Elenco: Karla Kristina Komká - Vivi Encanador: Marco Narrador:Wagner Rock Balboa: Jackson Comerciais: Cris Müller Sonoplasta: Gi Nicaretta Roteiristas:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

Evolução do rádio e digitalização
A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Criação e publicação de podcasts educativos
EDIÇÃO DE ÁUDIO (fundamentos)
Problematizando os relatos pessoais:
Universidade Federal Rural
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
Som: Ondas produzidas por corpos que vibram, que o nosso ouvido é capaz de captar e o nosso cérebro de identificar. (WISNIK, 2005, p.17)
Edna Maria Barbosa Arrebola
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio.
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Estudo de Cunho Etnográfico
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 02
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
A música Uma jornada sonora E.E.E.F.Lions Club Porto Alegre – Farrapos
O Som Trabalho realizado por: Daniela Silvério-Nº7 Filipa Correia-Nº8
Aluno: Ivan César Seara Gomes Pub. e Propaganda - UNIEURO
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Reflexões da docência As funções matemáticas como chave para a Criptografia Noélli Ferreira dos Santos
BROADCAST PODCAST Luís Belo Lopes Odair Lisboa
ACÚSTICA.
Linguagem Sonora Propriedades físicas do Som Profa.Deise Mirian Rossi
Introdução Telefone,um dispositivo de telecomunicação, tão comum,e que já passou por várias transformações, desde sua criação até os dias atuais.Mas como.
Programa Ler e Escrever
Aula 12 – Ondas e Vibrações Prof. José Garcia Vivas Miranda
O que é preciso para cantar bem?
Guilherme Rieger Junqueira –
R Á D I O UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Trabalho Realizado: Paulo Cruz 11ºD Nº2 Ricardo Moreira 11ºD Nº5
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
MÚSICA PCNPs: Benilde Matias Oliveira – Arte Luis Antônio G
AS ONDAS PROFESSOR HUMBERTO.
Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
Rádio na era da informação
Escola Estadual Silva Dourado
FALAR EM PÚBLICO.
TEORIA MUSICAL Iniciante
Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela interessante.
Deteção de sons pelo ser humano
Rádio A Rádio é um meio de comunicação que utiliza ondas electromagnéticas como meio de propagação.
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
A Importância da musicalização
Letícia, Patrícia, Karen, Karoline.
Jingles Profa. Marilene.
História do Rádio.
Acústica – Ondas Sonoras
CARACTERÍSTICAS DO SOM
Aula 1 Comunicação.
MÚSICA.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
ONDAS.
Rádio e Jornal Impresso. Alunos: Lívia Maria, Ana Paula Tebas e Fábio Kennup.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.
Ondulatória.
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Jingle Vem do inglês e quer dizer música pequena
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
  CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA SONORA.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Rádio - uma fonte de imaginação A estrutura do texto radiofônico
Transcrição da apresentação:

EB Produções apresenta: A SUGADORA Uma adaptação do Trabalho dos alunos da UNIMEP 2007

Elenco: Karla Kristina Komká - Vivi Encanador: Marco Narrador:Wagner Rock Balboa: Jackson Comerciais: Cris Müller Sonoplasta: Gi Nicaretta Roteiristas: Viviane e Cris

Qualquer semelhança mínima com nomes ou fatos reais é … Qualquer semelhança mínima com nomes ou fatos reais é … ...Mera coincidência!

Radionovela

Som: Ondas produzidas por corpos que vibram, que o nosso ouvido é capaz de captar e o nosso cérebro de identificar. (WISNIK, 2005, p.17)

Elementos formadores do som: Intensidade Altura Timbre Duração Densidade

Voz É a vibração do ar que sai dos pulmões pelo diafragma passando pelas pregas vocais.

Preparando a voz: Fazer respiração diafragmática (3x) Movimentar a cabeça para a esquerda e para a direita Circular para os lados, para cima e para baixo

Fazer caretas utilizando todos os músculos do rosto Articular A-Ã-E-É-i-O-Ó-U zi-si-fi-chi-vi-gui-qui-z-s-f-c-v

FONOARTICULAÇÃO A lontra prendeu a Tromba do monstro de pedra E a prenda de prata De Pedro, o pedreiro.

