Papel Estratégico e Objetivos da Produção

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 Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade;  Aquilo que o mercado quer;  Diferentes organizações, diferentes mercados, diferentes.
Transcrição da apresentação:

Papel Estratégico e Objetivos da Produção Papel da função produção Implementação da estratégia empresarial; Apoio para estratégia empresarial; Impulsão da estratégia empresarial.

Contribuição da função produção Estágio 1 – Neutralidade interna Estágio 2 – Neutralidade externa Estágio 3 – Apoio interno Estágio 4 – Apoio externo

O papel e a contribuição da função produção Fornecer vantagem baseada em produção Ligar estratégia e produção Adotar melhores práticas Corrigir erros graves Redefinir as expectativas do setor industrial Ser claramente o melhor no setor Ser tão bom quanto os concorrentes Parar de atrapalhar a organização Apoio externo interno Neutralidade externa interna Contribuição crescente da produção Estágio 1 Estágio 2 Estágio 3 Estágio 4 A habilidade de ser adequado A habilidade de implementar A habilidade de direcionar estratégias

Objetivos de desempenho da produção Identificar os stakeholders da operação “Os stakeholders são as pessoas ou grupos de pessoas que possuem interesse na operação, e que podem ser influenciadas por ou influenciar as atividades da operação”. Exemplos stakeholders Internos  empregados da operação; Externos  sociedade ou grupos comunitários ou também acionistas.

Principais grupos de stakeholders Sociedade Aumentar o nível de emprego Aumentar o bem estar da comunidades Produzir produtos sustentáveis Garantir um meio ambiente limpo Consumidores Especificação apropriada de produto ou serviço Qualidade consistente Entrega rápida Entrega confiável Flexibilidade Preço aceitável Fornecedores Continuar o negócio Desenvolver capacidade de desenvolvimento Fornecer informação transparente Acionistas Valor econômico/retorno sobre o investimento Valor ético/retorno sobreo investimento Empregados Continuidade de emprego Pagamento justo Boas condições de trabalho Desenvolvimento de pessoal

Cinco objetivos de desempenho Objetivo qualidade Objetivo rapidez Objetivo confiabilidade Objetivo flexibilidade Objetivo custo

Objetivo Qualidade Hospital Pacientes recebem tratamento mais apropriado O tratamento é conduzido de maneira correta Os pacientes são consultados e mantidos informados. Os funcionários são corteses, amigáveis e solícitos Fábrica de automóveis Todos os componentes são fabricados conforme as especificações A montagem atende às especificações O produto é confiável O produto é atraente e sem defeitos Empresa de ônibus urbano Os ônibus são limpos e arrumados Os ônibus são silenciosos e não emitem gases poluentes O horário é rigoroso e atende às necessidades dos usuários Os funcionários são corteses, amigáveis e solicitos Supermercado Os produtos estão em boas condições A loja é limpa e organizada A decoração é adequada e atraente

Objetivo Rapidez Hospital O tempo entre a solicitação do tratamento e sua realização é mínimo O tempo para o resultado dos exames, raio X, etc. é mínimo. Fábrica de automóveis O tempo entre o pedido de um carro específico por um revendedor e sua entrega ao consumidor é mínimo O tempo de espera pela assistência técnica é mínimo Empresa de ônibus urbano O tempo total da jornada para o usuário atingir seu destino é mínimo Supermercado O tempo envolvido na transação total, desde a chegada à loja, realização das compras e retorno do consumidor a sua casa é mínimo Imediata disponibilidade de bens

Objetivo Confiabilidade Hospital A proporção de consultas canceladas é mínima As consultas são realizadas no horário programado Os resultados dos exames, raios X etc. são entregues como prometido Fábrica de automóveis Entrega veículos aos revendedores no tempo previsto Entrega peças de reposição aos centros de serviços no tempo previsto Empresa de ônibus urbano Cumpre o horário fixado em todos os pontos de trajeto Mantém assentos disponíveis para todos os passageiros Supermercado Previsibilidade do horário de funcionamento A proporção de bens em falta é mínima O tempo de fila é mínimo Disponibilidade de vagas no estacionamento

Objetivo Flexibilidade Hospital Flexibilidade de produto/serviço – introdução de novos tipos de tratamentos Flexibilidade de compostos (mix) – ampla variedade de tratamentos disponíveis Flexibilidade de volume – habilidade de se ajustar ao nº de pacientes atendidos Flexibilidade de entrega – habilidade de reprogramar consultas Fábrica de automóveis Flexibilidade de produto/serviço – introdução de novos modelo Flexibilidade de compostos (mix) – ampla variedade de opções disponíveis Flexibilidade de volume – habilidade de se ajustar ao nº de veículos fabricados Flexibilidade de entrega – habilidade de reprogramar as prioridades de produção Empresa de ônibus urbano Flexibilidade de produto/serviço – introdução de novas rotas ou excursões Flexibilidade de compostos (mix) – grande nº de locais servidos Flexibilidade de volume – habilidade de se ajustar à freqüência dos serviços Flexibilidade de entrega – habilidade de reprogramar viagens Supermercado Flexibilidade de produto/serviço – introdução de novos bens ou promoções Flexibilidade de compostos (mix) – ampla variedade de bens estocados Flexibilidade de volume – habilidade de se ajustar ao nº de consumidores atendidos Flexibilidade de entrega – habilidade de repor estoque de itens em falta

Objetivo Custo Hospital Fábrica de automóveis Empresa de ônibus urbano Supermercado Compra de materiais e serviços Custo de tecnologias e instalações Custo de funcionários Custo de tecnologias e instalações Compra de materiais e serviços Custo de mão-de-obra Custo de tecnologias e instalações Compra de materiais e serviços Custo de funcionários Custo de tecnologias e instalações Compra de materiais e serviços Custo de funcionários

Efeitos externos dos cinco objetivos de desempenho Preço baixo, margem alta ou ambos Tempo de entrega reduzido Entrega confiável Custo Rapidez (velocidade) Confiabilidade Alta produtividade Atraves- samento rápido Efeitos internos Operação confiável Processos livres de erros Habilidade para mudar Flexibilidade Qualidade Produtos/serviços conforme especificação Freqüência de novos produtos/serviços Ampla variedade Ajuste de volume e entrega