Gestão de Frotas e Distribuição Alternativas para Ampliação da Frota

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Gestão de Frotas e Distribuição Alternativas para Ampliação da Frota MBA - CASTELO

Alternativas para Ampliação da Frota Nem sempre a demanda por serviços de uma empresa transportadora é estável ao longo do tempo; Ocorrência de oscilações no mercado com certa frequência implica na utilização de uma quantidade de veículos diferentes daquela dimensionada; É uma situação que leva as empresas a pensarem em alternativas operacionais, de forma a preservar a produtividade e evitar um aumento significativo nos custos.

Alternativas para Ampliação da Frota Por causa das oscilações frequentes do mercado, não se deve dimensionar uma frota de caminhões visando atender aos maiores picos do mercado; Nessas condições, uma boa alternativa é operar uma parte da frota com veículos próprios e a outra com veículos de terceiros. A seguir, são apresentadas formas alternativas de ampliar a frota de sua empresa, com aquisição ou a formação de frotas combinadas com terceiros.

Alternativas para Ampliação da Frota Parcerias – ocorre quando duas empresas se unem para a realização de um serviço; São agregados, neste caso, as demandas e o uso das frotas, e a receita é dividida de forma proporcional aos custos ocorridos na operação dos veículos; É um sistema descrito como uma racionalização de esforços, pela unificação de serviços de transporte, por parte das empresas que trabalhem em uma mesma região e precisem lutar contra o prejuízo; Transportadoras que operam com carregamentos pouco rentáveis podem obter melhor aproveitamento dos caminhões e um custo operacional menor.

Alternativas para Ampliação da Frota Terceirização – é a conveniência de uma empresa fazer uso de serviços de terceiros (locação de veículos, contratação de autônomos, manutenção et.); A prática da terceirização torna-se mais conveniente em mercados que apresentam maiores incertezas e/ou oscilações; Aumentar a capacidade estática de transporte sem ampliar a frota. É o exemplo que uma empresa encontrou como solução ...

Alternativas para Ampliação da Frota Franchising – a empresa abre as portas a interessados em atuar em regiões até então situadas fora das rotas de seus caminhões, ostentando seu nome, a tradição e o know-how acumulados; É uma prática implantada no planejamento de várias empresas de transporte, principalmente por ser uma solução para expansão das atividades; Os direitos e deveres da empresa e dos franqueados são estabelecidos por meio de contratos; visitas frequentes... Os royalties normalmente são pagos por meio de porcentagem do valor arrecadado pela franqueada.

Alternativas para Ampliação da Frota Leasing – é um sistema muito utilizado pelas empresas; Uma das características é a possibilidade de as pessoas jurídicas obterem, nos bancos, longos prazos para pagamento dos veículos; Os longos prazos chegam a 24 ou 36 meses, como se fosse um aluguel, mas com opção de compra. No final, o veículo estará quitado, não havendo razão para devolvê-lo; Nesse sistema, o cliente tem desde o início do processo, total responsabilidade sobre o veículo, incluindo os custos de manutenção.

Alternativas para Ampliação da Frota Outras formas de aquisição: - com o Finame pode-se obter financiamento para aquisição de veículos, com taxa de juros em torno de 1% ao mês, mais o índice de correção financeira; Compra em grandes lotes, por meio de associações, cooperativas ou sindicatos; Dependendo do tamanho do lote a ser comprado, pode-se chegar a uma economia de até 45% do preço de cada veículo.

Alternativas para Ampliação da Frota Conclusões: O dimensionamento correto da frota depende de um meticuloso estudo sobre a demanda a ser atendida e, também, dos efeitos da situação econômica sobre os usuários; Nos mercados que apresentam maiores incertezas, diversas alternativas operacionais têm sido buscadas por parte das transportadoras, como as chamadas frotas combinadas, que têm apresentado bons resultados.

Gestão de Transporte e Frotas Bibliográfica, Fonte: VALENTE, Amir Mattar; NOVAES, Antonio Galvão; PASSAGLIA, Eunice; VIEIRA, Heitor. Gerenciamento de Transporte e Frotas. 2. Ed. rev. – São Paulo: Cengage Learning, 2008.