GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado de Educação MAGISTRA - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores CONHECENDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Advertisements

A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Regina Célia Baptista Belluzzo
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Educação Permanente em Saúde :
Uma nova metodologia para uma nova escola
Encostas da Serra Geral
Uma nova metodologia para uma nova escola
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
CONHECENDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS II:
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
? ? ? ? ? ? ? Encontro de Formação de Especialistas em Educação Básica
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
Atenção Básica em Saúde
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
É PRECISO SABER: Irineu Fernandes 1.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
A PRÁTICA DO COACHING Por HomeroReis.
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL “Criança tem pressa de viver, e não lhe prometam uma compensação no futuro, a necessidade é urgente, o bálsamo que venha.
Seminário de Produção Científica em Educação: Pesquisa e Socialização.
A chegada do final ano nos convida a refletir sobre o período
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
CONHECENDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS II: ENCONTRO DE ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO PROGRAMAÇÃO.
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Projetos Comunitários Lilian Kelian
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Participação Educativa
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
• Manejo – Formação – Professor.
Centros de Educação em Direitos Humanos
Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
Centro de Referência de Assistência Social Ouro - SC RELATO DE EXPERIÊNCIA Grupo de PAIF Famílias, comunidade de Santa Lúcia.
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
PEI – Programa Educacional Individualizado
REFLEXÃO SOBRE TEMPO ESCOLAR, TEMPOS SOCIAIS E TEMPORALIDADES NAS UEE
NΨTRA – Núcleo de Psicologia do Trabalho Universidade Federal do Ceará
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Desenvolvimento de Líderes Facilitadores
AMIGOS DO ZIPPY em casa. Objetivos Potencializar o desenvolvimento emocional das crianças participantes do AZ Compartilhar c/pais os conceitos básicos.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade Preceptora: Linvalda Tutora: Sandra Residente: Pâmela Eva Teixeira de Aguiar (enfermeira)
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE.
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado de Educação MAGISTRA - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores CONHECENDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS II: ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA - SEE/MG Roda de conversa “Relação escola-comunidade: integração, parcerias e prevenção de conflitos.” M. Amélia Giovanetti 21 de maio de 2014

Significado de uma semana de reflexão

Convite

PAUSA

Tomar distância para se aproximar

A busca do ponto de equilíbrio

Processo de conhecimento

Referências Quem somos O Instituto Elos é uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos fundada no ano 2000 por um grupo de arquitetos urbanistas..

Acreditamos que mudanças positivas e duradouras nas comunidades têm que vir de dentro da comunidade em vez de ter uma forma “assistencialista ”.

Metodologia mestre do Elos: O Olhar: Alterar a percepção de quem chega – a atenção na busca do belo, do que está vivo, do que nos emociona nos ambientes degradados, para então multiplicá-los para o entorno.

Escola Municipal Presidente Campos Salles, Heliópolis, São Paulo.

“Não foi a escola que foi roubada. Foram seus filhos!”

“O movimento começou pequeno,mas, ano após ano, foi ganhando força e trazendo a comunidade para dentro da escola.”( Braz R. Nogueira)

QUEM SE IMPORTA é um longa metragem de 93 minutos e foi filmado em 7 países diferentes: Brasil, Peru, USA, Canadá, Tanzânia, Suiça e Alemanha.

“Nosso objetivo é disseminar conteúdo sobre este novo modo de encarar a vida, sobre o que temos a aprender com as pessoas que enxergam os grandes problemas do mundo como oportunidades e não como obstáculos intransponíveis.” (Mara Mourão)

Mara registrou o trabalho de 18 empreendedores sociais, figuras que despontaram nas últimas décadas, motivadas pelo desejo de contribuir para a evolução das relações humanas, econômicas e ambientais.

? A partir dessas três referências...

Que elementos comuns essas três experiências nos revelam?

A pressa...

Paciência histórica!

Abertura

Espaços de trocas

Espaços de expressão...

Confiança

Relações Humanas

Convite

Superar o olhar marcado pela negatividade