUS
AFRFB ª Etapa. AFRFB ª Etapa AFRFB ª Etapa.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Secretaria de Estado da Saúde
Secretaria de Estado da Saúde
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO IMPULSOR NA GESTÃO POR RESULTADOS
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Rede de Atenção Oncológica
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Planejamento Estratégico
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA 27ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Anvisa Brasília, 6 de dezembro de 2007.
Fórum de Secretários Executivos
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Ministério da Educação
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Curso de Graduação em Gestão Pública
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
BUSCA DE REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Oficina de Planejamento 2011 Saúde Bucal Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria Municipal de João Pessoa Diretoria de Atenção à Saúde.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA.
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
10º Congresso da Rede Unida
Sistema Nacional de Formação
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Conselho Nacional de Saúde/CNS Comissão de Orçamento e Financiamento COFIN Análise da Execução Orçamentária do Ministério da Saúde Outubro/2008 Outubro/2008.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
Introdução à Gestão Pública
Encontro Estadual do PMAQ
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo Fundo Nacional de Saúde/MS São Luiz.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
Mérito e Gestão de Desempenho Thiago Souza Santos Diretor Técnico III Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Planejamento e Gestão.
1. Equipe ca- pacitada em metodologia de dimensio- namento da força de trabalho 2. Metodologia de dimensiona- mento da força de trabalho definida 3. Comitê.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 ADJUNTORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA.
Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 10 de Junho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA CURSO DE MEDICINA São Luís - MA 2011.
Transcrição da apresentação:

Contas Nacionais Satélites em Saúde 1ª Reunião do Comitê Gestor 14/08/2006

 COORDENAÇÃO: Departamento de Economia da Saúde Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde

 Parceiros: - Coordenação de Contas Nacionais, do IBGE; - Diretoria de Estudos Sociais, do IPEA; - Diretoria de Desenvolvimento Setorial, da ANS; - Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz; - Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, do MS; - Secretaria Executiva, do MS; - Secretaria de Atenção à Saúde, do MS; - Secretaria de Política Econômica, do MF; - Organização Pan-Americana da Saúde.

Programa  Apresentação e Visão geral  Histórico, Projeto e Objetivos  Plano de Trabalho  Debate sobre as atividades  Encaminhamentos  Etapas seguintes

Visão geral  O que é? Decomposição do gasto em classificações econômicas (remuneração, consumo, investimento...) nos subsetores da área de saúde (ex: consumo intermediário de medicamentos na atenção básica pública) Grande variável desconhecida: gasto em saúde total (público e privado);

Histórico, Projeto e Objetivos  Histórico: Consolidação SIOPS Estudo Faveret & Santos;  Projeto Desenho interagencial (portarias reunindo instituições); Grupo Gestor (função política) Grupo Executivo (função operadora); Subgrupos de trabalho  Para que serve? União dos bancos de dados; Diagnosticar áreas para apoio de políticas; Ex: remuneração dos profissionais, investimento, consumo de medicamentos;

Plano de Trabalho  Apresentação até dezembro/2007;  Orçamento: Depto Economia Saúde/OPAS  1ª reunião grupo executivo: junho/2006;  Período mínimo para conclusão: 3 anos.  Grupo gestor: reuniões trimestrais (em 2006: duas - próxima em dezembro)  Grupo executivo: reuniões de discussão e preparatórias

Debate sobre as atividades  Apreciação do plano de trabalho (produtos e prazos) - planejamento;  Desenho institucional;  Novos parceiros;  Escopo: Necessidade de informação x adequação ao estudo x utilidade para as políticas;  Política de divulgação e disseminação  Outros

Encaminhamentos  Revisão  Requisitos e restrições  Prioridades

Etapas seguintes  Reunião do Grupo Gestor em Dezembro/2006