TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO 1. Administração Científica 2
Advertisements

Administração de Produção e Operações
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
O PAPEL DO ADMINISTRADOR
Abordagem Clássica da Administração Frederick Winslow Taylor,
LINHA DO TEMPO AUTORES AUTOCRÁTICOS PROFESSORES DE TGA.
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Administração Científica
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E DO PROGRAMA
TGA- Teoria Geral da Administração
Administração – Principais correntes
MAX WEBER ( ).
Seminário Temas: Abordagem científica – Taylor
Da Revolução Urbana à Revolução Industrial
Revisão das Teorias Da Administração.
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Principais características da Abordagem Comportamental
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES
Disciplina: TGA Professora: Ms
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA
“Psicossociologia das Organizações”
Antecedentes Históricos da Administração
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Revisão conceitual TGA1 (anotações de aula)
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
Administração Geral - Aula 02
Antecedentes Históricos da Administração
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Teoria Geral da Administração
Introdução à Teoria Geral da Administração
Objetivos de aprendizagem
Evolução do pensamento e da Teoria Administrativa
O que é Administração? Definições:
Gestão das Organizações
Administração Bases Históricas.
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Escola Clássica da Administração
Teoria Geral da Administração
Gestão em saúde Bruno Silva
Teoria Geral da Administração
Conceitos de Administração e Ética Empresarial
Capítulo 7 Direção.
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Aula 3 Renival Oliveira.  Sistemas Políticos ◦ Redes sociais com objetivos e oportunidades similares, relações e coalizões. ◦ Cracia de Kratia – poder.
Estrutura e Dinâmica Social
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
Introdução à Administração
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
Questões introdutórias
Disciplina: Disciplina: Direção Estratégica Prof a. Prof a. Gabriela Gonçalves Silveira Fiates.
Bases da Moderna Administração
Teoria da Administração Luciano Thomé e Castro. Agenda Definições Áreas Funcionais Papel dos Administradores e suas diferenças Teoria em Administração:
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
Santana do Livramento. A Evolução do Pensamento em Administração 2.1 – Teorias em administração 2.2 – Organizar e administrar como práticas seculares.
BE 076 – Organização e Administração na Ed. Física TEMPO Que tempo? Percepção do tempo. O que eu faço com o meu tempo?... SÉCULO XX E A GLOBALIZAÇÃO.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
A evolução do pensamento administrativo
Daniel Vital Caldeira Isaut Faasen James Guelph Cirqueira Júnior RACIONALIDADE E ORGANIZAÇÃO: AS MÚLTIPLAS FACES DO ENIGMA Projeto Interdisciplinar IES/FUNCEC.
Transcrição da apresentação:

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO IDÉIAS FUNDAMENTAIS

OBJETIVOS: Explicar como estão organizadas as teorias da administração. Descrever as principais teorias que se desenvolveram na primeira metade do século XX. Associar as modernas teorias da administração a suas raízes na Antigüidade.

O Início do Processo Produtivo O Homem primitivo - qualidade nos utensílios fabricados para garantir a sobrevivência A formação da sociedade, fez surgir a figura do artesão A intensificação da atividade Comercial O Cliente e o Processo através dos tempos

Taylor lidera o movimento da administração científica. 1990 Taylor lidera o movimento da administração científica. 1910 Henry Ford cria a linha de montagem móvel Henri Fayol propõe o conceito de administração geral. Max Weber cria o tipo ideal de burocracia 1920 Desenvolvem-se as técnicas de controle da qualidade. Bertalanffy propõe a teoria geral dos sistemas. 1930 Nasce a escola das relações humanas. Figura 2.1 Principais desenvolvimentos teóricos na primeira parte do século XX.

