Mattel do Brasil Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUTEB L 2007 Jornadas Esportivas.
Advertisements

CÓDIGO DE DEFESA DO C0NSUMIDOR
O Turismo e os Direitos do Consumidor
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM ABRIL/2008.
Aquisição do Banco FIAT S.A. 05 de Dezembro de 2002.
Informação é a chave de tudo!
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
INSTRUÇÕES PARA O TRABALHO DE G.Q.P.
A gestão por confiança surge como decorrência de uma complexidade e incerteza crescentes. Globalização - Não se trata de competir em nível local e nacional,
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
AUDIÊNCIA PÚBLICA OPERAÇÃO SADIA/PERDIGÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS
Proteção pós-contratual RECALL
Quem somos Fundado em 2003, o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial é uma organização da sociedade civil de interesse público – OSCIP. Promove e.
Disciplina: Administração Mercadológoica
REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL, TERCEIRIZAÇÃO E REDES DE SUBCONTRATAÇÃO
dos serviços/processos
Comércio Internacional
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
PANORAMA ATUAL DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS
1 Resultados 2T11 22 de Julho de 2011 Natura Resultados 3T11 28 de Outubro de 2011.
Conceitos do Projeto – J4
Por que investir? 09 de junho de 2010
O GOVERNO LULA ( hoje).
Grupo 19O Alexandre Leal Pedro Matheus Thais Castro Rodrigo Melo
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
Hugo Cecílio de Carvalho
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Introdução: O projeto IAB, que concebeu a rede IABr, tem as características necessárias para um empreendimento ser bem sucedido: clientes em crescimento.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Organização Industrial
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
ORGANIZAÇÃO Conceitos
Logística Empresarial Unidade 7
Rio de Janeiro, 28/6/2013 GESEL/UFRJ
2 © 2000 Hovione Na vanguarda da Ciência da Saúde Hovione hoje Hovione hoje 2 fábricas (Portugal & Macau), Centro de Transferência de Tecnologia em New.
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Planejamento Sadia Aluno: Antônio Nogueira Turma: 1 PP M.
Marina Carvalho Oliveira Planejamento
Projeto “Pirataria” Piloto São Paulo Pesquisa Quantitativa Março de 2005.
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
GRANDE NEGÓCIO ENORME NEGÓCIO 1.
Compras Sustentáveis: o Papel do Setor Empresarial
Conceitos Críticos para o Desenvolvimento do Setor de Locação de Equipamento Ferroviário (baseado na Experiência Norte Americana) Os Clientes e As Ferrovias.
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Jornada das Delegacias do CREMESC do Litoral Balneário Camboriú – SC 5 a 6 de novembro de 2010.
São necessários controles financeiros eficientes
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
INDÚSTRIA DO BEM-ESTAR
Estratégia Organizacional
Concessões de Algodão em Moçambique Comentarios sobre o relatório da KPMG de 2007/2008 e seguintes discussões entre o IAM, AAM e os representantes dos.
CAPÍTULO 12 Educando o Cliente e Promovendo os Serviços.
Planejamento Estratégico
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Agenda Equipes Custo Pessoal.
Renúncia de Arrecadação Fiscal em Saúde Carlos Octávio Ocké-Reis DIEST/IPEA Nov
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
HBO LATIN AMERICA. A HBO Latin America (HBO LAG) é uma empresa fundada em 1991 que pertence a: Sony Pictures Television International, Home Box Office,
ESTRATÉGIA LOGÍSTICA sucessos e fracassos
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Aplicações Inovadoras de TI no Varejo Ney Santos
Empreendedorismo e Estratégia de Negócios
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DE ICMS NA COMPOSIÇÃO DO CUSTO.
Transcrição da apresentação:

Mattel do Brasil Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

Companhia norte-americana com 62 anos de mercado MATTEL Inc. Companhia norte-americana com 62 anos de mercado Líder mundial com escritórios em 43 países e distribuição em mais de 120 países. Mais conhecida por suas marcas, preferidas pelas crianças do mundo todo. Barbie, Hot Wheels, Max Steel, Fisher-Price, Matchbox, Polly, Batman, Superman e outras. Reconhecida com benchmark de inovação e qualidade. Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

