ABORDAGEM SISTÊMICA SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS E GESTÃO DE CONVÊNIOS Manaus/AM 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Captação de Recursos e Marketing Social
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Captação de Recursos Para Projetos Sociais.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Apresentação do Projeto
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
O que é o Somasus? O Sistema de Organização para Modelos Assistenciais do SUS – Somasus é uma ferramenta gratuita, ágil e prática, que orienta estados,
Ministério da Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
COMO SER PREFEITO.
Planejamento Estratégico
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Gestão Empreendedora: O Futuro das Organizações Sociais
2009 – Início das atividades
Associação Pestalozzi de Magé - RJ
Curso Fortalecimento Institucional
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ministério da Cultura.
Consultoria e Projetos
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
Promovendo Soluções Sociais
Estratégia e Plano de Negócio Social
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
“Se destruir enquanto lagarta para se construir enquanto borboleta.” Edigar Morin.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
A Recomendação n. 31 do CNJ – Teoria e Prática Análise do discurso do sujeito coletivo no caso da judicialização da saúde Profa. Ana Carla Bliacheriene.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Cooperação ESAF/Estados em Ações de Capacitação Junho 2009.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
ABORDAGEM SISTÊMICA SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS E GESTÃO DE CONVÊNIOS Manaus/AM2013 AULA 5.
Conselho Universitário
Projetos Comunitários Lilian Kelian
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Coordenadora: Profª Msc.Neuma Simões Professores do NDE: Dr. Joselito Abrantes Msc. Prof.Ana Cristina Msc. Marcia Galindo Esp. Nazaré.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
Do esforço em conjunto e por uma nova realidade: Pensando e fazendo uma Segurança Cidadã.
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
10 anos atuando com trabalho e dedicação!
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Ministério da Educação
Associação Caminhos pela Terra ACT. A Associação Caminhos pela Terra tem como Missão: “Educar para a Cidadania Consciente e a Sustentabilidade.” Entendendo:
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Mérito e Gestão de Desempenho Thiago Souza Santos Diretor Técnico III Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Planejamento e Gestão.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Captação de Recursos Para Projetos Sociais Profa. Dra. Miryam Schuckar Abril de 2005 Universidade do Sagrado Coração/Bauru.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

ABORDAGEM SISTÊMICA SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS E GESTÃO DE CONVÊNIOS Manaus/AM 2013

•••••••••••••••••••••••••••••••••• Quem sou eu? •••••••••••••••••••••••••••••••••• Léia Neri Licenciada em Pedagogia B.ela em Adm. de Empresas e em Administração Pública Esp. em Marketing Empresarial e de Relacionamento MSc. em Liderança Estratégica e MSc. em Estratégia Organizacional Ex-diretora de Projetos e Gestão da SEJUS/AM Consultora em projetos e captação de recursos federais, nacionais e internacionais da Fundação Muraki Membro da Associação Brasileira de Captadores de Recursos Larga experiência em elaboração de projetos, captação de recursos, gestão de convênios e prestação de contas (17 estados) Custom animation effects: dotted line with text fade by letter (Basic) To reproduce the text effects on this slide, do the following: On the Home tab, in the Slides group, click Layout, and then click Blank. On the Insert tab, in the Text group, click Text Box, and then on the slide, drag to draw a text box that spans the entire width of the slide. On the Insert tab, in the Text group, click Symbol. In the Symbol dialog box, do the following: In the Font list, select (normal text). In the Subset list, select General Punctuation. In the Character Code box, enter 2022 to select BULLET, and then click Insert. Click Insert 33 more times until there is a row of 34 bullets in the text box. In the text box, select the text, and then on the Home tab, in the Font group do the following: In the Font list, select Arial Black. In the Font Size list, select 44. Click the arrow next to Font Color, and then under Theme Colors click White, Background 1 (first row, first option from the left). On the Home tab, in the Drawing group, click Arrange, point to Align, and then do the following: Click Align to Slide. Click Align Center. Click Align Middle. On the Insert tab, in the Text group, click Text Box. Drag to draw a text box on the slide. Enter and select the text. On the Home tab, in the Font group, do the following: In the Font list, select Corbel. In the Font Size box, enter 50. Click Bold. With the text still selected, on the Home tab, in the Paragraph group, click Center. Select the second text box. On the Home tab, in the Drawing group, click Arrange, point to Align, and then do the following: To reproduce the background effects on this slide, do the following: Right-click the slide background area, and then click Format Background. In the Format Background dialog box, click Fill in the left pane, select Gradient fill in the Fill pane, and then do the following: In the Type list, select Radial. Click the button next to Direction, and then click From Center (third option from the left). Under Gradient stops, click Add or Remove until two stops appear in the drop-down list. Also under Gradient stops, customize the gradient stops that you added as follows: Select Stop 1 from the list, and then do the following: In the Stop position box, enter 0%. Click the button next to Color, and then under Theme Colors select Blue, Accent 1, Darker 25% (fifth row, fifth option from the left). Select Stop 2 from the list, and then do the following: In the Stop position box, enter 100%. Click the button next to Color, and then under Theme Colors select Black, Text 1 (first row, second option from the left). To reproduce the animation effects on this slide, do the following: On the Animations tab, in the Animations group, click Custom Animation. On the slide, select the first text box. In the Custom Animation task pane, do the following: Click Add Effect, point to Entrance, and then click More Effects. In the Add Entrance Effect dialog box, under Basic, click Fly In. Select the animation effect (fly-in effect for the first text box). Click the arrow to the right of the selected effect, and then click Effect Options. In the Fly In dialog box, do the following: On the Effect tab, do the following: In the Direction list, select From Left. In the Animate text list, select By Letter. In the % delay between letters box, enter 10. On the Timing tab, do the following: In the Start list, select With Previous. In the Speed list, select 0.5 seconds (Very Fast). Click Add Effect, point to Exit, and then click More Effects. In the Add Exit Effect dialog box, under Subtle, click Fade. Select the second animation effect (fade effect for the first text box). Click the arrow to the right of the selected effect, and then click Effect Options. In the Fade dialog box, do the following: In the Delay box, enter 1.5. On the slide, select the second text box. In the Custom Animation task pane, do the following. Click Add Effect, point to Entrance, and then click More Effects. In the Add Entrance Effect dialog box, under Subtle, click Fade. Select the third animation effect (fade effect for the second text box). Click the arrow to the right of the selected effect, and then click Effect Options. In the Fade dialog box, do the following: In the % delay between letters box, enter 6. In the Delay box, enter 2. Email: leianeri@gmail.com Fone: 92 9239-7868/ 8200-0461 Facebook: Léia Neri Twitter: @leianeri Website: www.escoladeprojetos.net

