Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo

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Transcrição da apresentação:

Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo Prof.Dr. Hugo Tourinho Filho

Identificação do Talento Esportivo Todos podem aprender a cantar, dançar ou pintar, mas somente alguns atingirão um alto nível de maestria. No esporte, como nas artes, é importante descobrir os indivíduos mais talentosos e selecioná-los desde a tenra idade, para monitorá-los e auxiliá-los na escalada do mais alto nível de desempenho. (Bompa, 2002)

Talento Esportivo No sentido amplo do termo, é a denominação dada a uma pessoa, que em determinada fase de desenvolvimento, mostra determinados pressupostos com condições corporais e psicológicas, as quais com grande possibilidade podem levar posteriormente a um alto desempenho esportivo. (Gabler & Ruoff, 1979)

Determinação do Talento Esportivo Baseia-se nas evidências abstratas e discussões teóricas que resultam na descrição e identificação de possíveis condições e características que possam identificar, caracterizar as pessoas com Talento Esportivo (TE) dentro da população. (Gabler & Ruoff, 1979)

Detecção do Talento Esportivo Todas as medidas e meios utilizados com o objetivo de detectar/encontrar um número suficientemente grande de pessoas – em regra crianças e adolescentes – que estão dispostas e prontas para a admissão em um programa de formação geral básica. (Weineck, 1992; Carl, 1988)

Seleção do Talento Esportivo É a denominação dos meios utilizados para a determinação dos indivíduos que tem condições em determinado momento e período de serem admitidos em níveis mais elevados de treinamento a longo prazo em determinada modalidade esportiva, com o objetivo de obter um desempenho esportivo de alto nível. (Weineck, 1992)

Promoção do Talento Esportivo Refere-se às medidas objetivas para o desenvolvimento de capacidades e habilidades esportivas em jovens talentosos para o esporte; É a utilização dos procedimentos de treinamento e outras medidas que levam os talentos esportivos a atingirem o seu desempenho esportivo ótimo, ideal, a longo prazo de acordo com a modalidade esportiva considerada. (Weineck, 1992)

Talento Esportivo Métodos de Identificação do Talento Esportivo: Natural – é a abordagem simples – assume-se que um atleta envolvido em um esporte é o resultado da influência local (tradição da escola, desejo dos pais, auxílio dos colegas); Científica – é o método no qual o técnico escolhe jovens com alguma habilidade natural para um determinado esporte. (Bomapa, 2002)

Talento Esportivo Critérios de Identificação: Incluem testes, normas de um modelo ótimo de treinamento e a especificidade do esporte; a identificação científica do talento é vital para o desenvolvimento de altos desempenhos; Indivíduos reprovados para a alta performance não devem ser excluídos do esporte. (Bompa, 2002)

Critérios de Identificação Saltos Tempo de reação e força explosiva; Alto com pernas longas; Alta potência anaeróbia; Alta capacidade de lidar com o estresse;  Alta concentração e capacidade de mantê-la por um período prolongado.

Critérios de Identificação Basquetebol Alto com braços longos; Alta potência anaeróbia e aeróbia Coordenação; Inteligência tática e espírito cooperativo

Critérios de Identificação Judô Coordenação Velocidade de reação; Inteligência tática; Grande diâmetro biacromial.

Fases de Identificação: Talento Esportivo Fases de Identificação:  Fase primária; Fase secundária;  Fase Final.

Fases de Identificação do TE Fase Primária Ocorre durante a pré-puberdade (3 aos 10 anos) – observação do desenvolvimento geral da condição física da criança; Decisões definitivas são prematuras porque a dinâmica de crescimento e desenvolvimento ainda é imprevisível. (Bompa, 2002)

Fases de Identificação do TE Fase Secundária Fase de seleção mais importante – utilizada com adolescentes que participam de algum treinamento organizado; Ocorre entre os 9 – 10 anos para a ginástica e natação e dos 10 aos 15 anos para as meninas e dos 10 aos 17 anos para os meninos direcionados a outros esportes.

Fases de Identificação do TE Fase Final Diz respeito a seleção dos candidatos para as equipes nacionais; Incluem a saúde do atleta, a adaptação fisiológica ao treinamento e à competição, a capacidade de superar o estresse.

Identificação do TE De forma geral as capacidades motoras, a capacidade psicológica e as medidas antropométricas são classificadas como os principais fatores para o desempenho e a identificação do talento esportivo. Para alguns esportes, certas qualidades podem ser cruciais, como a estatura no basquetebol ou a relação peso-estatura para o remo. (Kunst & Florescu, 1971)

Identificação do TE Salto em altura Um bom desempenho dependerá de: 50% da capacidade motora; 10% da capacidade psicológica; 40% dos aspectos morfológicos. (Bompa, 2002)

Identificação do TE Luta Greco-Romana Importante para o desempenho: Capacidade motora – 50%; Capacidade psicológica – 40%; Aspectos morfológicos – 10% Identificação do Talento: Capacidade psicológica – 50%; Capacidade motora – 35%; Aspectos morfológicos – 15% (Bompa, 2002)

Identificação do TE Na identificação do talento esportivo, é determinante para o indivíduo não iniciado na luta greco-romana possuir os principais traços psicológicos exigidos para esta modalidade, além do desejo de lutar, já que não se pode esperar que um iniciante tenha as capacidades motoras necessárias já desenvolvidas. (Bompa, 2002)

Identificação do TE Para cada desporto deve haver um modelo ideal aceito para todos os fatores principais do desempenho e da identificação do talento; Durante os últimos estágios de desenvolvimento do atleta o treinador com o auxílio de cientistas esportivos poderá testar todos os candidatos e comparar as suas qualidades com o modelo ideal. (Bompa, 2002)

Identificação do TE É fundamental prevenir-se das diferenças na maturação, pois há os que tem maturação adiantada e outros que a tem tardiamente; Um jovem com uma maturação adiantada mostrará resultados mais rapidamente, mas frequentemente o jovem com maturação tardia poderá ser melhor atleta a longo prazo. (Bompa, 2002)