PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os primórdios da sociologia no Brasil
Advertisements

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
A Educação no Brasil Colônia
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira.
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
A história da Educação Brasileira no período Pombalino
Independência do Brasil
A família real portuguesa
A indepêndencia do Brasil
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
O Positivismo.
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Rosana Fachada Daniela Marcondes
Prof. Daniela Reis.
HISTÓRICO DA GINASTICA
Trabalho de historia Professora: Joelma Alunos: Felipe , Renan
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Influência do treinamento sistemático do handebol feminino na Rede Pública Estadual de Ensino como forma de aprimorar a aptidão física e promover a socialização.
O ILUMINISMO.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
História da Educação no Brasil
Rosana Fachada Daniela Marcondes
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
DISCIPLINA:METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof. Daniela Reis.
Introdução à Educação Física Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Curso de Educação Física - CEAP.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Reforma Pombalina.
História da Educação no Brasil
Prof. José Roberto Medina
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
O Positivismo.
Revisão P3 História pontos importantes!
História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
A Vinda da Família Real para o Brasil
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL A Educação Física teve uma conotação no séc. XIX – Mov. Ginásticos Europeus (Ling e Jahn e posteriormente da escola francesa, entretanto, todos com com aspecto militar.

MOVIMENTOS EDUCACIONAIS 1549 > Com o compromisso de propagar a fé cristã, cria-se uma espantosa organização missionária, política e educadora (Cia de Jesus – criada em 1534). Vem para cuidar das crianças e da elite Essa escola tem uma afinidade com a organização militar _ conceito de conquista, desbravamento e de luta pela religião.

OS JESUITAS FAZEM O QUE O ESTADO DEVERIA FAZER CRIAM-SE COLÉGIOS AO LONGO DOS ANOS 1556 – Todos os Santos (Bahia) Retórica, Filosofia e Teologia 1567 – São Sebastião (Rio de Janeiro) 1568 – Olinda (Recife) 1631 – Santo Inácio (São Paulo) 1652 – São Miguel (Santos) 1654 – São Tiago (Espírito Santo)

ENSINO NOS COLÉGIOS Educação e ascensão social Profissões liberais Ausência de universidade (estudo em Coimbra) Cultura Humanística

A VINDA DA FAMÍLIA REAL Com a invasão de Portugal pela França, a família Real vem para o Brasil. D. João VI em 1808 cria a s primeiras universidades no Brasil: Medicina na Bahia e Direito em Olinda. Porém, essas faculdades não eram para formar trabalhadores e sim a aristocracia brasileira.

Idéias Liberais A partir do séc. XVII começam a surgir idéias liberais na França e Inglaterra, a industrialização tem seu início juntamente com idéias capitalistas. Esses grupos tem rejeição as práticas feudais, à religião e o predomínio da autoridade. “É preciso reformar o Estado, para reformar as instituição, para reformar a sociedade.”

A SOCIEDADE E A ESCOLA 1532 1920 1930 1985 |_____________|____|___________________| De 1532 até 1920 podemos dizer que havia um tipo de escola, apenas para classe dominante (elite), enquanto que a sociedade geral não tinha direito a escola

PERÍODO DE 1920 A 1930 Muitos filhos de burgueses brasileiros, que foram estudar na Europa, principalmente na França, voltaram com idéias que o mundo estava em fase de mudanças e o Brasil estava parado no tempo. Surgiu então a idéia da Escola Nova (Escolanovismo)

ELES DEFENDIAM Trabalhar por série (Escola seriada) Realizar pesquisas Desmembrar a escola da igreja (Escola Laica ou laicidade). Nomes importantes da reforma educacional ALVARES AZEVEDO, ANÍSIO TEIXEIRA, PASCHOAL LEMME.

ESCOLAS DE FORMAÇÃO AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA TIVERAM UMA FORTE CONOTAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS (Rio de Janeiro) – 1930 APÓS A REV. DE 31 A E. F. TEVE UM NOVO IMPULSO NO BRASIL COM A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA – (MES).

ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL 1941 – Constituido o Conselho Nacional do Desporto (CND) –Fiscalizar as práticas esportivas CONFLITO DE INTERESSES – Método Francês instituido nas escolas, calistenia norte americana na Marinha, as ACMs em alguns Colégios, ginástica suéca, ginástica acrobática, ginástica feminina moderna, além da área da saúde.

MOVIMENTOS PROGRESSISTAS DENOMINADO ESCOLA NOVA Buscava a formação integral do ser humano, condizentes com mudanças sociais (Lourenço Filho) Porém a E.F. tinha suas raizes ainda no Militarismo

AS MUDANÇAS DA E F. 1944 – MARINHO – Propôs o conceito BIO-SÓCIO-PSICO-FILOSÓFICO para a Educação Física. 1946 – Diminuição das aulas de três para duas vezes p/ semana, diminuindo seu tempo de duração. 1946 – MUSA – Apresentou um método baseado no esporte, capaz de abranger diversos aspectos do desenvolvimento.

1952 – SEPE –Sociedade de Estudos dos Problemas da Educação Física – faz críticas ao método Frances, pedindo a inclusão de jogos, por serem mais dinâmicos. 1955 – Aulas de Educação Física foram separadas dos treinos (Portaria n. 104) criou-se o CENTROS DE EDUCAÇÃO FÍSICA destinados ao treinamento mais específico.

INFLUÊNCIA DA FRANÇA NOVAMENTE (mdg) Procurou incorporar o conteúdo esportivo. Seguintes objetivos: * Iniciar o aluno nos diferentes esportes * Orientar para as especializações * Desenvolver o gosto pelo belo * Provocar a necessidade de higiene

AULAS DIVIDIDAS E 4 PARTES 1- AQUECIMENTO – Deslocamento e Marchas 2- Exercícios de flexibilidade e desenv. muscular 3- Exerc. de agilidade e habilidade motora 4- Jogos de iniciação esportiva

INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO 1961 e regulamentada em 1966. Em 1967 a E.F. era conceituada como um conjuntode ginástica, jogos, esportes, danças e recreação e tinha por objetivo promover o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito, formar e disciplinar hábitos sadios, possibilitar a aquisição de habilidades, incentivar o espírito de equipe.

COMPETIÇÕES ESPORTIVAS HOUVE UMA APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE ATRAVÉS DAS COMPETIÇÕES ESCOLARES, O QUE PERMITIA A SUBSTITUIÇÃO DAS SESSÕES/AULAS QUE ACONTECIAM NAS ESCOLAS.

As investigações científicas relacionadas ao esporte ganharam força que a DEF criou o curso de Introdução à Ciência do Treinamento Desportivo, influenciando todos os setores da Educação Física.