O que vamos fazer? Módulo 1 – Captação de recursos Módulo 2 – Recursos da União para municípios Módulo 3 – Captando recursos do Governo Federal Módulo 4 – Elaboração de Projetos – Roteiro Básico Módulo 5 – Execução de Convênios e Prestação de Contas Custom animation effects: title fade-in on path and text fade by letter (Intermediate) Tip: For the effects on this slide, use a picture that measures 7.5” high (the height of the slide) and 2.61” wide. To reproduce the shape effects on this slide, do the following: On the Home tab, in the Drawing group, click Shapes, and then under Rectangles click Rectangle (first option from the left). On the slide, drag to draw a rectangle. Select the rectangle. Under Drawing Tools, on the Format tab, in the Size group, do the following: In the Shape Height box, enter 3.17”. In the Shape Width box, enter 9.5”. Drag the rectangle slightly above the middle of the slide. Select the rectangle. On the Home tab, in the Drawing group, click Arrange, point to Align, and then do the following: Click Align to Slide. Click Align Left. Under Drawing Tools, on the Format tab, in the Shape Styles group, click the next to Shape Outline, and then click No Outline. Under Drawing Tools, on the Format tab, in the bottom right corner of the Shape Styles group, click the Format Shape dialog box launcher. In the Format Shape dialog box, click Fill in the left pane, select Gradient fill in the Fill pane, and then do the following: In the Type list, select Linear. Click the button next to Direction, and then click Linear Right (first row, fourth option from the left). Under Gradient stops, click Add or Remove until two stops appear in the drop-down list. Also under Gradient stops, customize the gradient stops that you added as follows: Select Stop 1 from the list, and then do the following: In the Stop position box, enter 0%. Click the button next to Color, and then under Theme Colors click Orange, Accent 6, Darker 50% (fifth row, 10th option from the left). Select Stop 2 from the list, and then do the following: In the Stop position box, enter 100%. Click the button next to Color, and then under Theme Colors click Orange, Accent 6, Darker 25% (fourth row, 10th option from the left). To reproduce the “heading” text box on this slide, do the following: On the Insert tab, in the Text group, select Text Box. On the slide, drag to draw a text box. Enter the heading text, and then select text. On the Home tab, in the Font group, do the following: In the Font list, select Calibri. In the Font Size box, enter 38. Click Bold. Click the arrow next to Font Color, and then under Theme Colors click Orange, Accent 6, Darker 25% (fourth row, 10th option from the left). On the Home tab, in the Paragraph group, click Align Text Left. Drag the text box just above the rectangle, in the right half of the slide. To reproduce the second text box on this slide, do the following: On the Insert tab, in the Text group, click Text Box. On the slide, drag to draw a text box. Enter three lines of text with paragraph breaks, and then select the text. On the Home tab, in the Font group, do the following: In the Font Size list, select 28. Click the arrow next to Font Color, and then under Theme Colors click White, Background 1 (first row, first option from the left). Drag the second text box onto the rectangle, below the “heading” text box. To reproduce the full-color picture on this slide, do the following: On the Home tab, in the Slides group, click Layout, and then click Blank. On the Insert tab, in the Illustrations group, click Picture. In the Insert Picture dialog box, select the 7.5” x 2.61” picture, and then click Insert. On the slide, select the picture. Under Picture Tools, on the Format tab, in the bottom right corner of the Size group, click the Size and Position dialog box launcher. In the Size and Position dialog box, on the Size tab, under Crop from, in the Bottom box, enter 2.43”. (Note: Under Size and rotate, the Height should now be 5.08”.) On the slide, select the picture. Under Picture Tools, on the Format tab, in the Picture Styles group, click Picture Effects, point to Glow, and then under Glow Variations click Accent color 1, 5 pt glow (first row, first option from the left). Also under Picture Tools, on the Format tab, in the Picture Styles group, click Picture Effects, point to Glow, point to More Glow Colors, and then under Theme Colors click White, Background 1 (first row, first option from the