SALA DE AULA INTERATIVA MARCO SILVA
O LIVRO... Explora as mudanças que a interatividade proporciona ao ensino. Compara o trabalho do professor com o designer de interface. Identifica o que faz com que uma experiência interativa se torne engajante e proporcione melhor aprendizado.
UM CONVITE À INTERATIVIDADE E À COMPLEXIDADE INTRODUÇÃO UM CONVITE À INTERATIVIDADE E À COMPLEXIDADE CONVIDO AO DIÁLOGO !
CRÍTICAS AO TERMO INTERATIVIDADE Termo “da moda” Estratégia de marketing Regressão do homem à condição da máquina.
A INTERATIVIDADE... É um fenômeno da “sociedade da informação”. Manifesta-se nas esferas tecnológica, mercadológica e social. Emerge com a instauração de uma nova configuração tecnológica e de uma nova dimensão mercadológica. Nova modalidade comunicacional
A interatividade não é apenas fruto de uma Tecnicidade informática, mas de um processo em curso de reconfiguração das comunidades humanas em toda sua amplitude. MARCO SILVA
AS NOVAS TECNOLOGIAS INTERATIVAS... Renovam a relação: usuário X imagem, texto e conhecimento Recepção e produção juntas Mudança na natureza da mensagem, no papel do emissor e no estatuto do receptor Mensagem modificável
utilizador, usuário que O emissor ao assemelhar-se ao designer de Sofware interativo constrói uma rede e um conjunto de territórios a explorar. Ele oferece um conjunto de territórios abertos a navegações e dispostos as modificações e interferências. O receptor torna-se utilizador, usuário que manipula a mensagem como co-criador, co-autor.
A SOCIEDADE... A tendência do social é a informação, a comunicação, sendo assim, quando há investimentos em tecnologias comunicacionais, essas tecnologias evoluem para o mais comunicacional.
PALAVRAS CHAVES Participação intervenção Bidirecionalidade Multiplicidade de conexões
O HIPERTEXTO E O NOVO EXPECTADOR O hipertexto é como uma teia de conexões de um texto com inúmeros outros textos.
HIPERTEXTO Liberta o usuário da lógica da distribuição; É um sistema interativo; O usuário é ativo, participativo na produção Mensagem: modificada e compartilhada União recepção e emissão
EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E INTERATIVIDADE * PARADIGMA DA SIMPLIFICAÇÃO Sustentou a visão de que o mundo é uma máquina determinista perfeita, uma máquina ordenada em que a desordem, o acaso, a incerteza não podem ser mais que uma ilusão ou uma aparência e, a qualquer custo, devem ser rechaçadas.
PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PAULO FREIRE “ a educação autêntica, repetimos, não se faz de “A” para “B” ou de “A” sobre “B”, mas de “A” com “B”, mediatizados pelo mundo.” P. LEVY “a escola é uma instituição que há cinco mil anos se baseia no ditar/falar do mestre”.
ESCOLA TRADICIONAL Transmissora de informações Sala de aula de ritmo monótono Fala/ditar do mestre
SALA DE AULA INTERATIVA O professor modifica a tradição do falar/ditar do mestre Disponibiliza múltiplas aberturas A participação - intervenção do aluno Co-autoria Comunicação conjunto da emissão e recepção Não-linearidade Combinações livres Criações narrativas possíveis
O PROFESSOR... Constrói um conjunto de territórios a serem explorados pelos alunos e disponibiliza a co-autoria e múltiplas conexões, permitindo que o aluno também faça por si mesmo. Se torna um estimulador de curiosidade e fonte de dicas para que o aluno viaje sozinho no conhecimento obtido nos livros e nas redes de computadores.
O ALUNO Passa de expectador passivo a ator situado num jogo de preferências, de opções, podendo ser emissor e receptor no processo de intercompreenção.
Continuação......