ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA
Advertisements

Centro Integrado Pacaembu
Escola Municipal Urbana Frei Eugênio
ESCOLA MUNICIPAL DE I E II GRAUS “MACHADO DE ASSIS”
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
Etapas de uma Sequência Didática
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Escola Municipal Dona Cotinha
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Dia Escolar - 16/05/09
ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JACQUES CORRÊA DA COSTA
Escola Municipal Dona Cotinha
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
Programa Algar Lê – Correio Educação Escola Municipal Cinderela
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Escola Municipal Aída Andrade Chaves
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
III Oficina Profaps Belém. Profaps Recurso pequeno, em torno de R$ ,00. Havia necessidade da complementação do Auxiliar para Técnico em.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
PROJETO PEDAGÓGICO.
Monitoria 2009 Informações Gerais.
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Planejamento - Professor
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
Planejamento PNAIC 2014.
Organização do Planejamento com os professores
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Portal Educacional Clickideia
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
PIBID - FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
MEDIDAS DE TEMPO.
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Escola Municipal José Gomes Vieira 2º semestre de 2010
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
ESCOLA MUNICIPAL OSVALDO CRUZ Profª: Jaqueline e Mirian Plano de Aula Sistema Solar 4ª série.
Termo de Terminalidade
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Formação continuada 3º Encontro
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM PROFª.MARIZE APARECIDA DE SOUSA PIRES MARIA INÊZ GONÇALVES DE SOUZA CORDENADORA PEDAGÓGICA BEATRIZ FAUSTINO LABORATORISTA FERNANDO ROGÉRIO LEAL UBERABA 12/08/2009

Sequência didática Medidas de tempo Encontra-se em desenvolvimento Relógio sensibilização com o texto:tema saúde Problematização: perguntas sobre o texto Levantamento de conhecimentos prévios cada aluno comentou sobre o que seria horas minutos e segundos Produção inicial elaboração por escrito de uma situação pela qual foi preciso medir o tempo. Manipulação do relógio Tipos de relógios Estudo sobre movimento de rotação. Atividades trabalhando horas ,minutos segundos. Ateliê 1: dia e noite Ateliê 2: hora =60min

Analise do professor Devido as diferenças da faixa etária de 8 a15 anos percebi que alguns apresentam dificuldades com relação a medida de tempo A sequência didática esta em desenvolvimento sendo feito várias intervenções como: Manuseio do relógio Movimento de rotação da Terra para entender o ateliê Manuseio do calendário Uso do registro de nascimento Pesquisa no laboratório de informática sobre medidas de tempo

Produção do aluno

Coordenação pedagógica Modulo II planejamento juntamente com o professor das atividades a serem desenvolvidas. Ateliês,seleção e organização de materiais didáticos, relógios e atividades Material de apoio – laboratório de informática Visita em sala de aula Manuseio de relógio Levantamento das dificuldades dos alunos acréscimo de mais aula para dar sequência ao estudo sobre medidas de tempo.

Uso de programas que melhor atende o professor e aos alunos. Atividades:infografias Meses do ano Quantidade de dias de cada mês Dias da semana Data de nascimento linha do tempo Como identificar as horas