Disseram que na minha rua Tem paralelepípedo feito De paralelogramos Disseram que na minha rua Tem paralelepípedo feito De paralelogramos. Seis paralelogramos Tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos Tem uma paralelepípedovia. Uma paralelepípedovia Tem mil paralelogramos. Então uma paralelepípedovia É uma paralelogramolândia?

Quem pode nos enviar um exemplo de “trava-línguas”, AGORA?

Antes do Rádio... Tudo começou na Inglaterra em 1855 com o professor de física James Clerck Maxwell, que previu teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas.

A possibilidade de uma propagação radiofônica acontece a partir dos trabalhos de Henrich Hertz em 1887. Por meio de um transmissor e um receptor metálicos ele conseguiu transmitir ondas eletromagnéticas de um ponto ao outro.

A mais importante característica da ionosfera em termos de rádio comunicação é sua habilidade de refletir ondas de rádio.

Em outras palavras, a estação transmissora envia os dados (a música, a radio-novela, entre outros) na frequência de ondas eletromagnéticas enquanto o que ouvimos são ondas sonoras cuja frequência pode variar de 20Hz a 20000Hz, que é a faixa audível para os humanos.

A partir dos estudos de Hertz, Guglielmo Marconi(1875-1931) e outros pesquisadores desenvolveram o rádio tal qual é hoje.

Curiosidade: Algumas pessoas creditam o descobrimento das ondas de rádio ao cientista e inventor italiano Gugliemo Marconi. Muitos discordam, afirmam que o inventor do Rádio é o brasileiro Roberto Landell de Moura(Padre Landell), nascido no dia 21 de janeiro de 1861 na cidade de Porto Alegre-RS.

Contexto histórico do rádio no Brasil A primeira transmissão por rádio em nosso país ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, durante as comemorações do centenário da Independência.

Radionovela Narrativa sonora dramatizada, produzida ou divulgada em rádio. Originou-se do radioteatro que era a apresentação de pequenas peças com duração de aproximadamente 50 minutos.

Você sabe diferenciar “radioteatro” de “radionovela” ?

A radionovela consiste em: Elaborar uma história fictícia, ou não, transformá-la em peça radiofônica dramática, produzi-la com tecnologia acústica e apresentá-la numa rádio.

O início da Radionovela Desenvolveu-se a partir da década de 1930 nos Estados Unidos. No Brasil a primeira radionovela foi apresentada em 1941 e se chamava “Em busca da Felicidade”. http://www.youtube.com/watch?v=1ZJ-EAcZE5k

Outra radionovela que fez muito sucesso foi “ O Direito de Nascer”

É uma radionovela cubana, escrita na década de 40 É uma radionovela cubana, escrita na década de 40. No Brasil foi apresentada no rádio e também na televisão, com três versões. Produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de julho de 1978 a maio de 1979. http://www.youtube.com/watch?v=xUjfFY4BgwY&feature=related

O que é necessário para produzir uma radionovela ?

Roteiro É a forma de contar uma história, obedecendo uma organização, uma sequência de atos de forma que, quem estiver ouvindo consiga visualizar a cena.

Expressão Vocal É formada pelas falas e sons emitidos Expressão Vocal É formada pelas falas e sons emitidos. Na radionovela, a entonação da voz é um recurso causador de emoções.

Sonoplastia É a comunicação pelo som (música, ruídos, falas Sonoplastia É a comunicação pelo som (música, ruídos, falas...) e deve estar em conexão com a mensagem que se quer passar. Ela permite que o áudio amplie os sentimentos e emoções do ouvinte.

No início da história da radionovela todos os sons eram produzidos numa única sala, hoje chamada estúdio. Exemplos de efeitos sonoros: http://www.youtube.com/watch?v=IanbudUm6rQ&feature=related

Locução Ler ou narrar um texto que vem acompanhado de um produto de comunicação audiovisual ou de rádio.

A Interpretação: A Radionovela pode ser caracterizada como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio: voz (locução) e música (sonoplastia).