left). Drag the full-color picture on top of the rectangle, to the left of the text boxes. On the Home tab, in the Drawing group, click Arrange, point to Align, and then do the following: Click Align Top. To reproduce the second picture on this slide, do the following: On the Insert tab, in the Illustrations group, click Picture. In the Insert Picture dialog box, select the same 7.5” x 2.61” picture, and then click Insert. On the slide, select the picture. Under Picture Tools, on the Format tab, in the bottom right corner of the Size group, click the Size and Position dialog box launcher. In the Size and Position dialog box, on the Size tab, under Crop from, in the Top box, enter 5.08”. (Note: Under Size and rotate, the Height should now be 2.43”.) On the slide, select the second, smaller picture. Under Picture Tools, on the Format tab, in the Picture Styles group, click the Format Shape dialog box launcher. In the Format Picture dialog box, click Picture in the left pane, and in the Picture pane do the following: In the Brightness box, enter 70%. In the Contrast box, enter -70%. On the slide, drag the smaller picture until it is directly underneath the larger full-color picture. Select the smaller picture. On the Home tab, in the Drawing group, click Arrange, point to Align, and then do the following: Click Align Bottom. Press and hold CTRL, and then select both pictures. On the Home tab, in the Drawing group, click Arrange, point to Align, and then do the following: Click Align Selected Objects. Click Align Center. To reproduce the animation effects on this slide, do the following: On the Animations tab, in the Animations group, click Custom Animation. On the slide, select the “heading” text box. In the Custom Animation task pane, do the following: Click Add Effect, point to Entrance, and then click More Effects. In the Add Entrance Effect dialog box, under Subtle, click Fade. Select the animation effect (fade effect for the “heading” text box). Click the arrow to the right of the selected text box, and then click Timing. In the Fade dialog box, on the Timing tab, do the following: In the Start list, select With Previous. In the Delay box, enter 1.5. In the Speed list, select 2 seconds (Medium). Click Add Effect, point to Motion Paths, and then click Left. Select the second animation effect (left motion path for the “heading” text box). Under Modify: Left, do the following: In the Speed list, select Medium. On the slide, right-click the left motion path and click Reverse Path Direction. With the motion path still selected, point to the starting point (green arrow) of the motion path until the cursor becomes a two-headed arrow. Press and hold SHIFT, and then drag the starting point about 1.5” off the left edge of the slide. (Note: It may help to display the ruler. On the View tab, in the Show/Hide group, select Ruler. If your lines of text are longer than in the example above, you may need to further increase the length of the motion path. ) On the slide, select the second text box. In the Custom Animation task pane, do the following: Select the third animation effect (fade effect for the second text box). Click the arrow to the right of the selected effect, and then click Effect Options. In the Fade dialog box, do the following: On the Effect tab, do the following: In the Animate text list, select By Letter. In the % delay between letters box, enter 5. On the Timing tab, do the following: In the Start list, select After Previous. In the Speed list, select 0.5 seconds (Very Fast). On the Text Animation tab, in the Group text list, select By 1st Level Paragraphs. To reproduce the background on this slide, do the following: Right-click the slide background area, and then click Format Background. In the Format Background dialog box, click Fill in the left pane, select Gradient fill in the Fill pane, and then do the following: In the Type list, select Radial. Click the button next to Direction, and then click From Center (third option from the left). Under Gradient stops, click Add or Remove until three stops appear in the drop-down list. Click the button next to Color, and then under Theme Colors click White, Background 1 (first row, first option from the left). In the Stop position box, enter 40%. Select Stop 3 from the list, and then do the following: Click the button next to Color, click More Colors, and then in the Colors dialog box, on the Custom tab, enter values for Red: 232, Green: 227, and Blue: 216.

