GRI - Gerência de Recursos Informacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Advertisements

SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
Abordagem Sistêmica da Administração
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Sistema de Informação Gerencial
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Programa e Plano de Ensino
Área de Concentração: Construção Civil
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Administração de Sistemas de Informação II
Dado X Informação Dado é um elemento que mantém a sua forma bruta (texto, imagens, sons, vídeos, etc.), ou seja, ele sozinho não levará a compreender.
Sistemas de Informação - Objetivos
Sistemas de Informação Capítulo 3
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Gildo de Almeida Leonel
Técnicas e Projeto de Sistemas

Capacitação dos professores
IFSul – Campus Venâncio Aires
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira TECNOLOGIA DE PROCESSOS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Gestão da Inovação Tecnológica
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Programa e Plano de Ensino
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 01 Prof. Gustavo Linhares
Teoria Geral da Administração I
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
GRI - Gerência de Recursos Informacionais Professor Gustavo Linhares AULA 03 15/10/2009 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de.
DISCIPLINA: Sistemas de Informação Professor: Ernani Elias Souza
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Gestão do Conhecimento e da Informação
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina:Sistemas de Informação Prof. FABIO RUY UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO UNICASTELO – CAMPUS DESCALVADO Curso : ADMINISTRAÇÃO.
Processos Administrativos Aula 1
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Disciplina: Inteligência Artificial
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÂO
UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.
Evolução da Tecnologia da Informação
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
Tecnologia da Informação Faculdade Católica Salesiana de Vitória Prof. Antonio Márcio Mendonça.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Tecnologia da Informação
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
SIG André Amilton de Souza Alex Vogelsanger Fernando da Rosa Miranda Geovani Rodrigues da Silva Rafael Steindel TQP 311.
Transcrição da apresentação:

GRI - Gerência de Recursos Informacionais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Campus - Januária GRI - Gerência de Recursos Informacionais Professor Gustavo Linhares AULA 01

Ementa do curso Conceituação de sistemas de informações gerenciais em relação aos conceitos de informação e tecnologia da informação. Caracterização do processo decisório nas organizações. Caracterização do ciclo da informação na organização. Caracterização dos diferentes tipos de sistemas de informação.

Ementa do curso Estabelecimento de relações entre tipos de situações-problema gerenciais no contexto organizacional e diferentes tipos de sistemas de informação. Análise de adequação de técnicas e ferramentas computacionais. Caracterização do processo de desenvolvimento de sistemas de informação e de gerenciamento do sistema implantado.

Avaliação 40% provas 60% trabalhos e atividades

Introdução - TGS - Teoria Geral dos Sistemas LUDWING VON BERTALANFFY(1971), um biólogo, criou uma teoria interdisciplinar denominada TGS, isto é, uma teoria válida para todos os sistemas. No conceito de BERTALANFFY, tudo pode ser considerado um sistema, donde tiramos a seguinte colocação:

Introdução - TGS - Teoria Geral dos Sistemas Sistema é um conjunto de partes, as quais formam um todo com objetivo comum.

Introdução - TGS - Teoria Geral dos Sistemas Qualquer coisa que se encaixe neste conceito pode ser considerada um sistema: O sistema solar; O sistema financeiro; Uma Universidade; Uma sala de aula; Um universitário sentado numa cadeira; Loja de artigos importados; Etc.

Introdução - TGS - Teoria Geral dos Sistemas Segundo OLIVEIRA(1992), sistema é um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados e esse dinamismo sugere a possibilidade de evolução.

Sistemas de informações Gerenciais CHURCHAMAN(1971) – Possui o Pensamento voltado para a construção de sistemas de informação administrativos.(tais sistemas registrariam a informação que fosse importante para a tomada de decisões e a história a respeito do uso dos recursos empresariais.)

Sistemas de informações Gerenciais O’BRIEN(1993) incorporou aos conceitos anteriores(administrativos) as pessoas, equipamentos, programas e procedimentos e os dados. ALTER(1992) apresentou uma visão semelhante com a vantagem de um enfoque em tecnologia da informação.

Sistemas de informações Gerenciais Para ALTER, a informação era considerada um conjunto de DADOS(fatos, imagens ou sons) cuja forma e conteúdo são persistentes e apropriados para utilização em tarefas ou atividades empresariais.

Sistemas de informações Gerenciais Para ele a Tecnologia da Informação seria o conjunto de equipamentos e programas os quais realizariam as tarefas de processamento de informações. Essas tarefas poderiam ser:

Sistemas de informações Gerenciais Coleta; Transmissão; Armazenamento; Recuperação; Manipulação; Ou exibição de informação recuperada a partir de dados.

Classificação e Caracterização dos Sistemas de Informação SI Orientados para Áreas de Operação; SI Orientados ao Gerenciamento; SI de apoio Orientados à Decisão; SI Orientados para Executivos; SI Orientados ao Desempenho Sistemas de comunicação.

S.I Orientados para Áreas de Operação(Chão de fábrica); Sistemas de Processamento Transacional – Características: decisões estruturadas e tarefas repetitivas. Processam os dados de transações dos negócios das organizações.

S.I Orientados para Áreas de Operação(Chão de fábrica); Transações simples como telas de coleta de dados e relatórios simples. Os bancos de dados são abastecidos com dados transacionais e geram-se relatórios simples para o pessoal operacional.

S.I Orientados para Áreas de Operação(Chão de fábrica); Sistema de automação de Escritório – Características: Automatização das tarefas administrativas melhorando a comunicação e a produtividade no escritório. Ex: Redes de computadores locais, sistemas administrativo e o uso de aplicativos de escritório. (Office)

S.I Orientados para Áreas de Operação(Chão de fábrica); Sistema de controle de processos – Características: Objetivo de realizar aquisição de dados tanto de processos industriais, de pacientes da área de saúde, como de processos administrativos ou comerciais. Fazer log de dados(ou armazenamento dos dados coletados de processo)

S.I Orientados para Áreas de Operação(Chão de fábrica); Monitorar ou acompanhar a evolução do processo por meio dos dados coletados e realizar o controle dos processos por meio de respostas do sistema para os processos.