Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA Currículo e Elaboração de Currículos
Currículo é o “conjunto de todas as experiências escolares de conhecimento proporcionadas aos/às estudantes; por- tanto, se constrói na instituição escolar, nos acordos e conflitos diários no inte- rior dessas instituições. Se o currículo, evidentemente, é algo que se constrói, seus conteúdos e sua forma última não podem ser indiferentes aos contextos nos quais se configura.”
Crise da modernidade fragmentação Trabalho Sociedade Estado Conhecimento Falência de paradigmas Descentralização autonomia novas formas de coordenação e controle
Informática e Comunicação em Tempo Real a Sociedade do Conhecimento - Divisões dicotômicas - Disciplinas - Objeto estanque - Sentido único linear - Objetividade radical - Razão técnica - Oposição ao senso comum - Neutralidade - Esmaecimento de limites - Saberes - Multidimensionalidade Múltiplas conexões Reconhecimento do Sujeito Razão comunicativa Reconhecimento do senso comum Admissão das relações saber/ poder
Conhecimento Científico e Conhecimento Escolar Reconhecimento e valorização das experiências prévias Aprendizagem ativa e interativa Interdisciplinaridade como construção do estudante Dimensão política e direito a ter direitos Ampliação do universo cultural Autoestima e crescimento pessoal
A METÁFORA DA REDE Hierarquias versus Solidariedade. Totalidades complexas: heterogeneidade e incerteza - descentralização e autonomia. Construção de identidades Princípios de uma “Ecologia da ação”: 1) Impossibilidade de prever resultados “fechados”; 2) Estratégia versus Programa 3) Desafio: aposta x falsa certeza
Níveis e Formas do Currículo Escolar Formal x Real - em ação Explícito x Oculto Nulo
Aspectos comuns definidos em nível central Base Curricular Comum Espaço para apropriação institucional por redes e escolas Aspectos comuns definidos em nível central
Processo de Construção Curricular As Noções de Trabalho Coletivo e de Produção de Acordos Parâmetros Curriculares Padrões de Desempenho dos Alunos Programas de Ensino Parâmetros de Formação Docente