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS O QUE É, O QUE NÃO É Captar recursos? Moda nos anos 90 Organizações sem fins lucrativos Finalidades sociais Serviços de consultoria Atuação do Governo Federal  SICONV 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios 1980 1990 2000 2008 2013 Modismo necessidades SICONV Recursos Federais

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS QUE TIPO DE RECURSOS? MATERIAIS HUMANOS RECURSOS PARA PROJETOS 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS QUE TIPO DE RECURSOS? RECURSOS MATERIAIS 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS QUE TIPO DE RECURSOS? RECURSOS HUMANOS 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios CAPTAÇÃO = MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS Termo utilizado para descrever um leque de atividades de geração de recursos realizadas por instituições públicas ou privadas, em apoio à sua finalidade principal, independente da fonte ou do método utilizado para gerá-los.

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS PERFIL DA ORGANIZAÇÃO Define modo de atuação Serviços Assistência Social Saúde Educação Tecnologia Infraestrutura Direitos Humanos Outros Ajuda a identificar possíveis fontes de recursos 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR QUE CAPTAR RECURSOS? Financiamentos podem significar valores relativamente altos O dinheiro está DISPONÍVEL 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS Mais PUBLICIDADE ao trabalho desenvolvido pela organização 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios Ampliação da base social Alcance de mais pessoas Credibilidade Alavanca ações

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS EMPREENDER CAPTAR RECURSOS INOVAR 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios Não diz respeito apenas a assegurar recursos novos ou adicionais, mas também à OTIMIZAÇÃO (como fazer melhor uso) dos recursos existentes, à conquista de NOVAS PARCERIAS e à obtenção de FONTES ALTERNATIVAS de recursos financeiros.

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS UMA OUTRA FORMA DE PENSAR Empreender ou não empreender: eis a questão 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS QUESTÕES ÉTICAS Alinhamento institucional Incentivo e motivação dos envolvidos Compromentimento do gestor Como e com quem buscar recursos? 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS QUEM PRESTA CONTAS PARA QUEM? 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS COM QUEM CAPTAR RECURSOS? Governo Federal Governo Estadual Empresas privadas Instituições de fomento Fundos nacionais e internacionais 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios Onde mais?

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS O ONDE E O COMO 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios Justificativa Liderança Pesquisa por fontes de recursos PROGRAMA DE CAPTAÇÃO

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS REGRAS BÁSICAS DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios LEMBRE-SE: PEÇA PESSOAS QUEREM AJUDAR SAIBA O QUE VOCÊ QUER LIDERANÇA NETWORK PLANEJE SEMPRE

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS PRINCÍPIO VIC Utilizado para determinar prováveis FONTES DE RECURSOS 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios VÍNCULO INTERESSE CAPACIDADE

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS PIRÂMIDE DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios AÇÕES PLANEJADAS GRANDES AÇÕES AÇÕES PROGRAMADAS PRIMEIRA CAPTAÇÃO CONTATO INICIAL

CAPTAR RECURSOS PROCESSO e não um evento

CICLO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS SÍNTESE DO PROCESSO DE CAPTAÇÃO 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios Emílio Carlos Morais Martos Associação Comunidade de Mãos Dadas, Santos-SP “Em Santos, na Associação Comunidade de Mãos Dadas, começamos a utilizar o ciclo para organizar nosso processo de captação de recursos no início de 2001. Ou seja: fizemos a análise da organização (ambiente interno e externo), o planejamento das ações, a pesquisa dos financiadores, o cultivo e a educação, a apresentação de propostas e o agradecimento. Em cada ação foi utilizada um estratégia específica, de acordo com a necessidade e o financiador. Acredito que o CICLO sintetiza todo o processo de captação”.

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS QUEM PODE CAPTAR? 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios Pesquisadores Estudantes Profissionais (liberais ou não) PESSOA FÍSICA Empresas privadas ONGs Organizações públicas PESSOA JURÍDICA

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS STATUS DOS MUNICÍPIOS 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS STATUS DOS MUNICÍPIOS 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios

MÓDULO 1 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS STATUS DOS MUNICÍPIOS Como posso saber se meu município está inadimplente com o Governo Federal? 1.1 Entendendo a captação de recursos: aspectos conceituais 1.2 Quem pode captar recursos? 1.3 Status dos municípios A consulta da situação do município pode ser feita pelo Cadastro Único de Convênios (CAUC), no site da Secretaria do Tesouro Nacional (STN/MF) https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/cauc/index_regularidade.asp

Obrigada por sua companhia!