Grandes projetos do oriente – Desde 4.000 aC. Administração de projetos de engenharia: cidades, pirâmides, projetos de irrigação. Organizações militares – Desde 3.500 aC. Organização, disciplina, hierarquia, logística, planejamento de longo prazo, formação de recursos humanos. Grécia – Desde 500 aC. Democracia, ética, qualidade, método científico. Roma – Entre VII aC. e IV A.D. Administração de império multinacional, formação de executivos, grandes empresas privadas, exército profissional. Renascimento – Século XVI. Retomada dos valores humanistas, grandes empresas de comércio, invenção da contabilidade, Maquiavel Idade Média - nada Revolução industrial – Século XVIII Invenção das fábricas, surgimento dos sindicatos, início da administração como disciplina. Figura 2.2 Origens da administração moderna.

1900 1910 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000 Escola Clássica Sistema Toyota e Modelo Japonês Controle da quali-dade Quali-dade total Rela-ções Huma-nas Enfoque Comportamental Ciber-nética Gestalt Teoria Geral dos Siste-mas Enfoque Sistêmico Quadro 2.2 Principais idéias – sua evolução e interligação.

Escola Clássica da Administração FREDERICK TAYLOR (1856-1915) Administração científica HENRY FORD (1863-1947) Linha de montagem HENRI FAYOL (1841 – 1925) Processo de administração MAX WEBER (1864-1920) Teoria da Burocracia Americano Aplicação de métodos de pesquisa para identificar a melhor maneira de trabalhar. Seleção e treina-mento científicos de trabalhadores. Americano Especialização do trabalhador. Fixação do trabalhador no posto de trabalho. Trabalho (produto em processo de montagem) passa pelo trabalhador. Francês Administração da empresa é distinta das operações de produção. Administração é o processo de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Alemão Autoridade tem a contrapartida da obediência. Autoridade baseia-se nas tradições, no carisma e em normas racio-nais e impessoais. Autoridade buro-crática é base da or-ganização moderna Quadro 2.3 Principais personagens da Escola Clássica.

Organização da empresa e papel do dirigente FAYOL Organização da empresa e papel do dirigente FORD Organização do processo produtivo TAYLOR Eficiência do trabalho operacional Quadro 2.4 Bases da administração moderna.

AUTORIDADE TRADICIONAL AUTORIDADE CARISMÁTICA AUTORIDADE LEGAL-RACIONAL Baseia-se nos usos e costumes. Passa de geração a geração. Depende da crença na “santidade dos hábitos” Baseia-se nas qualidades pessoais de um líder. Depende de os seguidores admirarem as qualidades do líder. Baseia-se em normas impessoais e racionais. Cria “figuras de autoridade”. Cria direitos e obrigações. Quadro 2.5 Três tipos de autoridade segundo Max Weber.

COMPORTAMENTO E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS COMPORTAMENTO COLETIVO E PROCESSOS INTERPESSOAIS Percepção Personalidade Competências Conhecimentos Aptidões e habilidades Atitudes, interesses e valores Estilos (liderança, motivação) Cultura organizacional Clima organizacional Grupos informais Processo de comunicação Processo de liderança Processo de motivação Quadro 2.6 – Áreas de interesse do enfoque comportamental.

ENFOQUE COMPORTAMENTAL Estudo das pessoas como indivíduos Estudo das pessoas como membros de grupos Competências: conhecimentos, habilidades, atitudes. Traços de personalidade. Motivação Liderança Dinâmica de grupo Comunicação Cultura Quadro 2.7 Dois eixos do enfoque comportamental: o estudo do comportamento das pessoas como indivíduos e como membros de grupos.

GESTALT TEORIA DOS SISTEMAS CIBERNÉTICA ENFOQUE SISTÊMICO Realidade é feita de conjuntos de partes inseparáveis. A natureza de cada parte é definida pela finalidade do conjunto. Realidade é feita de sistemas. Para entender a reali-dade, é preciso analisar relações entre as partes dos sistemas. Sistemas podem con-trolar seu próprio desempenho. A ferramenta para o autocontrole é a informação. Organização é sistema feito de um sistema técnico e um sistema social. Sistemas influenciam-se mutuamente. Organização é sistema cercado por ambiente. Papel da administração é cuidar do desempenho global do sistema. ENFOQUE SISTÊMICO Figura 2.6 – Enfoque sistêmico e suas bases.