Fatores Humanos em IHC Heloisa Vieira da Rocha IC/NIED- UNICAMP

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Transcrição da apresentação:

Fatores Humanos em IHC Heloisa Vieira da Rocha IC/NIED- UNICAMP Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

Referência no Assunto Card, Moran e Newell (1983) Como características do ser humano afetam a maneira como ele interage com computadores Bases para as abordagens cognitivas ao design e avaliação de sistemas computacionais … são exemplos simples de como nossa interação com computadores é afetada pelos nossos mecanismos perceptuais, cognitivos e motores. Card, Moran e Newell foram os primeiros autores a desenvolver um Modelo do Usuário de Computadores, com base em seu funcionamento psicológico, para entender...

O Modelo do Processador de Informação Humano Sistemas envolvidos: Sistema Perceptual Sistema Cognitivo Sistema Motor PP PC PM MLD MCD/MT MIA MIV informação sensorial capatada pelos órgãos dos sentidos - no caso específico visão e audição - flui para a MT (MCD) através do PP. a MT consiste da ativação de partes da MLD, chamadas Chunks o princípio básico de operação é o ciclo reconhece-age do PC o PM é acionado pela ativação de certos chunks da MT, colocando em ação conjuntos de músculos que concretizam a ação

O Modelo do Processador de Informação Humano MLD – Memória de Longa Duração MIV – Memória da Imagem Visual MIA – Memória da Imagem Auditiva MCD/MT – Memória de Curta Duração ou Memória de Trabalho PP – Processador Perceptual PC – Processador Cognitivo PM – Processador Motor PP PC PM MLD MCD/MT MIA MIV informação sensorial capatada pelos órgãos dos sentidos - no caso específico visão e audição - flui para a MT (MCD) através do PP. a MT consiste da ativação de partes da MLD, chamadas Chunks o princípio básico de operação é o ciclo reconhece-age do PC o PM é acionado pela ativação de certos chunks da MT, colocando em ação conjuntos de músculos que concretizam a ação

Sistema Perceptual Após a apresentação de um estímulo visual, uma representação dela aparece na MIV Se for estímulo auditivo, na MIA PP PC PM MLD MCD/MT MIA MIV informação sensorial capatada pelos órgãos dos sentidos - no caso específico visão e audição - flui para a MT (MCD) através do PP. a MT consiste da ativação de partes da MLD, chamadas Chunks o princípio básico de operação é o ciclo reconhece-age do PC o PM é acionado pela ativação de certos chunks da MT, colocando em ação conjuntos de músculos que concretizam a ação

Sistema Perceptual O armazenamento destas informações são afetados pelas propriedades físicas do estímulo, por exemplo a intensidade. Todos os processadores trabalham em ciclos. O tempo do Ciclo dos processadores variam inversamente com a intensidade do estímulo. Estímulos que ocorrem dentro de um mesmo ciclo, dão a impressão de continuidade. PP PC PM MLD MCD/MT MIA MIV informação sensorial capatada pelos órgãos dos sentidos - no caso específico visão e audição - flui para a MT (MCD) através do PP. a MT consiste da ativação de partes da MLD, chamadas Chunks o princípio básico de operação é o ciclo reconhece-age do PC o PM é acionado pela ativação de certos chunks da MT, colocando em ação conjuntos de músculos que concretizam a ação

Sistema Cognitivo Trabalha com a recuperação de fatos e resolução de tarefas. Neste sistema, a MCD armazena informações utilizadas no momento da atividade e a MLD armazena informações para serem acessadas a longo prazo. A MCD é constituída de chamadas (chunks) à MLD. PP PC PM MLD MCD/MT MIA MIV informação sensorial capatada pelos órgãos dos sentidos - no caso específico visão e audição - flui para a MT (MCD) através do PP. a MT consiste da ativação de partes da MLD, chamadas Chunks o princípio básico de operação é o ciclo reconhece-age do PC o PM é acionado pela ativação de certos chunks da MT, colocando em ação conjuntos de músculos que concretizam a ação

Sistema Cognitivo O que é mais fácil lembrar? S-L-B-A-R-I-P-N-A-U-R-I B-R-A-S-I-L-U-N-I-P-A-R PP PC PM MLD MCD/MT MIA MIV informação sensorial capatada pelos órgãos dos sentidos - no caso específico visão e audição - flui para a MT (MCD) através do PP. a MT consiste da ativação de partes da MLD, chamadas Chunks o princípio básico de operação é o ciclo reconhece-age do PC o PM é acionado pela ativação de certos chunks da MT, colocando em ação conjuntos de músculos que concretizam a ação

