Os Desafios de Gestão da Saúde Pública Fortaleza-Ce, 30 out 2008 Carlos Macêdo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Forum of Federations / Forum des fédérations  
Advertisements

Sistema de Informação em Saúde
Universidade Federal de Pelotas
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
Financiadora de Estudos e Projetos PROINFRA Programa Institucional de Infra-estrutura de Pesquisa das Instituições Públicas de Ensino Superior.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
A Enfermagem na Organização do SUS
Brasil: Financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
1 Seminário Nacional de Atenção Básica em Saúde José Marcos de Oliveira*
Modelo Assistencial Brasileiro
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
FUNDAÇÕES DE DIREITO PRIVADO Francisco Júnior*. SAÚDE NO BRASIL ATENDIMENTO DE INTERESSES PRIVADOS Compra de serviços GESTÃO Preenchimento dos cargos.
Retirada dos gastos com saúde da lei de responsabilidade fiscal
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Acesso: 5 pontos para discussão
SEMINÁRIO REDES INTERFEDERATIVAS DE SAÚDE
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
ACOLHIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DO SUS -PB
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
São Paulo – Fevereiro de 2012 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
PAC Mobilidade - Copa 2014 Operações Pró-Transporte
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
ESTADO DO CEARÁ Ceará Fortaleza
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
ENTORNO SUL.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A política de financiamento do SUS na ótica municipalista
Angelo Augusto Paula do Nascimento
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
Renúncia de Arrecadação Fiscal em Saúde Carlos Octávio Ocké-Reis DIEST/IPEA Nov
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
1º OFICINA NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA CAMARA TÉCNICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Rio de Janeiro 02 e 03 de setembro 2010.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE OS RUMOS DO ESTADO BRASILEIRO E O SUS: FINANCIAMENTO.
FINANCIAMENTODO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde por Esfera de Governo Em R$ milhões correntes  Em termos reais,
Política de financiamento do SUS. Financiamento da Saúde Prática de financiamento das políticas federais O governo cria programas e estratégias e passa.
PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2010 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
Sistema Único de Saúde - SUS
Construção de uma REDE DE SAÚDE orientada pela APS - a experiência de Florianópolis PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA DE SAÚDE 27 de Abril.
S ISTEMA P RISIONAL C ATARINENSE Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional Portaria Interministerial.
O gasto público em saúde: visões para um debate relevante Sérgio Francisco Piola Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública Núcleo de.
INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS DO ESTADO DO CEARÁ. COBRANÇAS DA SOCIEDADE X ESTRATÉGIA DE GOVERNO  Efetividade das Políticas Públicas – Resultados  Adoção.
FINANCIAMENTO DO SISTEMA UNICO DE SAUDE. DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 OS MUNICÍPIOS VEM ASSUMINDO NOVAS E RECORRENTES RESPONSABILIDADES SEM O.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
TRANSFERÊNCIA FUNDO-A-FUNDO
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Grupo 1 Crescimento e financiamento da Atenção Básica.
5º Congresso do COSEMS BA Programa Mais Médicos: avanços e desafios Agosto / 2015.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
Jardel Corrêa de Oliveira 46º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Fraiburgo - SC.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
Observatório de Conjuntura da Política de Saúde Movimento Médico Pesquisadoras: Cristiane Batista Iris Lessa Coordenadoras: Sarah Escorel Lígia Giovanella.
Resumo do Fórum da Câmara Técnica de Saúde. Proposta de organização Câmara Técnica de SAUDE 18 membros titulares: 1 Governo, 1 Legislativo e 1 Sociedade.
Transcrição da apresentação:

Os Desafios de Gestão da Saúde Pública Fortaleza-Ce, 30 out 2008 Carlos Macêdo

1. ATENÇÃO PRIMÁRIA: Saúde da Família – da Paixão dos Anos 90 a Porta de Entrada do SUS. Carência de Investimentos na Atenção Primária ( Estados e União). Fixação do Profissional de Saúde no Interior - Falta uma Carreira Profissional no SUS. Recursos Estaduais para o Custeio a Atenção Básica, além dos Agentes de Saúde. União: Definir Per Capta Nacional para o PAB – Sul e Sudeste > Norte e Nordeste. Desafios de Gestão da Saúde Pública Carlos Macêdo, out 2008

2. ATENÇÃO SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA: MODELO HOSPITALOCÊNTRICO PARQUE TECNOLÓGICO CONCENTRADO (FORTALEZA, SOBRAL, CARIRI). CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NO INTERIOR (Carreira Profissional no SUS). GERENCIANDO A CRISE; FILAS, SUPERLOTAÇÃO, SOFRIMENTO, MORTES. SUB-FINANCIAMENTO, TABELA SUS COM PREÇOS PÍFIOS... (DESCREDENCIAMENTOS) VIOLÊNCIA, TRÂNSITO, AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA (ENVELHECIMENTO)... DEMANDAS TECNOLÓGICAS: CÂNCER, DIÁLISE, NEURO, NEFRO, TRANSPLANTES... MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO x JUSTIÇA... NOVO MODELO PROPOSTO PELO ESTADO- 21 POLICLÍNICAS, 02 HOSPITAIS REGIONAIS – REFORMAS DOS GRANDES HOSPITAIS (HGF, MESSEJANA, ALBERT SABIN, CESAR CALS...) Desafios de Gestão da Saúde Pública Carlos Macêdo, out 2008

3. (SUB) FINANCIAMENTO DA SAÚDE: A VIA CRUCIS PARA SE CONSEGUIR RECURSOS DE INVESTIMENTO (OBRAS E EQUIPAMENTOS) A SOBRECARGA QUE RECAI SOBRE O ENTE MUNICÍPIO (Municípios do Ceará: Média de 20% Aplicados na Saúde ). POUCOS ESTADOS NO BRASIL TÊM CUMPRIDO OS 12% PREVISTOS (EC 29) A UNIÃO SEQUER TEM PERCENTUAL – A TÊNUE VARIAÇÃO NOMINAL DO PIB SUB-FINANCIAMENTO DA SAÚDE – É URGENTE REGULAMENTAR A EC 29 !!!!!! Desafios de Gestão da Saúde Pública Carlos Macêdo, out 2008

4. O DESAFIO DA PROBIDADE NA GESTÃO: O LÍCITO VERSUS O JUSTO, VERSUS O CRUCIAL PARA SALVAR VIDAS.... O TIROCÍNIO DO DOMÍNIO DOS PRESSUPOSTOS DA ADMINSITRAÇÃO PÚBLICA E AS FRAGILIDADES DA GOVERNANÇA LOCAL... A DIFÍCIL TAREFA DA APROVAÇÃO DAS CONTAS (DE GOVERNO E DE GESTÃO). A DIFÍCIL CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO DE GOVERNANÇA COLEGIADA, CONSORCIADA... A AMBIÊNCIA POLÍTICA LOCAL: ENFRENTAMENTOS E O PROCESSO DEMOCRÁTICO Desafios de Gestão da Saúde Pública Carlos Macêdo, out 2008

Desafios de Gestão da Saúde Pública Carlos Macêdo, out 2008 O verdadeiro Líder não é o que toma as decisões mais importantes. Mas é o que, com a resolução dos pequenos problemas consegue que se alcancem os grandes resultados Robervan Almeida