Roteirista É responsável por organizar a sequência dos quadros, das música, diálogos e narrações.

Locutor É o profissional responsável pela leitura de textos e apresentação de programas.

Narrador É o profissional responsável por relatar ou contar histórias.

Sonoplasta É o profissional que sonoriza as cenas.

Atividade 1: Os sons do dia a dia: Em grupo, produza, organize e grave uma sequência de sons que demonstrem parte do seu cotidiano.

Atividade 2: O grupo deverá produzir um roteiro para radionovela, com a utilização dos sons já organizados anteriormente e, também, com a criação de novos.

Atividade 3: Apresentação para o grande grupo Atividade 3: Apresentação para o grande grupo. A radionovela poderá ser gravada ou apresentada ao vivo, lembrando que é importante que os participantes não apareçam durante a apresentação.

Jingle Harmonia entre música e letra Jingle Harmonia entre música e letra. São músicas especialmente compostas para divulgar produtos, serviços ou pessoas.

A melodia deve ser simples e as pessoas devem conseguir reproduzi-la com facilidade.

Todas as informações que o cliente precisa saber sobre o produto devem estar no jingle.

Um jingle deve ter começo, meio e fim e ser extremamente dinâmico.

EXEMPLOS: http://www. youtube. com/watch EXEMPLOS: http://www.youtube.com/watch?v=IptSDxS248c – Bala de leite kids http://www.youtube.com/watch?v=XCVzgwu7qFg - Guaraná Antarctica http://www.youtube.com/watch?v=jRMaExOPoa0 – Casas Pernambucanas

Qual o objetivo do ouvinte quando liga o rádio ?

Geralmente é para ouvir música e não comerciais por isso a qualidade estética na informação do jingle deve ter estilo, despertar emoção e motivação no ouvinte.

Quem lembra de um jingle bem conhecido Quem lembra de um jingle bem conhecido ? Por que ele ainda está na sua memória ?

Pílulas do dr. Ross: http://www. youtube. com/watch

Casas Pernambucanas: http://www.youtube.com/watch?v=aXo-6A3BloQ

Duchas Corona: http://www. youtube. com/watch

Cremogema http://www.youtube.com/watch?v=1S9VOUisGCk&feature=related

Danoninho http://www.youtube.com/watch?v=a9o9FnAYNgg&feature=related

ATIVIDADE: Unindo as áreas 1. Organizem-se em grupos 2 ATIVIDADE: Unindo as áreas 1. Organizem-se em grupos 2. Cada grupo escolherá um produto para elaborar a publicidade.

3. Criar e desenvolver: -nome do produto -logotipo -embalagem -slogan -jingle -comercial para TV ou rádio que deverá ser apresentado para o grande grupo.

Alguns temas que podem ser trabalhados a partir desta oficina: Indústria cultural e cultura de massa Arte e novas tecnologias Arte e os meios de comunicação

Indicação de texto para leitura: Capítulo 4 A Cultura de massa e a indústria cultural p. 288 a 302 do livro “Convite à Filosofia” Marilena Chaui Editora Ática, 2003. OBS. Este livro compõe a Biblioteca do Professor.

REFERÊNCIAS CONSANI, Maciel. Como usar o rádio na sala de aula REFERÊNCIAS CONSANI, Maciel. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino Médio. Livro Didático Público de Arte. Curitiba: SEED-PR, 2006. PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica Arte. Curitiba: SEED-PR, 2008. PARANÁ, Correção de fluxo, 1998. WISNIK, José Miguel. O som e os sentidos. Uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Sugestões de textos para pesquisas: “A Radionovela no Brasil: um estudo de Odette Machado Alamy(1913-1999)” Dissertação de mestrado da UFMG http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ECAP-6ZGFWX

História do Rádio no Brasil e no Mundo www. locutor História do Rádio no Brasil e no Mundo www.locutor.info/Biblioteca/Historia_do_Radio_GERAL.doc

Equipe Arte DEB / SEED Viviane Paduim Maria Cristina Müller (41)3340-1720 / 1729 artedeb@gmail.com