Presente com escritório próprio desde 1998. NO BRASIL Presente com escritório próprio desde 1998. Líder de mercado com base em inovação, qualidade, profissionalismo, parceria com o varejo e altos investimentos em mídia e promoções para desenvolver o mercado. Escritório comercial sem ingerência nas áreas de desenho e manufatura. Empregamos diretamente mais de 300 funcionários. Distribuímos nossos produtos em aproximadamente 18.000 pontos de venda no país. Somos co-responsáveis por aproximadamente 30.000 empregos no varejo Milhares de famílias dependem de nós. Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

Mattel não é só brinquedos! NO BRASIL Mattel não é só brinquedos! +/- 50% das vendas de produtos com marcas da Mattel são produzidos localmente. A maior rede de licenciados do mundo (95% produzido no Brasil). 52 companhias de diferentes setores produzem sob licença milhões de produtos com marcas Barbie, Polly e Hot Wheels. Sapatos: Alpargatas, Grendene Confecção: C&A, Renner, Lepper Brinquedos: Líder, Multitoys, Sulamericana, Bandeirantes Artigos escolares: BIC, Primicia, Tilibra Outros segmentos como Eletrônicos, Alimentos, Publicações, Saúde e Beleza Somos co-responsáveis por aproximadamente 25.000 empregos de nossos licenciados Estreita parceria no desenvolvimento, desenho e promoção. Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

NO BRASIL Pagamos em impostos e encargos sociais mais que qualquer outra empresa do setor: Em 2005 – R$ 118 milhões Em 2006 – R$ 178 milhões Em 2007 – Estimativa de R$ 264 milhões, assumindo que o DECEX volte a liberar Licenças de Importação. Os números acima referem-se exclusivamente à arrecadação gerada pela Mattel diretamente, excluindo a arrecadação adicional gerada indiretamente por produtos Mattel no varejo e de companhias licenciadas. Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

PRODUÇÃO NO BRASIL? +/- 50% das vendas de produtos com marcas da Mattel são produzidos localmente por nossos 52 licenciados Fábricas para global sourcing Mattel renova aproximadamente 70% de sua linha a cada ano. Flexibilidade para mudanças - Defesa versus pirataria Benefício de escala (Custo e qualidade) Produzimos na China, Indonésia, Malásia, Tailândia e México a grande maioria dos produtos, em fábricas próprias (60%) e de terceiros (40%). 3. Várias tentativas para terceirizar produção no Brasil Estrutura de impostos. História de volatilidade econômica. Outros países oferecem mais vantagens. COPAG (Manaus): Produzimos jogo de cartas UNO. Exportação para vários países da América do Sul. Várias tentativas estabelecer parcerias com empresas reconhecidas do mercado brasileiro não deram certo. Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

Contribucao da Mattel para fortalecimento do mercado Combate a Pirataria e Informalidade Pesquisas IBOPE - ANGARDI: Duas vezes o tamanho do mercado formal (aprox. R$ 3.7 Bi) Sonega impostos Concorrência desleal para empresas formais Alta periculosidade dos produtos Nenhum controle de qualidade Materiais reciclados perigosos Selos do Inmetro falsificados. Trabalho conjunto com Receita Federal, Portos, FIESP e outros. Liderança no Brasil (1 de 7) na implementação da NF- Eletrônica Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

Imãs pequenos OS RECALLS DA MATTEL Imãs tem sido utilizados na indústria de brinquedos desde há muitos anos. Todos nós brincamos com imãs. Dão vida e magia aos brinquedos. Até 2006 não havia motivo para se suspeitar que poderia haver um problema de segurança. Criança morreu nos EUA ao engulir simultaneamente 2 imãs do produto Magnetix da empresa Megablocks do Canadá. Os produtos nunca foram desenhados pensando em que uma criança poderia engolir simultaneamente vários imãs. Não se conhecia o perigo de que poderia causar obstrução intestinal. Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

Imãs pequenos - continuação OS RECALLS DA MATTEL Imãs pequenos - continuação Em Novembro de 2006, a Mattel Inc.fez o 1° recall com base em 3 casos que requeriram intervenção médica nos EUA. A Mattel Brasil após conhecimento fez recall imediatamente Entre Janeiro e Maio a CPSC e representantes da indústria, incluída a Mattel, formalizaram novos padrões para fixação de imãs (ASTM) implementados nos EUA no final de Maio.(ainda não aplicado no Brasil). Em Agosto a Mattel fez um novo recall a nível mundial para aqueles produtos que não cumpriam com o NOVO padrão. Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

