SALA DE AULA INTERATIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS
Advertisements

Shaístha Thianna da Silva. HIPERTEXTO A proposta da inserção de um hipertexto no contexto da informática assemelha-se a inserção da transdisciplinaridade.
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores em serviço do ensino médio MARISTELA MIDLEJ.
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Portfólio de Matemática
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
Por quê o computador na educação?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Contextos de formação de Professores
A Evolução das Mídias Audiovisuais
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
TEXTO : VANI MOREIRA KENSKI Informática Educativa UNIANDES - LIDIE
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Diferentes Posturas Curriculares
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Elementos das Narrativas Digitais & Não-linearidade
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Uniminas - União Educacional Minas Gerais
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ANÍSIO TEIXEIRA À CIBERCULTURA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONTEM, HOJE E AMANHÃ. MARCO SILVA.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Formação de Tutores a Distância
SALA DE AULA INTERATIVA Autor: Marco Silva ALUNA: Deborah Orlandini Ferroco Faculdade de Educação - UERJ.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Sala de Aula Interativa
Laboratório de Aprendizagem
Softwares Educacionais – Cód
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Sala de Aula Interativa
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Educação Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Currículo Docente: Poliana de Santana Discentes:
Eduardo Ferreira dos Santos Márcia Silva Monique Leite
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
O computador como Meio e como Fim...
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Novo e-proinfo Página inicial.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

SALA DE AULA INTERATIVA MARCO SILVA

O LIVRO... Explora as mudanças que a interatividade proporciona ao ensino. Compara o trabalho do professor com o designer de interface. Identifica o que faz com que uma experiência interativa se torne engajante e proporcione melhor aprendizado.

UM CONVITE À INTERATIVIDADE E À COMPLEXIDADE INTRODUÇÃO UM CONVITE À INTERATIVIDADE E À COMPLEXIDADE CONVIDO AO DIÁLOGO !

CRÍTICAS AO TERMO INTERATIVIDADE Termo “da moda” Estratégia de marketing Regressão do homem à condição da máquina.

A INTERATIVIDADE... É um fenômeno da “sociedade da informação”. Manifesta-se nas esferas tecnológica, mercadológica e social. Emerge com a instauração de uma nova configuração tecnológica e de uma nova dimensão mercadológica. Nova modalidade comunicacional

A interatividade não é apenas fruto de uma Tecnicidade informática, mas de um processo em curso de reconfiguração das comunidades humanas em toda sua amplitude. MARCO SILVA

AS NOVAS TECNOLOGIAS INTERATIVAS... Renovam a relação: usuário X imagem, texto e conhecimento Recepção e produção juntas Mudança na natureza da mensagem, no papel do emissor e no estatuto do receptor Mensagem modificável

utilizador, usuário que O emissor ao assemelhar-se ao designer de Sofware interativo constrói uma rede e um conjunto de territórios a explorar. Ele oferece um conjunto de territórios abertos a navegações e dispostos as modificações e interferências. O receptor torna-se utilizador, usuário que manipula a mensagem como co-criador, co-autor.

A SOCIEDADE... A tendência do social é a informação, a comunicação, sendo assim, quando há investimentos em tecnologias comunicacionais, essas tecnologias evoluem para o mais comunicacional.

PALAVRAS CHAVES Participação intervenção Bidirecionalidade Multiplicidade de conexões

O HIPERTEXTO E O NOVO EXPECTADOR O hipertexto é como uma teia de conexões de um texto com inúmeros outros textos.

HIPERTEXTO Liberta o usuário da lógica da distribuição; É um sistema interativo; O usuário é ativo, participativo na produção Mensagem: modificada e compartilhada União recepção e emissão

EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E INTERATIVIDADE * PARADIGMA DA SIMPLIFICAÇÃO Sustentou a visão de que o mundo é uma máquina determinista perfeita, uma máquina ordenada em que a desordem, o acaso, a incerteza não podem ser mais que uma ilusão ou uma aparência e, a qualquer custo, devem ser rechaçadas.

PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PAULO FREIRE “ a educação autêntica, repetimos, não se faz de “A” para “B” ou de “A” sobre “B”, mas de “A” com “B”, mediatizados pelo mundo.” P. LEVY “a escola é uma instituição que há cinco mil anos se baseia no ditar/falar do mestre”.

ESCOLA TRADICIONAL Transmissora de informações Sala de aula de ritmo monótono Fala/ditar do mestre

SALA DE AULA INTERATIVA O professor modifica a tradição do falar/ditar do mestre Disponibiliza múltiplas aberturas A participação - intervenção do aluno Co-autoria Comunicação conjunto da emissão e recepção Não-linearidade Combinações livres Criações narrativas possíveis

O PROFESSOR... Constrói um conjunto de territórios a serem explorados pelos alunos e disponibiliza a co-autoria e múltiplas conexões, permitindo que o aluno também faça por si mesmo. Se torna um estimulador de curiosidade e fonte de dicas para que o aluno viaje sozinho no conhecimento obtido nos livros e nas redes de computadores.

O ALUNO Passa de expectador passivo a ator situado num jogo de preferências, de opções, podendo ser emissor e receptor no processo de intercompreenção.

Continuação......