MODELANDO SÓLIDOS Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem.

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MODELANDO SÓLIDOS Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem matemática e suas representações; Cálculos; Fórmulas; Simbologia.   Objetivos: Realizar a modelação de sólidos geométricos a partir de materiais manipulativos; Identificar, nomear e calcular a área e o volume da cada sólido geométrico modelado; Comparar semelhanças e diferenças geométricas e métricas entre os sólidos construídos.  

MODELANDO SÓLIDOS 1) Construa alguns modelos de sólidos espaciais. Utilize 500 g de massa de modelar para cada construção. Investigue suas características geométricas e métricas, procurando semelhanças e/ou diferenças entre as medidas de comprimento, área e volume. Sugestão de modelação geométrica:  

OFICINA REALIZADA EM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA MODELANDO SÓLIDOS OFICINA REALIZADA EM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA   CUBO: aresta – 7,2 cm ESFERA: circunferência – 28,5 cm. CILINDRO: diâmetro – 7,0 cm; altura – 9,8 cm; circunferência da base – 22,3 cm.    CONE: diâmetro – 7,4 cm; geratriz – 21,6 cm; altura – 21,4 cm; circunferência da base – 23 cm. PIRÂMIDE QUADRANGULAR: aresta da base – 7,6 cm; altura – 17 cm; apótema da base – 17,1 cm. Obs.: as medidas dos sólidos geométricos foram aproximadas para efeitos de cálculo.

MODELANDO SÓLIDOS Com base nos modelos geométricos construídos, responda:   A) Os sólidos geométricos construídos por você possuem o mesmo volume? Em caso negativo, qual o sólido geométrico que possui o menor e o maior volume? B) Os sólidos geométricos construídos por você possuem a mesma área? Em caso negativo, qual o sólido geométrico que possui a menor e a maior área? C) Supondo que exista diferença entre as áreas totais dos sólidos, a maior diferença calculada será significativa quando comparada a menor área total de um dos sólidos? Explique.

MODELANDO SÓLIDOS MODELANDO SÓLIDOS D) Entre os sólidos construídos, qual possui a maior dimensão? Qual é esta medida em centímetros? E) Entre os sólidos construídos, qual possui a menor dimensão? Qual é esta medida em centímetros? F) Elabore uma tabela que contenha todas as combinações distintas com dois dos sólidos construídos, nomeando as semelhanças e as diferenças existentes entre ambos.   A partir da tabela elaborada, responda: Qual a combinação que possui o maior número de semelhanças? E de diferenças?