Imãs pequenos - continuação OS RECALLS DA MATTEL Imãs pequenos - continuação Retroativo a produtos vendidos de 2002 a 2007 +/- 18 milhões a nível mundial +/- 850.000 no Brasil Voluntário e preventivo. Nenhum novo caso que requeresse atenção médica. Nenhum caso confirmado no Brasil. Todos os produtos do recall cumpriam os padrões de qualidade vigentes. Baixa representatividade do total da produção 0,7% das unidades vendidas entre 2002 e 2007. Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

OS RECALLS DA MATTEL 2. Brinquedos com peças com pintura com chumbo acima dos parâmetros aceitáveis: A Mattel identificou um período de tempo em que fornecedores terceirizados não cumpriram com os parâmetros estabelecidos pela Mattel e sub-contrataram a pintura de algumas peças a outras empresas que não utilizaram as tintas homologadas pela Mattel. O Presidente mundial da Mattel promete severa investigação. “Prioridade é garantir ao consumidor que os produtos cumprem com todos os requerimentos de qualidade.” Como resultado da investigação são feitas duas extensões do recall, só a última atingiu o Brasil. Total de Unidades – Representatividade de total de produção: Mundialmente: +/- 2.6 milhoes - 0.16% No Brasil: 7.056 unidades – 0.01% Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

Processo de recall: OS RECALLS DA MATTEL Portaria Federal # 789/2001 – Ministério da Justiça Comunicamos ao DPDC, aos PROCONs e ao Inmetro. Informamos aos consumidores mediante campanha publicitária em TV, jornais, rádio e internet. Informamos imediatamente aos varejistas para rapidamente retirar os produtos das lojas. Implementamos procedimento para ressarcir o consumidor. Processo similar aos outros países, incluindo os EUA. Escolha entre produto similar ou dinheiro. Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS PELA MATTEL Mattel rescindiu o contrato dos terceiros que não obedeceram os padrões de qualidade Promoveu e ainda promove uma extensa revisão dos produtos já colocados no mercado, de forma a afastar qualquer eventual periculosidade Implementou rigorosas medidas para evitar a recorrência Terceiros só podem comprar tinta de fornecedores homologados Testes em todos os lotes de tintas antes do uso Controles muito mais rigorosos durante o processo de produção Testes em todos os lotes de produção para assegurar comprimento antes de ser embarcados para o consumidor. Não houve no Brasil registro de acidentes comprovados envolvendo os produtos objeto dos recalls. Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

RESUMO – CONSIDERAÇÕES FINAIS A Mattel prioriza a segurança dos consumidores e será feito um recall sempre que necessário para assegurar a qualidade de seus produtos. Os recalls são um sinal de respeito e honestidade para com o consumidor e autoridades. Sempre que necessário, pró-ativamente e voluntariamente informaremos de quaisquer problemas e tomaremos as medidas necessárias para solucioná-lo. Produtos com imãs que fazem parte do recall cumpriam os padrões de segurança existentes. A representatividade dos recalls é muito baixa Imãs: 0,7% das unidades vendidas nesse período Possível excesso de chumbo : Menos de 0,01% Informações da imprensa muitas vezes deram-se de em forma precipitada e geraram desinformação. Níveis de chumbo nos brinquedos objeto de recall, representam risco mínimo à saúde das crianças. Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

RESUMO – CONSIDERAÇÕES FINAIS Reações aos Recalls da Mattel são desproporcionais DECEX - Todas as licenças de importação revogadas Equivalente a fechar uma montadora lider porque fez um recall de cintos de segurança de um modelo específico de veículo Equivalente a fechar um laboratório farmacêutico porque fez um recall de um produto Medida adotada não encontra precedentes Nova portaria do Inmetro exige teste de cada lote em laboratórios locais. Hoje não existe capacidade instalada no Brasil para prestar o serviço em tempo razoável. A Mattel apoiará sempre medidas que aperfeiçoem os processos de segurança de brinquedos, mas espera regras de transição claras e factíveis Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

Efeito devastador e nefasto: IMPACTO DAS MEDIDAS Efeito devastador e nefasto: Para a Mattel que vê paralisada sua atividade a poucas semanas do Dia das Crianças. Danos irreparáveis para o varejo, que deixa de contar com os produtos de seu principal fornecedor. Falência de centenas de negócios que precisam urgentemente dos produtos (véspera do Dia das Crianças e Natal). Para o país com perda de arrecadação dos impostos. Redução de oferta levará a aumento de preços para o consumidor Oportunidade para que a informalidade tome conta do mercado. Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil

Muito obrigado! Confidential - Do Not Distribute © 2007 Mattel do Brasil