Sistema Motor Após o processamento perceptual e congitivo, o pensamento é traduzido em ação pela ativação de músculos pelo PM. PP PC PM MLD MCD/MT MIA MIV informação sensorial capatada pelos órgãos dos sentidos - no caso específico visão e audição - flui para a MT (MCD) através do PP. a MT consiste da ativação de partes da MLD, chamadas Chunks o princípio básico de operação é o ciclo reconhece-age do PC o PM é acionado pela ativação de certos chunks da MT, colocando em ação conjuntos de músculos que concretizam a ação

Reconhecimento X Lembrança Conhecimento “no mundo” X conhecimento na cabeça Reconhecer é muito mais efetivo que lembrar reduzir na interface o número de componentes que tem que ser lembrados

Memória e Soluções de Interfaces

Memória e Soluções de Interfaces

Memória e Soluções de Interfaces

O Modelo GOMS Modelo de engenharia de interface composto por metas (Goals), operadores (Operators), métodos (Methods), regras de seleção (Selection) Metas O que o usuário deseja realizar com o software Operadores Ações que o software possibilita ao usuário realizar Métodos Sequencia de operadores para realizar uma tarefa Regras de Seleção São regras que o usuário escolhe para decidir que método usar

Mecanismos da Percepção Humana E sua influência no design de interfaces

Percepção O usuário deve “perceber” a informação apresentada na interface, através dos sinais que a constituem

Várias teorias... Construtivistas A informação que captamos é “construída” envolve processos cognitivos Ecologistas A informação é “detectada” em um processo direto noção de affordance

Quais são os botões da figura? Os pares de figuras colocadas à direita são botões, embora não pareçam. Se o usuário clicar sobre a imagem da direita antes de haver selecionado um arquivo, nenhum feedback acontece, sugerindo imagem decorativa, uma vez que o clique não teve efeito aparente. Os objetos carregam certas características que dirigem nossa percepção sobre eles... Time &Chaos (Shame, 1999)

Percepção Como os sinais externos que chegam aos órgãos sensoriais são convertidos em experiências perceptuais significativas?

Degradando a imagem... Foto de R.C.James Para que o processo de percepção seja aparente, podemos reduzir a quantidade de informação disponível, tornando difícil a interpretação. Note que para "ver" ("perceber") o cachorro adicionamos informações que não estão presentes na imagem. Uma vez visto o cachorro, fica difícil não vê-lo mais. "Quando se olha para o que se quer ver é mais fácil ver" Foto de R.C.James

Colocando organizações competitivas... Outro artifício genialmente utilizado por Escher e Dalí consiste em colocar na imagem organizações competitivas, de forma a tornar possível o conflito de interpretações. Ou vemos cavaleiros em uma direção ou na outra... M C Escher, Cavaleiros

Salvador Dalí, The Slave Market with Disappearing Bust of Voltaire

Nosso aparato visual evolui em mundo 3D... Atribuindo profundidade (e contexto) à imagem Não lidamos com as coisas isoladamente. Quando informação sensorial é colocada junto, uma imagem consistente do mundo deve ser produzida. R. Magritte, Les Promenades d´Éuclide

Anomalias da Percepção

Perceber é muito mais que ver... A demanda por memorização e a carga cognitiva exigida pelas interfaces de comandos, nas interfaces gráficas é deslocada para o processamento perceptual e viso-motor Essa imagem era parte de um tutorial realizado em uma grande organização, sobre como usar um novo sistema de software. Note o esforço requerido na leitura... (Shame, 1999)

Percepção Existem duas teorias principais sobre percepção: construtivista e ecológica A abordagem construtivista tem sido usada para auxiliar no design de display de informações de forma a torná-la rapidamente perceptível A abordagem ecológica tem sido usada para auxiliar no design de objetos da interface - affordance

Modelo Mental Representação dinâmica sobre qualquer sistema ou objeto, que evolui naturalmente na mente de um sujeito Quantas janelas tem a sua casa? “ é o modelo que as pessoas tem de si próprias, dos outros, do ambiente, e das coisas com as quais interagem. Pessoas formam modelos mentais por meio da experiência, treinamento e instrução” (Norman)

Modelos Mentais Interagindo com o ambiente, com outros, com artefatos tecnológicos, as pessoas constróem MMs das coisas com as quais interagem Os MMs são incompletos, imprecisos e inconsistentes Nossa habilidade para executar MMs é limitada pelos mecanismos perceptuais e cognitivos

Porque Modelos Mentais? Como designers devemos desenvolver interfaces que ajudem o usuário a construir MMs adequados à sua interação com o sistema É necessário desenvolver um poder de predição e explicação necessários para condução da interação Modelo do Designer Modelo do Usuário