PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Avaliação do Plano Plurianual
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
A Gestão Social pode ser vista como...
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Senarc: atribuições institucionais
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Secretário Nacional de Juventude
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO IMPULSOR NA GESTÃO POR RESULTADOS
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Minas Gerais.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Ministério da Cultura.
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
Orçamento Participativo Osasco
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Plano Plurianual Plano Plurianual
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Papel dos Conselhos de Saúde no Pacto pela Saúde Monitorar e avaliar as políticas públicas de saúde para garantir o direito do cidadão; Conhecer o Pacto.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO - A EXPERIÊNCIA DO CEARÁ -

O que diz o Governador do Estado “Temos obrigação e compromisso de fazer diferente, mais e melhor, em todos os quadrantes do Ceará e para todos os cearenses. Desejamos realmente que todos contribuam com esses desafios.” Em primeiro lugar está o NOVO JEITO DE FAZER: gerando trabalho e renda, superando as desigualdades, garantindo a segurança dos homens e mulheres, valorizando a vida e PROMOVENDO O ENCONTRO DAS PESSOAS.‏ 2

Processo de Planejamento Orientações Estratégicas de Governo Elaboração dos Instrumentos de Planejamento Plano Plurianual 2008-2011 Resultados Estratégicos/Programas Planejamento Participativo e Regionalizado Compatibilização das propostas regionais com as prioridades das políticas setoriais Lei Orçamentária Anual – LOA

Eixos de Desenvolvimento Resultados Estratégicos Orientação Estratégica de Governo Eixos de Desenvolvimento Resultados Estratégicos Economia para uma vida melhor Crescimento econômico com sustentabilidade Redução das desigualdades regionais Sociedade com renda maior e melhor distribuída Ceará competitivo nas suas vocações e nas novas oportunidades Economia rural fortalecida Infra-Estrutura estratégica ampliada Sociedade Justa e Solidária Educação básica ampliada e com qualidade Educação superior e profissionalizante com ênfase nas potencialidades do Estado Sociedade com segurança e justiça Saúde descentralizada com qualidade Sociedade com garantia de direitos Juventude com oportunidades de inserção produtiva e social Gestão Ética, Eficiente e Participativa Participação cidadã na formulação e controle das políticas públicas Serviço público qualificado e ágil Aumento da capacidade de investimentos do Estado Efetividade dos gastos públicos População informada

Processo de Construção PPA Participativo – Elaboração - 2007 1ª Oficina Regional (14) - Propostas Regionais - 15/05 a 06/06/07 2ª Oficina Regional (8) - Priorização das Propostas - 10/07 a 27/07/07 Compatibilização das propostas regionais com as prioridades das políticas setoriais Fórum Estadual 20 e 21 de setembro de 2007

Participação Social PPA 2008-2011 Critérios de Representação Municípios com população até 20 mil habitantes - 10 delegados (as); Municípios com população entre 20 mil e 50 mil habitantes -12 delegados (as); Municípios com população entre 50 mil e 80 mil habitantes - 16 delegados (as); Municípios com população entre 80 e 120 mil habitantes - 20 delegados (as); Municípios com população mais de 120 mil habitantes - 26 delegados (as);

Participação Social PPA 2008-2011 Critérios de Representatividade Poderes Públicos - Prefeituras, Câmaras Municipais, Órgãos Públicos do Estado, Órgãos Públicos Federais – 40% Sociedade Civil - Segmento Popular (Sindicatos, ONGs, Igrejas, Organizações Estudantis etc..) – 40% Sociedade Civil - Segmento Empresarial (Sindicatos, Associações, CDL, etc..) - 20%

Processo de Construção PPA Participativo - Elaboração Participação Social

OFICINA PPA CRATO - 15/05/2007 9

OFICINA PPA IGUATU - 16/05/2007 10

OFICINA PPA QUIXADÁ - 17/05/2007 11

OFICINA PPA BATURITÉ - 18/05/2007 12

Gestão do PPA Participativo No âmbito do Governo Monitoramento das Ações e Projetos Prioritários – MAPP Projetos de investimentos e ações de natureza não continuada‏ Avaliação de Resultados No âmbito da articulação do Governo (Sociedade e Legislativo) Fórum Estadual de Gestão do PPA 2008-2011 Colegiados compartilhados das políticas públicas Governo na Minha Cidade Programa de Cooperação Federativa PCF

Processo de Acompanhamento Atividades realizadas: Socialização do PPA Regionalizado / Prioridades Orçamento - 2009  14 Oficinas Regionais  Elaboração dos Cadernos Regionais (08)‏  Realização do 2º Fórum Estadual de Planejamento Participativo Regionalizado - PPR

SOCIALIZAÇÃO DO PPA REGIONALIZADO/PRIORIDADES ORÇAMENTO - 2009 Participantes MUNICÍPIO Total de participantes das Oficinas Regionais Tauá 70 Crateus 44 Ubajara 71 Sobral 73 Aracati 45 Itapipoca 82 Limoeiro do Norte 90 Camocim 76 Crato 91 Canindé Iguatu 125 Guaramiranga 84 Quixadá 48 Fortaleza 112 TOTAL 1.056 Total de participantes do FÓRUM PPA 418

OFICINA PPA TAUÁ - 19/08/2008

OFICINA PPA CRATEÚS - 20/08/2008

OFICINA PPA UBAJARA - 21/08/2008

OFICINA PPA SOBRAL - 22/08/2008

II FÓRUM ESTADUAL DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E REGIONALIZADO

II FÓRUM ESTADUAL DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E REGIONALIZADO

II FÓRUM ESTADUAL DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E REGIONALIZADO

Desafios da Gestão Participativa e Regionalizada Avançar na articulação Governo/Sociedade – ampliar e fortalecer a atuação dos fóruns regionais; dialogar com os Conselhos deliberativos de políticas públicas setoriais Harmonizar os diferentes recortes territoriais (regionalização) para redefinição das regiões de planejamento Programas federais (Territórios da Cidadania) Regionalização das Secretarias Setoriais (Coordenações regionais Macrorregiões de Planejamento Favorecer a integração dos organismos públicos estaduais que atuam em nível regional.

Desafios da Gestão Participativa e Regionalizada Avançar na construção e implementação de estratégias que busquem fortalecer a identidade e o empoderamento das regiões do Estado do Ceará. (regiões administrativas x territórios de desenvolvimento Propor instrumentos que propiciem o aprofundamento e a consolidação do modelo de gestão participativa do estado Reforçar a imagem do PPA como instrumento de planejamento estratégico

Planejamento Território Macrorregiões de Planejamento Território de Identidade 25