Regularidades com a escrita dos números até 100

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Transcrição da apresentação:

Regularidades com a escrita dos números até 100

Os algarismos vão de 0 a 9

De 10 até 99 escreve-se com dois algarismos

O número 100 é escrito com 3 algarismos

De 10 a 99, a mesma sequência dos algarismos vai se repetindo regularmente a cada nova dezena

Pensemos.... Para que o que é lido faça sentido é preciso que se compreenda o que se lê. O mundo está repleto de informações matemáticas. Logo...

Como compreender sem conhecer matemática?

Letramento matemático A capacidade do indivíduo de identificar e compreender o papel que a matemática desempenha no mundo, de fazer avaliações bem fundamentadas e de utilizar a matemática e envolver-se com ela de forma que atendam suas necessidades de vida enquanto cidadão construtivo, engajado e reflexivo (OCDE).

Decorrências: 1 - O conjunto de símbolos matemáticos, associados aos conceitos que estes representam, e dos símbolos matemáticos, que auxiliam a construção de sentenças matemáticas, constituem o que podemos chamar de linguagem matemática.

2 - O conhecimento matemático, assim como os demais tipos de conhecimento concebidos pelo homem, deve oferecer contribuições na busca pela melhoria da qualidade de vida dos grupos sociais. A matemática deve ser uma ferramenta de reação às contradições e complexidades surgentes nesses grupos.

3 – É interessante que se leve em consideração que há certa “beleza” nas construções matemáticas, assim como todo repertório de possibilidades que advêm das mais variadas formas de tratar o conhecimento matemático nos seus diversos campos.

4 - Todo ato e todo pensar é político 4 - Todo ato e todo pensar é político. A abordagem da Matemática, como corpo de conhecimento científico ou, como conhecimento escolar, tem uma grande importância para a sociedade.

5 - O reconhecimento da importância da disciplina escolar matemática não é fator suficiente para que ela se torne melhor compreendida. Deve, porém, ser fator determinante para que o professor busque novas formas de compreender, avaliar e ensinar esse conjunto de regras e convenções.

Algumas possibilidades para que a Matemática auxilie na busca pelo letramento: leitura e interpretação crítica de noticiários de jornais e televisão; interpretação do momento social através de novelas, filmes, telenovelas, e programas de tv em geral;

capacidade de se localizar com crescente precisão (rua, número, bairro, CEP, telefone, distâncias da casa à escola, tempo de percurso, avaliação do tempo gasto em transporte num dia, num mês, num ano, numa vida) e leitura de mapas e sinopses internacionais;

gestão da economia pessoal (custos, moeda, orçamento familiar, do estado); compreensão de questões demográficas (população, distribuição de população, índices de qualidade de vida etc.) e ambientais (padrões de temperatura, de precipitação, áreas florestais, cultivadas, recursos hídricos etc.);

tratamento de dados sobre o corpo (altura, peso etc tratamento de dados sobre o corpo (altura, peso etc.); organização e interpretação de tabelas, iniciando, assim, a percepção do que são estatísticas e probabilidades; acompanhamento de gastos públicos dos governos municipais, estaduais e federais e da própria escola em que estudam.

estudo do desenvolvimento científico e tecnológico e seus impactos sociais (consumismo, marketing, produção em massa, corporativismo, produção de resíduos, decisões acerca de pesquisas, como no caso do projeto genoma etc.).

estudo de situações controversas, como os pedágios nas rodovias, planos de saúde, dentre outras inúmeras situações em que o consumidor é lesado; Etc.

Diante da incapacidade de mudar o rumo e a intensidade dos ventos, ajustemos as velas das nossas embarcações.

OBRIGADO!!! Prof. Everaldo Silveira derelst@hotmail.com