Mestranda: Samira Alfenas Antunes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO 1. Administração Científica 2
BUROCRACIA AMBIGÜIDADE DO TERMO:
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Tema: Behaviorismo Max Weber e a Abordagem Burocrática da Administração.
Max Weber e a Teoria das Organizações
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Teoria comportamental
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
Burocracia X Estruturalismo
Teoria Neoclássica da Administração
ad – direção para, tendência para;
Desenvolvimento organizacional
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA (Fayolismo) Henri Fayol ( )
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Liderança Escolar.
Ferramentas da Administração
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
O sistema de administração de recursos humanos
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Teoria Básica da Administração Professor: Roberto César
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Origens da Teoria Estruturalista
Estratégia Organizacional
Danielle Karst Riccardi – 2008/1
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Teoria Geral da Administração
Planejamento Estratégico
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Disfunções da Burocracia segundo outros autores
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
Planejamento Estratégico
Abordagem Comportamental da Administração
Administração e Organização Industrial
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
Características Básicas das Empresas
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
Capítulo 1 A administração hoje.
Estratégia Organizacional
Gestão de Controle Dayane Ramos dos Santos
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Introdução à Administração
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Organizações Modernas
Elaboração e Análise de Projetos
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
FUNDAMENTOS DA PESQUISA OPERACIONAL E CIÊNCIA DA GERÊNCIA
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
A Administração e suas perspectivas
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Capítulo 7 Direção.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 06
TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO.
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA TEORIAS DA ESTRUTURA CORPORATIVA
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
Profª Ângela França Versiani Burocratização das Estruturas Sociais Tipos de Dominação Legítima TiposTradicionalCarismáticaLegal Associaçãocaráter comunitário.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
Transcrição da apresentação:

Mestranda: Samira Alfenas Antunes Universidade FUMEC Mestrado Interinstitucional em Administração FUMEC - IFMG Michel Crozier O processo decisório nas organizações Mestranda: Samira Alfenas Antunes

Michel Crozier Teólogo francês, desenvolveu suas pesquisas no final da década de 50 e início de 60. Seu treinamento mais recente é em sociologia nos Estados Unidos ( Harvard e Stanford ). Crozier procurou fundamentar sua análise de organização burocrática na luta pelo poder e por sua manutenção.

Principais Obras - O Fenômeno Burocrático (1981) Ensaio sobre a capacidade de reforma das elites ( 1989 ) A Empresa à Escuta ( 1994 )

O processo decisório nas organizações Uma organização pode ser vista como um conjunto de jogos entre grupos de pessoas que precisam estar jogando uns com os outros. Michel Crozier

O processo decisório nas organizações Pesquisa realizada em ampla gama de organizações e problemas administrativos e sociais, com ênfase na administração pública e empresas estatais. Modelo estratégico de organização: Organizações vistas como sistemas, onde, no processo de controle, indivíduos e grupos possuem espaço para manobras, e complexos jogos de poder ( jogos de posição dentro do sistema organizacional , sem regras formalmente estabelecidas) afim de obter qualquer vantagem e manobrar o outro para posições onde suas ações poder ser determinadas, preservando a própria liberdade de ação e reduzindo a dependência em relação aos outros.

Trabalhadores do setor de manutenção da indústria de tabaco francesa Case Trabalhadores do setor de manutenção da indústria de tabaco francesa Monopólio industrial que se espalhou pelo país através de pequenas e médias fábricas ( empregava de 350 a 400 mulheres operando máquinas semi – automáticas de fabricar cigarros ), trabalhavam num ambiente controlado e sem problemas ( finanças, distribuição , vendas , matéria – prima ) , exceto quando havia a paralisação das máquinas.Os trabalhadores da manutenção mantinham sob sua dependência direta, as operárias, e indiretamente, toda a fábrica.

Relações de Poder e de Incerteza Num sistema operacional rotinizado, as paradas eventuais das máquinas eram uma excelente oportunidade para os operários da manutenção controlarem a única fonte de incerteza da fábrica. O poder está relacionado com as incertezas de cujo controle depende a vida de uma organização. As estratégias dos grupos nos jogos de poder organizacionais são voltadas para o controle da principais incertezas : A incerteza é fonte de poder.

Crozier e a tendência para a centralização burocrática Não de pode compreender o funcionamento de uma organização , sem levar em conta os problemas da administração ; Aqueles que se encontram abaixo da hierarquia restringem a comunicação com os que se acham em posição superior , e se esquivam de qualquer mudança ameaçadora; Aqueles que se encontram nos níveis superiores tomam decisões mal fundamentadas , que não serão cumpridas como desejado e procuram se proteger da conseqüências. O fomento de estratégias de resistência aumentam a burocratização; e alternam longos períodos de estabilidade e curtos períodos de crise e mudanças.

Modelo de Crozier que caracteriza a Burocracia Moderna Apresenta 04 traços: A extensão do desenvolvimento das regras impessoais ( vê a Burocracia como um freio ao desenvolvimento da personalidade e criatividade) . Centralização de decisões ( levando à rigidez organizacional ) . Isolamento dos níveis hierárquicos ( levando ao deslocamento dos objetos ) . - O desenvolvimento de relações de poder paralelas.

Contribuições do autor para as organizações modernas Contudo, Crozier é otimista. Acredita que o conjunto dessas 04 características tende a constituir uma série de círculos viciosos, reforçadores da impessoalidade e centralização , não permitindo perceber o real espírito da burocracia. Argumenta ainda que as grandes empresas do mundo moderno não são contrárias às mudanças ( que nunca foram tão rápidas e tão freqüentes ) ,e mais que isso, são mais freqüentes e velozes nas sociedades onde existem as maiores organizações havendo sempre o risco de que nas estruturas burocráticas dessas organizações, os jogos de poder bloqueiem as mudanças necessárias.

Referências Bibliográficas: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria da Administração . Rio de Janeiro: Campus, 2003. - PUGH , D.S & HICKSON, D.J ; organizadores Suzana Braga Rodrigues ( et al .) Os Teóricos da Administração . Rio de Janeiro : Qualitymark, 2004.